sábado, 11 de julho de 2009

Yuri diz que vitória sobre Minakawa não decide vaga para o Mundial

A judoca Danielli Yuri conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de Judô neste sábado(11). A conquista teve um sabor especial , Danielli venceu na disputa de medalha a compatriota Camila Minakawa, uma das principais adversárias para a vaga no Campeonato Mundial da Holanda.

-Este foi meu segundo confronto direto com a Minakawa e eu venci os dois, mas nada está decidido ainda - disse Danielli.

Na semifinal, a brasileira perdeu para a israelense Yarden Gerbi que mais tarde conquistaria a medalha de ouro.

-Treinava com a israelense todo dia, mas ela apresentou uma forma de lutar diferente do que fizemos nos treinamentos. Ela hoje estava mais receosa, atacava menos, mas de qualquer forma gostei bastante do meu resultado aqui em Belo Horizonte.

Andressa Fernandes é mais uma vez bronze na Copa do Mundo

Andressa Fernandes ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de Judô na categoria meio leve. Este é o segundo ano seguido em que Andressa conquista a medalha de bronze em Belo Horizonte.

- Gostei do meu desempenho, mas queria ter chegado à final. Quando perdi a semifinal, fiz de tudo para ganhar o bronze. Era o que me restava, estava muito focada esta tarde - contou a judoca.

BRASIL CONQUISTA 12 MEDALHAS NO PRIMEIRO DIA DA COPA DO MUNDO

O Brasil conquistou neste sábado (11), na Copa do Mundo de Judô, em Belo Horizonte, 12 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e seis de bronze. Os ouros foram conquistados por Denílson Lourenço (-60kg), Taciana Lima (-48kg) e Erika Miranda (-52kg). A Copa do Mundo de Judô faz parte do novo circuito de eventos da Federação Internacional de Judô e conta pontos para o ranking mundial. O ouro vale 100 pontos, a prata 60 e o bronze 40.

Neste domingo a disputa tem início às 10h. Estarão em ação os atletas das categorias -66kg, -73kg, -81kg, -90kg, -100kg, +100kg, -70kg, -78kg e +78kg.

Atleta do Minas Tênis Clube, Erika Miranda lutou a Copa do Mundo de BH em casa. Após a vitória na final por ippon sobre Mareen Kraeh, da Alemanha, o choro foi inevitável. A medalha de ouro simbolizou a volta ao pódio após passar por dificuldades em 2008.

“Fui a primeira a me classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim e, por causa de uma lesão no joelho, fui cortada quando já estava na China. Foi algo muito difícil para mim. Ganhar em casa com o apoio dos familiares e amigos foi fantástico, não deu para segurar a emoção. Dedico a vitória a quem sempre me apoiou”, diz Erika Miranda.

Depois de vencer as copas do mundo em Lisboa e Madrid, Sarah Menezes chegou como favorita a mais um título internacional em Belo Horizonte. Porém, não contava com uma adversária e companheira de treinos inspirada na decisão. Taciana Lima desbancou Sarah Menezes e ficou com o ouro ao ganhar a final por yuko. Ainda dentro do tatame, também se emocionou.

“O choro é da emoção e para botar tudo para fora e sentir que todo o trabalho que fiz foi válido. Desde janeiro que só tenho um dia de descanso por semana. É um ouro chorado, mas chorado de alegria”, diz Taciana Lima.

Campeão em 2008, Denílson Lourenço repetiu a dose e subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer na final da categoria ligeiro o também brasileiro Felipe Vieira por wazari. Os ligeirinhos do Brasil dominaram a competição e o pódio foi todo verde-amarelo. Garantiram o bronze, Phelipe Pelim e Ricardo Ayres.

“Meu objetivo era vencer e me sentia na obrigação de vencer, já que haviam muitos atletas jovens, mas sei que posso lutar melhor”, diz Denílson Lourenço.

RESULTADOS


-60 kg
1. LOURENCO, Denilson (BRA)
2. VERSOLATO, Felipe (BRA)
3. AYRES, Ricardo (BRA)
3. PELIM, Phelipe (BRA)
5. CASTILLO, Nabor (MEX)
5. CHAPARRO, Jesus (MEX)
7. KUNIHIRO, Aaron (USA)
7. WILL, Frazer (CAN)


-48 kg
1. LIMA, Taciana (BRA)
2. MENEZES, Sarah (BRA)
3. PRILL, Wasilisa (GER)
3. TOLEDO, Catiere (BRA)
5. ALVAREZ, Luz Adiela (COL)
5. PRADO, Veronica (USA)
7. CARRILLO, Edna (MEX)
7. SUAREZ, Luciana (URU)

