sábado, 6 de junho de 2009

Resultados completos das copas do mundo de Lisboa e Bucareste (DIA 1)

LISBOA

-48 kg
1.MENEZES, Sarah Gabrielle(BRA)
2.WU, Shugen(CHN)
3.FREITAS, Leandra(POR)
3.PRILL, Wasilisa(GER)
5.ENTE, Birgit(NED)
5.LUO, Shanshan(CHN)
7.GARCIA , Vanesa(ESP)
7.MOSCATT, Valentina(ITA)

-52 kg1.
RAMOS, Joana(POR)
2.SILVA, Raquel(BRA)
3.DELSALLE, Delphine(FRA)
3.LARRAYA, Nieva(ESP)
5.FERNANDES, Andressa(BRA)
5.ZIMMERMANN, Susi(GER)
7.PINOTTI, Marta(ITA)
7.RAU, Riccarda(GER)

-57 kg
1.MONTEIRO, Telma(POR)
2.DIEMEER, Michelle(NED)
3.BELLORIN, Concepcion(ESP)
3.WANG, Hui(CHN)
5.HUBER, Cindy(FRA)
5.KOIVUMAKI, Nina(FIN)
7.BIELAK, Malgorzata(POL)
7.RICHARDSON, Shareen(NED)

BUCARESTE

-60 kg
1. PETRIKOV, Pavel (CZE)
2. LASKUTA, Anatoliy (UKR)
3. KIM, Kyong Jin (PRK)
3. SONG, Kang Ho (PRK)
5. AYRES, Ricardo (BRA)
5. TRBOVC, Matjaz (SLO)
7. GERCHEV, Yanislav (BUL)
7. RUPA, Cristian Ionut (ROU)

-66 kg
1. ZAGRODNIK, Pawel (POL)
2. KORVAL, Loic (FRA)
3. FLAMAND, Fabrice (BEL)
3. PAK, Chol Min (PRK)
5. IVANOV, Martin (BUL)
5. MESAOUDI, Aziz (NED)
7. CARDONNEL, Alexandre (FRA)
7. HEVORHYAN, Hevorh (UKR)

-73 kg 1. KIM, Chol Su (PRK)
2. ELMONT, Dex (NED)
3. ANANCHENKO, Konstantin (UKR)
3. SHERETOV, Dmytro (UKR)
5. POETA, Luca (ITA)
5. UNGVARI, Attila (HUN)
7. GASIMOV, Elchin (AZE)
7. MESEGUER, Laurent (FRA)

Sarah Menezes é ouro e Raquel Silva fica com a prata em Portugal


O Brasil conquistou duas medalhas neste sábado na Copa do Mundo de Lisboa (POR). Na categoria ligeiro (-48kg) Sarah Menezes - FOTO - foi a campeã, enquanto no meio-leve (-52kg) Raquel Silva ficou com a prata. Sarah garantiu o ouro ao vencer na final a chinesa Wu Shugen por ippon. Raquel Silva acabou superada na final pela portuguesa Joana Ramos por ippon. Com o resultado Sarah Menezes conquista a primeira medalha de ouro do país após o novo ranquemento mundial criado pela Federação Internacional.

Neste domingo, o Brasil disputa a Copa do Mundo de Lisboa com Danielli Yuri (-63kg), Camila Minakawa (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg). No masculino, o pais compete na Copa do Mundo de Bucareste com Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Alex Aguiar (-100kg), Leonardo Leite (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

A medalha de ouro de Sarah Menezes vale 100 pontos no ranking. Já Raquel Silva fatura seus primeiros 60 pontos na lista.

Para chegar ao ouro, a piauiense campeã mundial júnior Sarah Menezes venceu todas as suas lutas por ippon. Na primeira rodada bateu a italiana Ziama Salvatore, depois passou pela espanhola Vanessa Garcia. Na semifinal, vitória sobre a holandesa Birgit Ente. Raquel Silva, que fez sua estréia em copas do mundo na categoria sênior, em 2008 foi campeã da etapa da Alemanha como júnior, venceu a alemã Susi Zimmermann por ippon e, na semi, derrotou também por ippon Nieva Larraya, da Espanha.

Na Copa do Mundo de Bucareste (ROM), neste sábado, Ricardo Ayres obteve a melhor colocação do país ao ficar em quinto na categoria ligeiro (-60kg). Em Lisboa, Andressa Fernandes (-52kg) também terminou em quinto lugar.

Andressa Fernandes disputa o bronze em Lisboa

A meio-leve Andressa Fernandes faz a disputa do bronze contra Nieva Larraya, da Espanha. A brasileira venceu na repescagem Riccarda Rau, da Alemanha, por yuko.

Ricardo Ayres fica em quinto em Bucareste

Após ser superado na repescagem por yuko pelo coreano Kim Kyong Jin, Ricardo Ayres (-60kg) encerrou sua participação na Copa do Mundo de Bucareste com a quinta colocação.

Sarah e Raquel na final em Portugal

Sarah Menezes e Raquel Silva acabam de garantir vaga na final da Copa do Mundo de Lisboa. Sarah encara na decisão a chinesa Wu Shugen, enquanto Raquel terá pela frente a portuguesa Joana Ramos.

Brasil luta por medalhas em Lisboa e Bucareste

Sarah Menezes (-48kg) e Raquel Silva (-52kg) estão nas semifinais da Copa do Mundo de Lisboa, que acontece neste sábado. As brasileiras enfrentam Birgit Ente, da Holanda, e Nieva Larraya, da Espanha, respectivamente.

