sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Flávio Canto comenta o Mundial

Medalhista olímpico, Flávio Canto é um dos comentaristas do SporTV no Campeonato Mundial da Holanda. Confira a análise dos dois dias de competição feita para o blog do Sensei SporTV.

PRIMEIRO DIA EM ROTTERDAM

O primeiro dia do mundial terminou sem medalhas para o Brasil. Enquanto os experientes Denilson Lourenço e Leandro Cunha pararam antes da repescagem, Sarah Menezes foi nosso grande destaque e por muito pouco não conquista o bronze. Amanhã renovamos as esperanças de pódio com Érika Miranda, Leandro Guilheiro e Rafaela Lopes. Todos os três com chances reais de medalha.

Prenúncio de festa no Nordeste

Sarah Menezes. Gravem esse nome. Nascida, criada e treinada no Piauí tem tudo para se consagrar como uma das maiores judocas da história do judô brasileiro. Com apenas 19 anos, a campeã mundial júnior de 2008 acaba de dar mais um importante passo rumo à sonhada medalha olímpica. A quinta colocação obtida hoje no mundial de Rotterdam e especialmente a trajetória até lá, enfrentando medalhistas olímpicas e mundiais, deixam claro que essa piauiense tem judô para conquistar o mundo.

Embora cabeça-de-chave (quarta colocada no ranking mundial), Sarah não teve luta fácil enfrentando e vencendo logo no primeiro confronto a argentina medalha de bronze nas olimpíadas Paula Pareto. Em seguida, outra vitória dura. Desta vez contra a russa Liudmila Bogdanova, sétima colocada no Campeonato Europeu deste ano. Nas quartas-de-final acabou sendo derrotada pela pontuação mínima pela romena atual campeã olímpica Alina Dumitru em luta extremamente equilibrada. Voltou na repescagem superando a bielorussa Volha Leshchanka em um combate cheio de pontuações e se credenciou para a disputa de bronze contra a sul-coreana Jung-Yeon Chung. Depois de aplicar seu tradicional kata-otoshi e liderar boa parte do combate com wazari foi surpreendida com um wazari a favor da Chung, empatando a luta e permitindo que a medalha fosse decidida no golden score. Sem pontuações, a equilibrada decisão acabou se definindo na bandeira, a favor da sul-coreana. Com isso, Sarah terminaria a competição na quinta colocação, somando pontos preciosos no ranking mundial e mostrando ao Piauí, ao Brasil e ao mundo, que seu lugar nos próximos anos deverá ser em cima do pódio.

Ligeiro e Meio-leve masculino
Na categoria ligeiro masculino o atleta do Pinheiros Denilson Lourenço enfrentou logo de cara o surpreendente ukraniano Georgii Zantaraia, que viria a se consagrar campeão mundial algumas lutas depois. Com o novo sistema de repescagem, em que só voltam à disputa os atletas que perderem na fase de quartas-de-final, Denilson acabou ficando de fora já que havia perdido na primera luta. Na categoria acima, o também pinheirense Leandro Cunha teve destino semelhante e também não voltou na repescagem. Com um início de competição fulminante conquistando um ippon aos 27 segundos com um belíssimo uchimata contra o atleta de Moçambique, acabou superado na luta seguinte pelo japonês bicampeão olímpico Massato Uchichiba depois de estar vencendo por wazari, quando acabou sendo surpreendido com um ippon de yoko-tomoe.

Destaque do dia
O grande destaque de hoje ficou por conta do ucraniano campeão da categoria ligeiro Georgii Zantaraia. Depois de derrotar o brasileiro Denilson Lourenço em sua segunda luta - Denilson passou a primeira de bye - atropelou todos os seus adversários. Seis lutas, seis ippons! Precisa falar mais!?

QUASE
Por muito pouco o Brasil não conquista sua primeira medalha no mundial de judô. O quinto lugar de Rafaela Lopes e as boas atuações de Leandro Guilheiro e Érika Miranda mereciam melhor sorte. Afinal, todos sem exceção tiveram ótimas atuações. Amanhã teremos Elias Nacif (-81kg) e Danielli Yuri (-63kg) e quem sabe nossa primeira medalha, ou primeiras medalhas, na competição.

Érika Miranda
Na categoria meio-leve Érika Miranda, embora sem classificação, teve um bom desempenho. No primeiro duelo passou facilmente pela Indiana por ippon, mas em seguida acabou sendo superada em luta equilibradíssima pela cubana Yamet Bermoi, que terminaria a competição com a medalha de prata.

Acontece
O duas vezes medalhista olímpico Leandro Guilheiro, apesar da boa atuação, também ficou sem medalhas. Depois de duas lutas impecáveis, vencendo ambas por ippon, contra o belga David Papoux e o búlgaro Stefan Shopov foi surpreendido com uma “criativa” catada de pernas do perigoso uzbeque Ibraginov. Como a derrota ocorreu antes das quartas-de-final acabou não voltando na repescagem perdendo a oportunidade de conquistar o que seria sua primeira medalha em mundiais senior. Embora esteja, na minha opinião, em sua melhor forma física, técnica e psicológica, pronto para ser campeão mundial da categoria acabou sendo obrigado a adiar esse sonho para o ano que vem.

O homem é do tamanho do seu sonho
A frase acima do poeta português Fernando Pessoa foi escolhida para ilustrar camisas e adesivos do Instituto Reação, uma ONG fundada há nove anos no Rio de Janeiro que utiliza o judo como principal ferramenta de transformação social. Hoje, acompanhando a atuação de Rafaela Lopes no mundial as palavras do poeta voltaram a minha cabeça. Como um gigante, Rafaela provou mais uma vez que sonhar grande faz toda a diferença. Com apenas 17 anos, a campeã mundial junior por muito pouco não conquista sua primeira medalha em mundiais adulto.

Com dois ippons, contra a costa-riquenha Adriana Pinedo e a americana Marti Malloy, Rafa passou sem grandes dificuldades para as quartas-de-final contra a número dois do ranking mundial, a japonesa Kaori Matsumoto. Em luta parelha acabou sendo derrotada por um yuko em punições num confronto que quase terminou a seu favor. Nos últimos segundos da luta encaixou um estrangulamento que quase definiu o combate. Na repescagem enfrentou e venceu por ippon a atleta de Taipei Chen-Ling Lien se classificando para a disputa de bronze contra Kifayat Gasimova, do Azerbaijão. Começou a luta melhor impondo com facilidade sua melhor pegada fazendo parecer questão de alguns minutos a conquista da medalha. Porém, um harai goshi perfeito da atleta do Azerbaijão definiu o combate contra a brasileira. O quinto lugar, embora excepcional em função da idade e perspectivas adiante ficou pequeno para uma menina com tantas virtudes.

Destaque do dia
A final da categoria leve entre os atletas da Coréia do Sul e Coréia do Norte foi o grande acontecimento do mundial até agora. Na luta prevaleceu o favoritismo do sul-coreano que conquistou o bicampeonato mundial. No entanto, o abraço entre os dois atletas no final do confronto foi o momento que ninguém vai esquecer.