-52 kg
1. SOUZA MIRANDA, Erika (BRA)
2. KRAEH, Mareen (GER)
3. FERNANDES, Andressa (BRA)
3. SANCHEZ, Yulieth (COL)
5. BRAVO, Nadia (ARG)
5. RODRIGUEZ, Jeanette (USA)
7. CARDENAS, Andrea (MEX)
7. RENAUD-ROY, Eve (CAN)

-57 kg
1. HEIN, Marlen (GER)
2. PENALBER, Giullia (BRA)
3. BEN MELECH, Liraz (ISR)
3. SILVA, Rafaela (BRA)
5. DELGADO, Angelica (USA)
5. LIMA QUADROS, Ketleyn (BRA)
7. CAMPOS, Katherine (BRA)
7. LEON, Ana (MEX)

-63 kg
1. GERBI, Yarden (ISR)
2. AHRENS, Claudia (GER)
3. MALZAHN, Claudia (GER)
3. YURI BARBOSA, Danielli (BRA)
5. MINAKAWA, Camila (BRA)
5. SCHLESINGER, Alice (ISR)
7. NAKAO, Janine (USA)
7. RANSON, Christal (USA)

Veja fotos da fase preliminar deste sábado


Duelo entre Giullia e Rafaela atraiu atenção de Flávio Canto e Victor Penalber

O confronto entre as cariocas Rafaela Silva e Giullia Penalber na categoria leve (até 57 kg) atraiu torcida de famosos lutadores na arquibanca do Minas Tenis Clube.

Flávio Canto comenta sobre a boa fase de Rafaela, que treina na ONG do medalhista olímpico, o instituto Reação.

- A Rafaela vem de um ano muito bom, está lutando muito bem. Ela chegou na equipe adulta mostrando que tem condições de medalhar em competições importantes como na semana passada no Grand Slan, onde ganhou o bronze - falou o judoca.

Na torcida por Giullia Penalber está o seu irmão, o também atleta Victor Penalber.

-A determinação e a vontade são as principais características da Giullia - disse Victor.

Avança Judô presente na Copa do Mundo

O Projeto Avança Judô de MG, da Confederação Brasileira de Judô em parceria com a Infraero, está presente na Copa do Mundo de BH. O projeto que atende a 160 crianças na faixa etária de 7 a 14 anos é apadrinhado pelo judoca Luciano Corrêa, atual líder do ranking mundial na categoria meio pesado(até 100kg).

-Estamos aqui para agradecer todo o apoio dado a nossa instituição, principalmente o Luciano Corrêa, que incentiva às nossas crianças e está sempre presente conosco, contou a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Oliveira.

O grupo levou uma faixa para o ginásio do Minas Tênis agradecendo pelo apoio

Brasil disputa quatro finais neste sábado

No primeiro dia de disputa da Copa do Mundo de Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube, o Brasil garantiu vaga em quatro das cinco finais programadas para este sábado (11). O país também estará presente em seis disputas pela medalha de bronze. A fase final da competição terá início às 16h30min.

Os brasileiros Denílson Lourenço e Felipe Versolato fazem a final do ligeiro masculino (-60kg). No ligeiro feminino (-48kg), a final também será caseira, entre Sarah Menezes e Taciana Lima. No meio-leve feminino (-52kg), Erika Miranda encara a alemã Marren Kraeh; no leve (-57kg), Giullia Penalber terá pela frente outra alemã: Marlen Hein. No meio-médio (-63kg), a israelense Yarden Gerbi e a alemã Cláudia Ahrens disputam a decisão.

Na luta pelo bronze, estão: -60kg - Phelipe Pelim (BRA) x Jesus Chaparro (MEX) e Ricardo Ayres (BRA) x Nabor Castillo (MEX); -48kg – Catierê Toledo (BRA) x Veronia Prado (EUA); -52kg – Andressa Fernandes (BRA) x Nadia Bravo (ARG); -57kg – Ketleyn Quadros (BRA) x Rafaela Silva (BRA); -63kg Danielli Yuri (BRA) x Camila Minakawa (BRA).

Duas finais brazucas na Copa do Mundo de BH

O primeiro dia de disputa da Copa do Mundo de BH terá terá duas finais brasileiras.Na categoria até 48kg, Sarah Menezes e Taciana Lima disputarão a medalha de ouro, já no ligeiro masculino, o confronto será entre Felipe Versolato e Denílson Lourenço.As disputas acontecerão a partir das 16h30min, no ginásio do Minas Tênis Clube.

Definidas semifinais na Copa do Mundo de BH

Os combates da Copa do Mundo de Belo Horizonte tiveram iníco às 11h. E os semifinalistas já estão conhecidos.