No masculino, em Bucareste (ROM), Ricardo Ayres (-60kg) ainda pode subir ao pódio. O judoca disputa a repescagem contra o coreano Kim Kyong Jin.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Confira as chaves das copas do mundo de Bucareste e Lisboa

A União Européia de Judô divulgou há pouco as chaves das Copa do Mundo de Lisboa e Bucareste, que acontecem neste fim de semana com participação de judocas brasileiros.

Confira:

BUCARESTE

LISBOA

Judocas da Belo Dente/Minas disputam o Mineiro e etapas da Copa do Mundo


O Campeonato Mineiro de Judô, que será disputado nas categorias infanto-juvenil, pré-juvenil, juvenil, júnior e sênior, acontece amanhã (06/06), a partir das 9h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, e com entrada franca. A equipe Belo Dente/Minas inscreveu 101 judocas (11 na categoria Infanto-Juvenil, 22 no Pré-Juvenil, 22 no Juvenil, 21 no Júnior, 23 no Sênior e dois veteranos).

No domingo (07/06), também na Arena Vivo, será disputado o Festival de Judô, que reunirá 43 alunos, com objetivo de confraternizar e estimular a prática do judô, além da Seletiva Estadual classificatória para o inédito Campeonato Brasileiro Sub-23. A Belo Dente/Minas terá 24 judocas no processo seletivo. A programação também começará às 9h30.

A Belo Dente/Minas continua se reforçando para a disputa dos campeonatos nacionais e internacionais da temporada 2009. Desta vez a equipe minastenista contará com Marcos Eduardo Leal Seixas (-66kg), integrante da Seleção Brasileira Júnior e que disputará, junto às minastenistas Ádila Pacheco e Nathalia Brígida, o Campeonato Pan-Americano Júnior, nos dias 11 a 15 de junho, em El Salvador.

Marcos Seixas tem 18 anos e já coleciona vários títulos em sua carreira. Natural do Rio (RJ), o atleta já participou da Copa Minas de Judô, que este ano acontece nos dias 18 a 19 de julho, conquistando o terceiro lugar em 2007 e o vice-campeonato em 2005. O atleta vem da Universidade Gama Filho e entre os títulos conquistados está o de campeão brasileiro júnior em 2008, campeão dos Jogos Escolares em 2007 e a medalha de bronze no Pan-Americano Juvenil em 2006.

O agora minastenista vai reforçar a Seleção Brasileira de Judô também na Copa do Mundo de Judô, ao lado de Ádila Pacheco, nos dias 11 e 12 de julho.

Pelo mundo - Enquanto isso, Nacif Elias (-81kg) e Hugo Pessanha (-90kg), os dois da equipe Belo Dente/Minas, disputam a Copa do Mundo de Bucareste, na Romênia, no fim de semana (06 e 07/06).

As também minastenistas Erika Miranda e Ketleyn Quadros já estão em Portugal para a disputa da etapa de Lisboa da Copa do Mundo de Judô, que também acontecerá no fim de semana (06 e 07/06).

Já o campeão mundial Luciano Corrêa (-100kg), também judoca da equipe Belo Dente/Minas e medalha de prata no Grand Slam de Moscou de Judô, continua em treinamento de campo na Eslovênia, onde fica até o dia 15/06. Depois o judoca minastenista seguirá para o Rio, onde fará mais treinamento de campo, até o dia 20/06, desta feita em conjunto com a equipe da Rússia. Luciano Correa voltará para Belo Horizonte no dia 22/06 para dar prosseguimento aos treinos antes da Copa do Mundo de BH, dias 11 e 12/07.

Luciano Corrêa treina na Eslovênia

Após conquistar a medalha de prata no Grand Slam de Moscou, no último domingo, e ser o único brasileiro a chegar a uma final nesta competição, Luciano Corrêa, embarcou hoje para a Eslovênia. O motivo da viagem é a busca por um treino diferenciado, que permita uma maior adaptação ao estilo de luta europeu. Estratégia que, conforme o judoca,auxiliará na disputa de mais uma etapa do Circuito Mundial: o Grand Slam do Rio. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de julho, na capital carioca.

O atual campeão mundial da categoria -100kg ficará na Eslovênia por dez dias, só retornando ao Brasil no dia 15 de junho. O atleta da BeloDente/Minas está animado com os treinos na Europa e acredita que será umaótima experiência.

“Será muito proveitoso. Treinar com atletas de escolasdiferentes me dará maior conhecimento acerca de outros estilos de luta.Preciso estar apto a essas diversidades, já que vou enfrentar judocas detodo o mundo no Grand Slam do Rio”, explicou.

KIAI realiza ação ambiental e disputa torneio regional

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, 5 de junho, a KIAI Associação canoense de Judô realiza uma ação ambiental em parceria com a Prefeitura de Canoas. A partir das 14h30 desta sexta-feira os judocas da associação visitarão a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, no bairro Fátima, para fazer o plantio de mudas de árvores. No próximo domingo, às 10 horas, a mesma atividade ocorre nas praças públicas de Canoas. No total, os judocas irão plantar 40 mudas de diferentes tipos de árvores.

Em meio a estas atividades, os atletas da KIAI participam, neste sábado, da Copa Cidade de São Leopoldo. A competição ocorre a partir das 8h30 da manhã no Ginásio Municipal de São Leopoldo e será classificatória para o Campeonato Brasileiro Juvenil de Judô, que ocorrerá no mês de julho, em Natal, RN.

A KIAI contará com a presença de 35 judocas. Deste total, oito integram o processo seletivo para a disputa nacional. São eles: Alisson Azzi, Camila Barreto, Jeniffer Vaz, Lucas Gué, Luís Louberty, Mychelle Vaz, Victória Araújo e Vilmar Jr. De acordo com o técnico Douglas Potrich, a experiência de seus comandados pode fazer a diferença. "Nossos atletas desta classe estão bem preparados para a disputa, pois quase todos já lutaram pelo menos duas seletivas nacionais neste ano. Creio que isto poderá ser um diferencial a nosso favor", destaca.

Outros atletas também lutam para confirmar o seu favoritismo em suas respectivas classes, como Julia Vaz Rosa (Infanto-Juvenil), Brener Marcon – Campeão Pan-Americano 2008, e Giovani Góes - Campeão Sul-Americano 2008 (ambos Pré-Juvenil). Mais informações no site www.kiai.com.br.

PRESS RELEASE: Brasil disputa copas do mundo na Europa neste fim de semana


O Brasil disputa neste fim de semana (6 e 7/6) as copas do mundo de Bucareste, na Romênia, e Lisboa, em Portugal, com as equipes masculina e feminina, respectivamente. Em Bucareste o país será representado por Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Alex Reiler (-100kg) e Walter Santos (+100kg). Já em Lisboa, a seleção feminina será formada por Sarah Menezes (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Erika Miranda (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Mariana Barros (-63kg), Camila Minakawa (-63kg), Danielli Yuri (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg).

Válidas pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, as copas do mundo distribuem pontos para a lista. A medalha de ouro vale 100 pontos.
“Será a primeira vez que uma equipe do Brasil disputa a Copa do Mundo de Bucareste, por isso, é novidade para todos. Lesionei o dedinho da mão e tive que aumentar a carga de treinos nesta reta final de preparação, mas estou bem fisicamente e tecnicamente para a competição. Com certeza será um torneio forte, pois acontecerá numa região onde residem muitos bons lutadores”, diz Leonardo Leite, vice-campeão mundial por equipes em 2007.

Já Walter Santos, que neste ano representou o Brasil no Desafio Internacional em maio, vê o torneio como uma chance de ganhar ritmo de luta.

“Este tipo de competição é excelente para adquirirmos ritmo. Também mostra o nível de preparação que nos encontramos”, diz Walter Santos, da Oi/Sogipa.

Campeã mundial júnior em 2008, a ligeiro Sarah Menezes está confiante para a disputa em Portugal.

“Sempre busco a melhor colocação. Já treinei em Portugal e competir lá é certeza de um torneio forte. Além disso, os pontos no ranking são um atrativo a mais nas copas do mundo. Cada pontinho é importante, pois quero estar bem colocada deste já no ranking”, afirma Sarah Menezes.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Contagem regressiva para o Grand Slam do Rio: 30 dias


Daqui a exatos 30 dias, o Rio de Janeiro receberá os maiores judocas do mundo numa competição inédita: o Grand Slam. Principal evento do novo calendário da Federação Internacional de Judô, o Grand Slam reunirá na Cidade Maravilhosa aproximadamente 50 países, entre eles potências da modalidade. O Grand Slam acontecerá no ginásio do Maracanazinho, no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de julho.

Há quatro meses a Confederação Brasileira de Judô vem se preparando exaustivamente para a competição. Desde fevereiro que membros do Comitê Organizador (CO) viajam para os principais torneios do mundo, incluindo os grand slams de Paris e Moscou, para observar e passar para o restante do grupo procedimentos que estão sendo adotados. Atualmente o Comitê Organizador é formado por 30 profissionais das mais diversas áreas funcionais. O CO é dirigido pelo presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

Em Moscou, durante evento realizado no último fim de semana, o diretor técnico da Federação Internacional de Judô, Vladimir Barta, se reuniu com membros do Comitê Organizador do Grand Slam do Rio de Janeiro durante o GS de Moscou. Participaram do encontro Maurício Santos, Diretor Executivo do CO, Ualber Dias, Diretor Administrativo, e Manoela Penna, Diretora de Comunicação. Em cerca de meia hora, foram discutidos temas pertinentes a todas as áreas do evento e combinadas ações futuras. "Sei que o Brasil tem uma equipe de bons profissionais e fará um evento de qualidade", elogiou Barta.
FOTO: Membros do CO em visita ao Comitê Olímpico Russo

Matthias Fisher chega à CBJ e está reunido com membros do Comitê Organizador do Grand Slam

Coordenador de Tecnologia da Informação da Federação Internacional de Judô, o alemão Matthias Fisher acaba de chegar na Confederação Brasileira de Judô para o primeiro encontro com membros do Comitê Organizador do Grand Slam do Rio de Janeiro, que acontecerá em julho. Fisher também está no Brasil para um seminário de capacitação em informática aplicada. No momento, o coordenador está reunido com alguns profissionais da área de produção do Grand Slam.

Atletas e clubes do Estado se mobilizam para a Copa São Leopoldo

O Vale dos Sinos irá ser palco da Copa São Leopoldo neste sábado, 6 de junho. Clubes e associações de todas as regiões do Rio Grande do Sul participarão da competição, organizada pela Federação Gaúcha de Judô, com dois objetivos: somar pontos no ranking estadual e tentar uma vaga no Campeonato Brasileiro juvenil.

Até a tarde desta quarta-feira, mais de 400 competidores já haviam confirmado suas inscrições. As lutas têm previsão de início para as 8h30 e devem se estender pelo restante do dia no Ginásio Municipal de São Leopoldo. “Assim como no último torneio, em Caxias, espero um bom público”, confia o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira.

“Como o ranking estadual está especialmente parelho em 2009, é provável que as filiadas compareçam com um número maior de atletas para tentar conseguir mais pontos, fomentando a competição e, o mais importante, o judô gaúcho”, afirma o dirigente. Kiai, Caju e GN União disputam ponto a ponto a segunda colocação, enquanto a Sogipa lidera a relação.

Como um tempero a mais para o certame de sábado, durante a competição serão definidos os representantes do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro juvenil, no final de julho, em Natal. Destaques como a revelação Camila Barreto, da Kiai, e Igor Niderauer, da Sogipa, tentarão vaga na Seleção.

Mais informações sobre horários e regulamento técnico da Copa São Leopoldo podem ser encontradas no site da FGJ (www.judors.com.br).

Fighting Films coloca trailer do DVD Judo Legend no youtube

A Fighting Films, da Inglaterra, colocou mais um teaser promocional do DVD Judo Legend, que será lançado em novembro deste ano. Existe mistério sobre quem seria essa lenda.
Para comprar, acesse www.fightingfilms.com

Para ver o trailer, clique no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=0CSZ6hzD3lc

Marcelo Ferreira recebe graduação para faixa preta


O judoca Marcelo Ferreira, titular da seleção brasileira junior, foi nesta quarta-feira promovido a Faixa Preta . O Professor Icracir Rosa , diretor de Graduação da Federação Catarinense de Judô fez as honras, bem como seu técnico Paulo Sérgio da Silva , da Casebre Complexo Esportivo , clube pelo qual disputa, e entregaram o certificado e a faixa ao atleta.

Judocas disputam vagas para o Brasileiro Pré-Juvenil em São Luiz

A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) promove neste sábado (6), durante a realização da IX Copa Mac Internacional de Judô, a seletiva estadual para o Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil (13 e 14 anos), que acontece entre os dias 19 e 21 de deste mês em São Luiz no Maranhão (MA).

Ao todo serão 17 judocas nos naipes, masculino e feminino que disputarão oito vagas para representar o Estado no campeonato brasileiro final. Sete atletas no naipe feminino e um no masculino, já garantiram suas vagas durante o Campeonato Brasileiro Regional V, realizado em abril em Campo Grande (MS), que era seletiva para o campeonato brasileiro final.

Na equipe Pré-Juvenil feminina, já estão classificadas as atletas: Layana Lacerda Colman - Super Ligeiro (Rocha), Ana Paula C. Prates - Meio leve (Sealp), Fernanda de Oliveira Gomes – Leve (Rocha), Talita Oliveira Domingues - Meio Médio (Sealp), Mariana Oliveira Veiga - Médio (Rocha), Milena Mauricio Barbosa - Meio Pesado (Associação Matos) e Camila Gebara Nogueira – Pesado (Clube Sakura). No naipe masculino, apenas o judoca Wellington A. Oliveira Acunha - Meio Pesado(Sealp) já está classificado.

Seletiva

Na única seletiva feminina, Larissa Rianne G. Farias de Corumbá disputa a vaga da categoria Ligeiro com Jully Soares Ocampos da equipe do Colégio Sealp de Campo Grande.

Já no masculino serão várias lutas. Os judocas, Mateus Vitor Souza (Maracaju), Allan Issami Nakaya (Ponta Porã) e Vinicius Miranda Gonzáles (AFPJ) disputarão a vaga da categoria Super Ligeiro. Na categoria Ligeiro, os confrontos acontecerão entre Eduardo Inácio T. Lima (Moura) e Roberto Vicente A. Junior (Sealp). Na Meio Leve, a disputa será entre Octavio Reis Eudociak (Aliança) e Luis H. R. Gricenvicus (Sealp). Na categoria Leve a seletiva acontece entre os judocas, Américo Carlos S. Junior (Sealp) e Vinicius Felipe Santos (Aliança). Na Meio Médio, Eduardo dos Reis Eudociak (Aliança) enfrenta Gabriel Allan J. Lopes (Rocha). Na categoria Médio, a disputa acontece entre Flávio Kazuo Toome e Willian Batista Balta, ambos da academia Moura. No peso Pesado, os confrontos acontecerão entre os judocas, Walter Vieira P. Junior (Sealp), Caike Kelltony de Araújo Abreu (Sealp) e Caio Hikaru Ishi (AFPJ/Projeto).

Espanha divulga logo da Copa do Mundo de Madrid


Portugueses vão usar voluntários na Copa do Mundo de Lisboa

A Federação Portuguesa de Judô vai utilizar voluntários na organização da Copa do Mundo de Lisboa, que acontece neste fim de semana e terá a participação do Brasil. Desde 2006 que os portugueses usam de voluntários nos eventos. São muitos atletas de diversos clubes, alunos de várias escolas e público em geral, que participaram da competição, com empenho e dedicação, contribuindo para o sucesso das mesmas.

Resultados dos torneios realizados em Florianópolis no último fim de semana

Estes foram os clubes que conquistaram os troféus em disputa do último sábado em Florianópolis:

Campeonato Estadual Sub 17 (Juvenil)
Feminino
1º lugar
APAJ
2º lugar
ADIEE
3º lugar
CME BIGUAÇÚ

Masculino
1º lugar
ADIEE
2º lugar
CASEBRE
3º lugar
ADEBLU

Campeonato Regional Catarinense I - Infantil
Feminino + Masculino
1º lugar
ADIEE
2º lugar
COLON
3º lugar
ADEBLU

Campeonato Regional Catarinense I – Sub 13 (Infanto-Juvenil)
Feminino + Masculino
1º lugar
ADIEE
2º lugar
APAJUDAN / SKD
3º lugar
CME BIGUAÇÚ

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Confira fotos da formatura da seleção feminina na Marinha



Confira AQUI o álbum com as fotos do evento. Fotos gentilmente enviadas pelo Tenente Leonardo Mataruna.

Com três judocas do Rio Grande do Sul, seleção disputa torneios na Europa

Junho é o mês da Seleção Brasileira. E não apenas a de futebol. Os judocas do País também estarão em ação nos próximos dias. A começar por duas etapas da Copa do Mundo já no próximo final de semana, dias 6 e 7. Depois, lutas em Madrid e desafio contra a Rússia. E tanto a equipe feminina quanto a masculina, contam com atletas gaúchos no elenco.

Os homens do Brasil disputarão pela primeira vez a Copa do Mundo de Bucareste, na Romênia. Do Estado, Leandro Gonçalves (-100kg) e Walter Santos (+100kg) tentarão começar bem a história da seleção nacional nesse país do leste europeu, para onde embarcaram quarta, dia 3.

Junto com os dois, foram para a Romênia: Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg) e Alex Reiler (-100kg).

Entre as mulheres, Natália Bordignon (-70kg) está escalada para competir em Lisboa e Madrid, no fim-de-semana seguinte, entre 13 e 14 de junho. Será sua estreia em tatames da Europa. Ela também participará de um treinamento de campo na França. Sarah Menezes (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Erika Miranda (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Mariana Barros (-63kg), Camila Minakawa (-63kg) e Danielli Yuri (-63kg) acompanham a gaúcha no Velho Continente.

FIJ divulga nomes dos árbitros convocados para o Mundial da Holanda

A Federação Internacional de Judô divulgou a lista dos árbitros convocados para o Campeonato Mundial Sênior, em agosto, na Holanda. Edson Minakawa será o único brasileiro no evento. Emanuel Mattar está listado como reserva. Trinta e três árbitros atuarão no evento.

Confira AQUI a lista completa.

PRESS RELEASE: Seleção feminina embarca nesta quinta-feira para a Europa


A equipe feminina do Brasil embarca nesta quinta-feira (4/6) para a Europa, onde disputa nos próximos dois finais de semanas copas do mundo da Federação Internacional de Judô, além de participarem de um treinamento de campo na França. Sarah Menezes (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Erika Miranda (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Mariana Barros (-63kg), Camila Minakawa (-63kg), Danielli Yuri (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg) lutam as copas de Lisboa, em Portugal (6 e 7/6) e Madrid, na Espanha (13 e 14/6).

Válidas pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, as copas do mundo distribuem pontos para a lista. A medalha de ouro equivale à 100 pontos.

"Espero representar bem o Brasil tanto em Portugal quanto na Espanha. Fiz um trabalho voltado para estes dois torneios e o objetivo é lutar por medalha", diz a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Ketleyn Quadros.

O embarque da equipe será dividido por localidades. Do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, partem Andressa Fernandes, Mariana Barros, Camila Minakawa, Danielli Yuri e Natália Bordgnon. Do Rio de Janeiro, no Galeão, saem as irmãs Raquel e Rafaela Silva e Sarah Menezes. De Minas Gerais, em Confins, decolam Erika Miranda e Ketleyn Quadros.

Judocas da Oi/Sogipa disputarão a Copa do Mundo de Portugal e de Bucareste, na Romênia

Três atletas da equipe Oi/Sogipa representarão o Brasil em mais uma competição internacional. Leandro Gonçalves (-100kg) e Walter Santos (+100kg) foram convocados pela comissão técnica da seleção brasileira de judô para a disputa da Copa do Mundo de Bucareste, na Romênia, neste final de semana, 6 e 7 de junho. Natália Bordignon (-70kg) disputará a Copa do Mundo de Portugal, que ocorrerá em Lisboa, nos dias 13 e 14 de junho.

Além dos sogipanos, o Brasil também será representado por Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Alex Reiler (-100kg) e Walter Santos (+100kg). Os atletas da Sogipa embarcarão para a capital romena nesta quarta-feira (03).

Válidas pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, as copas do mundo distribuem pontos para a lista. A medalha de ouro equivale a 100 pontos.

Walter Santos, que faz parte do Projeto Olímpico Londres 2012 da Sogipa, reconhece a importância de disputar uma Copa do Mundo:

"Esse tipo de competição é excelente para adquirirmos ritmo. Também mostra o nível de preparação que nos encontramos".

A equipe Oi/Sogipa é patrocinada por OI, BANRISUL e Sistema Educacional EADCON. Ela tem apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Ketleyn embarca para Lisboa de olho em medalhas

A judoca Ketleyn Quadros embarca nesta quinta-feira, 4, para o Grand Slam de Lisboa. A etapa do Circuito Mundial será realizada no próximo fim de semana e a minas-tenista, primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em esportes individuais, compete no sábado, dia 6.

Ketleyn chega hoje a Belo Horizonte após três semanas de treino na Marinha, no Rio de Janeiro. O curso, que a formou marinheira, permite que a maior atleta da história do judô nacional, e mais dez judocas, dispute os Jogos Mundiais Militares de 2011, na capital carioca.

Vinda de um ritmo acelerado de treino militar, Ketleyn Quadros está confiante na disputa de seu segundo torneio do ano.

“Essa etapa é muito importante para o Mundial. Quero melhorar minha colocação no ranking e, para isso, tenho que estar entre os primeiros desta competição. Vou me esforçar em Portugal para que isto aconteça”, afirmou.

VI Torneio Arlindo Tavares

A 6ª edição do Torneio Arlindo Tavares, que homenageia um grande desportista amapaense, ocorreu com bastante sucesso e participação de 117 atletas de 7 clubes filiados. Com uma inovação onde só foi permitida a participação de atletas iniciantes (até a graduação de faixa amarela) o evento lotou as dependências da academia Judô Clube do Amapá. O torneio foi disputado na classe sênior (+15 anos) masculino e feminino.

Destaque para o atleta Leomário Coelho que iniciou no judô no Projeto Social “Avança Judô” - CBJ/INFRAERO, que venceu na categoria Super-Ligeiro com 17 inscritos.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fotos do Grand Slam de Moscou - Veja a galeria completa!

Acesse aqui para ver a galeria de fotos atualizada com imagens exclusivas da participação de todos os brasileiros no IJF Grand Slam de Moscou, no último final de semana. O crédito das imagens é Rafal Burza/CBJ.

Manoela Penna, de Moscou

PRESS RELEASE: Seleção masculina embarca para a Romênia nesta quarta


A seleção brasileira de judô embarca nesta quarta-feira (3/6) para a Romênia, onde disputa neste fim de semana (6 e 7/6) a Copa do Mundo de Bucareste. O Brasil será representado por Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Alex Reiler (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

Válidas pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, as copas do mundo distribuem pontos para a lista. A medalha de ouro equivale à 100 pontos.

“Será a primeira vez que uma equipe do Brasil disputa a Copa do Mundo de Bucareste, por tanto, é novidade para todos. Lesionei o dedinho da mão durante um treino em São Paulo e tive que aumentar a carga de treinos nesta reta final antes do embarque, mas estou bem fisicamente e tecnicamente para a competição. Com certeza será um torneio forte, pois acontecerá numa região onde residem muitos bons lutadores”, diz Leonardo Leite, vice-campeão mundial por equipes em 2007.

O embarque da equipe será no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Raquel e Rafaela Lopes são promovidas à faixa preta



No último domingo, as atletas Raquel e Rafaela Lopes Silva, do Instituto Reação e da seleção brasileira, foram promovidas à faixa preta. Rafaela foi campeã mundial júnior em 2008. As atletas embarcam na próxima quarta-feira para a Europa, onde disputam as copas do mundo de Madrid e Lisboa.

Também no domingo, dia do Circuito Nova Geração e Master, houve homenagem ao kodansha Edson Leandro (Sansão), contando com a participação de sua família.


FOTO DE KAZUO YOKOYAMA

PRESS RELEASE: Aviso de pauta - Seleção feminina se forma nesta terça-feira na Marinha


As atletas Sarah Menezes, Erika Miranda, Andressa Fernandes, Ketleyn Quadros, Danielli Yuri, Camila Minakawa, Mariana Barros, Natália Bordgnon, Claudirene César e Priscila Marques se formam nesta terça-feira (2/6), às 9h, no CEFAN (Centro Esportivo da Marinha) como marinheiras. O objetivo é a disputa dos Jogos Militares, em 2011, no Rio de Janeiro.

Entre as atletas, nomes de peso do judô nacional: Ketleyn Quadros, medalhista olímpica, Sarah Menezes, campeã mundial júnior, Erika Miranda, prata no Pan 2007, Danielli Yuri, prata no Pan 2007, Claudirene César, campeã pan-americana, Camila Minakawa, bronze no mundial júnior, e Priscila Marques, bronze no Pan 2007.

Para mais informações e confirmação de presença, favor entrar em contato com Leonardo Mataruna, coordenador de imprensa do CEFAN: mataruna@gmail.com / 21 7608-3385.

ENDEREÇO DO CEFAN: AVENIDA BRASIL, 10.590 - OLARIA

VEJA O VÍDEO NO EXTRAONLINE DO DIA A DIA DAS MENINAS NO CEFAN

http://extra.globo.com/esporte/video/2009/12486/

Foto e vídeo: Maura Ponce (Extra)

Estatísticas do Grand Slam de Moscou

Confira algumas estatísticas do Grand Slam de Moscou. Dados do site www.ippon.org

Category:-60 kg-66 kg-73 kg-81 kg-90 kg-100 kg+100 kgTotal
Fights:23253430252319179
Ippon:9
39%
15
60%
18
53%
16
53%
11
44%
13
57%
8
42%
90
50%
Waza-ari:1299181151377
Yuko:14172016191619121
Koka:00000000
Total35414750413440288
1 shido12151616121613100
2 shido3712810811118
3 shido323521357
4 shido001101012
Shido Total27355351383944287
Hansokumake:00100001
Total27355451383944288

Category:-48 kg-52 kg-57 kg-63 kg-70 kg-78 kg+78 kgTotal
Fights:16202219211712127
Ippon:7
44%
6
30%
10
45%
7
37%
10
48%
11
65%
8
67%
59
46%
Waza-ari:78128114353
Yuko:1215181912168100
Koka:00000000
Total26294034333119212
1 shido512913812463
2 shido635747472
3 shido112011121
4 shido000100420
Shido Total20212531192931176
Hansokumake:00000000
Total20212531192931176

domingo, 31 de maio de 2009

Brasil faz mais três pódios no Mundial de Veteranos

O judô brasileiro ganhou mais três medalhas neste final de semana, com Rosângela Oliveira, Glaucio Bernardes e Teresa Silveira subindo ao podio do Campeonato Mundial de Veteranos, na Alemanha. Confira as conquistas do Brasil na competição até o momento.

Gleyson Alves (M2, -60kg), ouro
Joseph Guilherme (M2, -100kg), ouro
Rosângela Oliveira (F3, -63kg), ouro

Denison Santos (M2, -81kg), prata
Edson Rogeiro Oliveira (M1, + 100kg), prata
Rogeria Cozendey (F2, + 78kg), prata
Glaucio Bernardes (M3, -60kg), prata

Geracino Bomfim (M9, -81kg), bronze
Erica Paz (F1, -57kg), bronze
Teresa Silveira (F4, + 78kg), bronze

Fotos do segundo dia no Grand Slam de Moscou. Veja a galeria atualizada.


Clique aqui para ver o álbum atualizado com novas fotos de Rafal Burza/CBJ dos brasileiros em ação no segundo dia do Grand Slam de Moscou.

Manoela Penna, de Moscou

Press Release: Luciano Correa é prata e Tiago Camilo é bronze no Grand Slam de Moscou














O Brasil conquistou duas medalhas no Grand Slam de Moscou, um dos principais eventos do ranking mundial da Federação Internacional de Judô. Luciano Corrêa conquistou a prata entre os meio-pesados, enquanto Tiago Camilo, estreando no peso médio, foi bronze. Neste domingo (31), Eduardo Santos, também no médio, ficou em quinto lugar, repetindo a colocação de Leandro Guilheiro (leve) na véspera. Luciano marcou mais 180 pontos no ranking mundial, Tiago somou seus primeiros 120 pontos enquanto Eduardo e Leandro fizeram 60 pontos cada.

"Desde o fim das Olimpíadas dei um tempo para me recuperar e tive um bom começo de temporada. Mas não quero que essa medalha esconda as minhas deficiências. Estou com a caderneta aberta, anotando tudo o que tenho que melhorar se quiser me classificar para o Mundial da Holanda, em agosto. O trabalho recomeça amanhã", disse Luciano, quinto colocado no Grand Slam de Paris, em fevereiro, e prata na Copa do Mundo de Budapeste, no mesmo mês.

A preocupação de Tiago Camilo é a mesma.

“Me surpreendi por ter competido tão bem na nova categoria logo na primeira competição. Fico feliz com o bronze, embora saiba que poderia ter ido mais longe até. De qualquer forma, talvez uma medalha de ouro escondesse as coisas que ainda preciso trabalhar para estar mais bem adaptado ao médio (-90kg)”, afirmou Camilo, que pesou 88,5kg esta manhã. “A principal diferença que senti é em relação à força. Mas tenho que crescer devagar para não engordar demais nem me lesionar. Meu objetivo é estar com 92kg em 2012”, continuou o campeão mundial e medalhista olímpico dos meio-médios (-81kg) que, desde que conquistou sua primeira medalha mundial em 1998, no juvenil (-66kg), no mesmo ginásio Druzhba em Moscou, ganhou 22kg no corpo.

Luciano e Tiago também concordam quando o assunto é o novo sistema de disputa empregado pela FIJ, sem repescagem.

“Eu sempre lutei cada luta como se fosse uma final. E acho que não é por acaso que venho tendo bons resultados”, afirmou Luciano, que ganhou US$ 3 mil pela medalha.

“Esse sistema é bom, pois é preciso estar concentrado desde o começo e não se perde tanto tempo com a repescagem. E acho também que é mais justo, pois antigamente acontecia de alguém perder a semifinal e acabar em quinto pelo desgaste de fazer as lutas tão próximas, enquanto alguém da repescagem ficava com a medalha”, disse Tiago, que embolsou US$ 1,5 mil pelo bronze.

Guilherme Luna (-81kg) e Daniel Hernandes (+100kg) também competiram neste domingo. Luna perdeu por ippon para Murad Shadov (RUS) enquanto Daniel foi superado por Abdulo Tangriev (UZB) por yuko, ambos na primeira rodada.

O próximo Grand Slam do Cicruito Mundial será no Rio de Janeiro, no Ginásio do Maracanãzinho, nos dias 4 e 5 de julho. A exemplo de Moscou e Paris, os dois Grand Slam já realizados até agora, o GS do Rio de Janeiro distribui US$ 150 mil em prêmios e pontos no ranking mundial.

Os brasileiros seguem em treinamento em Moscou até o fim da semana. A equipe, sob comando do técnico Luiz Shinohara, é formada por Taciana Lima (-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Resultados (para chaves completas acesse WWW.ippon.org).

DOMINGO, 31/5:

81kg:

Guilherme Luna perdeu por ipppon para Murat Shadov (RUS)

-90kg:

Tiago Camilo venceu por yuko Vincent Massimino (FRA) // venceu por ippon Tamas Madarasz (HUN) // venceu por yuko Dilshod Choriev (UZB) // Seminfinal: perdeu para Andrei Kazusionak (BLR) por ippon. BRONZE

Eduardo Santos venceu Victor Semenov (RUS) por waza-ari // perdeu para Takashi Ono (JPN) por yuko. 5º LUGAR

-100kg:

Luciano Corrêa venceu por ippon Sander Maripuu (EST) // venceu por waza-ari Przemyslaw Matyajsek (POL) // venceu por yuko Dimitri Peters (GER) // Semifinal: venceu Jevgenijs Borodavko (LAT) por ippon (shido) // Final: perdeu para Hee-Tee Hwang (KOR) por waza-ari. PRATA.

+100kg:

Daniel Hernandes perdeu por yuko para Adbulo Tangriev (UZB)

Mais informações: imprensa@cbj.com.br

Manoela Penna, de Moscou

Luciano é prata em Moscou

Luciano Corrêa perdeu para Hee-Tae Hwang (KOR) na final dos meio-pesados. O coreano, campeão mundial de 2003 entre os médios, venceu por waza-ari. A poucos segundos do final, pressionando o adversário, Luciano quase empatou, fazendo com que Hwang fosse punido duas vezes em menos de cinco segundos. O brasileiro marcou 180 pontos no ranking mundial.

"Desde as Olimpíadas dei um tempo para me recuperar e tive um bom começo de temporada. Mas não quero que essa medalha esconda as minhas definciências. Estou com a caderneta aberta, anotando tudo o que tenho que melhorar se quiser me classificar para o Mundial da Holanda, em agosto. O trabalho recomeça amanhã", disse Luciano, quinto colocado no Grand Slam de Paris, em fevereiro, e prata na Copa do Mundo de Budapeste, no mesmo mês.

Manoela Penna, de Moscou

Luciano faz final contra coreano Hwang. Camilo é bronze

Luciano Corrêa derrotou Jevgenijs Borodavko (LAT) por ippon (shido 3) na semifinal do Grand Slam de Moscou. O brasileiro luta contra Hee -Tae Hwang pelo título da categoria meio-pesado.

Tiago Camilo, em sua estréia entre os médios, perdeu na semifinal para Andrei Kazusionak (BLR) por ippon e ficou com a medalha de bronze.

Manoela Penna, de Moscou

Fotos dos Brasileiros em Moscou


Veja imagens da participação dos judocas brasileiros no Grand Slam de Moscou. As imagens são de Rafal Burza/CBJ. Clique aqui para acessar o álbum.

Manoela Penna, de Moscou

Comitê Organizador do Grand Slam RJ se reúne com diretor técnico da FIJ

O diretor técnico da Federação Internacional de Judô, Vladimir Barta, se reuniu com membros do Comitê Organizador (CO) do Grand Slam do Rio de Janeiro durante o GS de Moscou. Participaram do encontro Maurício Santos, Diretor Executivo do CO, Ualber Dias, Diretor Administrativo, e Manoela Penna, Diretora de Comunicação. Em cerca de meia hora, foram discutidos temas pertinentes a todas as áreas do evento e combinadas ações futuras.

"Sei que o Brasil tem uma equipe de bons profissionais e fará um evento de qualidade", elogiou Barta.

Manoela Penna, de Moscou

Brasil disputa medalhas com Tiago Camilo e Luciano Corrêa. SporTV transmite ao vivo!

Tiago Camilo e Luciano Corrêa estão na semifinal do Grand Slam de Moscou neste domingo. Com o novo sistema de disputa da Federação Internacional de Judô (sem repescagem), os semifinalistas já garantem a medalha de bronze.

Tiago Camilo enfrenta Andrei Kazusionak (BLR) enquanto Luciano Corrêa terá Jevgenijs Borodavko (LAT) como adverário por uma vaga na final. O SporTV transmite o bloco final de Moscou ao vivo com comentários de Flávio Canto e narração de Lucas Pereira.

Eduardo Santos terminou em quinto lugar, ao perder para Takashi Ono (JPN) antes da semifinal.

Guilherme Luna foi derrotado por ippon pelo russo Murat Shadov na primeira luta. E Daniel Hernandes perdeu para Abdulo Tangriev (UZB) por yuko, também não indo adiante na competição.

Resultados:

-81kg:
Guilherme Luna perdeu por ipppon para Murat Shadov (RUS)

-90kg:
Tiago Camilo venceu por yuko Vincent Massimino (FRA) // venceu por ippon Tamas Madarasz (HUN) // venceu por yuko Dilshod Choriev (UZB) // Semifinal contra Andrei Kazusionak (BLR)

Eduardo Santos venceu por waza-ari Victor Semenov (RUS) // perdeu por yuko para Takashi Ono (JPN)

-100kg:
Luciano Corrêa venceu por ippon Sander Maripuu (EST) // venceu por waza-ari Przemyslaw Matyajsek (POL) // venceu por yuko Dimitri Peters (GER) // Semifinal contra Jevgenijs Borodavko (LAT)

+100kg:
Daniel Hernandes perdeu por yuko para Adbulo Tangriev (UZB)

Manoela Penna, de Moscou