-48kg:
Sarah Menezes (BRA) x Wasilisa Prill (GER)
Catierê Toledo (BRA) x Taciana Lima (BRA)

-52kg:
Mareen Kraeh (GER) x Andressa Fernandes (BRA)
Erika Miranda (BRA) x Yulieth Sanchez (COL)

-57kg:
Rafaela Silva (BRA) x Giullia Penalber (BRA)
Marlen Hein (GER) x Liraz Melech (ISR)

-63kg:
Yaren Gerbi (ISR) x Danielli Yuri Barbosa (BRA)
Claudia Ahrens (GER) x Alice Schlesinger (ISR)

-60kg:
Felipe Versolato (BRA) x Ricardo Ayres (BRA)
Denilson Lourenço (BRA) x Phelipe Pelim (BRA)

Começa a Copa do Mundo de BH

Acompanhe online no site www.ippon.org

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Chaves da competição no site ippon.org

Confira em www.ippon.org

Belo Horizonte recebe Copa do Mundo

O mundo do judô se mudou do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Depois do Grand Slam do Rio, será disputada neste final de semana (11 e 12/7), em Belo Horizonte (Minas Gerais), a etapa da Copa do Mundo de Judô, que também é válida pelo ranking da Federação Internacional de Judô. A competição, realizada no Brasil há três anos, terá número recorde de participantes: serão 23 países e 153 atletas. O evento será no Minas Tênis Clube, com início dos combates às 11h (sábado) e 10h (domingo).

Os principais judocas do país, como os medalhistas olímpicos Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Ketleyn Quadros e Flávio Canto, estão confirmados, assim como o campeão mundial Luciano Corrêa. Diferentemente do Grand Slam, as copas do mundo têm repescagem para atletas que chegarem às quartas de final. No Grand Slam da última semana, o Brasil conquistou dez medalhas (uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze). Em BH a seleção terá 54 atletas. Parte da delegação que competiu no Rio embarcou nesta quinta-feira para Lisboa, onde disputa os Jogos da Lusofonia.

Além dos judocas da seleção brasileira, estarão presentes grandes nomes do judô mundial. Caso dos austríacos Ludwig Paischer prata olímpica 2008 e mundial 2005) e Sabrina Filzmozer (bronze mundial 2005), da belga Ilse Heylen (bronze olímpico 2004) e da argentina Paula Pareto (bronze olímpico 2008), entre outros.

Para Daniel Hernandes, ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro, os principais adversários na Copa do Mundo serão os brasileiros:

“Fiz bons treinos para manter o ritmo. Sei que estou mais visado depois do resultado no Grand Slam na semana passada. Sei da importância de ir bem na Copa do Mundo para conseguir disputar meu quinto campeonato mundial”, diz Hernandes, referindo-se ao Mundial de Rotterdam, em agosto. A convocação da seleção brasileira está prevista para o dia 21 de julho.

O austríaco Ludwig Paischer se diz preparado para a Copa do Mundo.

“Espero repetir o resultado obtido no Grand Slam”, disse Paischer que conquistou a medalha de ouro no Rio de Janeiro e conquistou o coração da torcida.

Este é o terceiro ano seguido da etapa da Copa do Mundo em Belo Horizonte, mas é a primeira vez que o torneio valerá pontos para o circuito mundial da Federação Internacional de Judô. O Brasil é o único país que conta com dois grandes eventos do circuito mundial (Grand Slam e Copa do Mundo). Esta será a última oportunidade dos judocas pontuarem no ranking que define os cabeças de chave do Mundial de agosto.

Independente do ranking mundial, a busca por uma vaga para defender o Brasil também está acirrada e um bom resultado em Belo Horizonte será bem vindo. A categoria peso médio no masculino é uma das mais equilibradas. Hugo Pessanha, Tiago Camilo e Eduardo Santos brigam pela posição de titular.

“A disputa está muito sadia. Quem tem a ganhar com isso é o Brasil. Qualquer um dos três que vá para o Mundial, vai representar muito bem o judô brasileiro”, afirmou Hugo, vai atuar pela primeira vez em Belo Horizonte como atleta do Minas Tênis Clube.

Além de Pessanha, o campeonato terá um significado especial para outros atletas três atletas brasileiros que lutarão em casa. Érika Miranda, Ketleyn Quadros e Luciano Corrêa, também do Minas Tênis Clube, terão apoio de familiares e amigos com quem convivem diariamente. A expectativa é que todos os quatro mil lugares do ginásio estejam tomados.

“É muito bom lutar em casa. Tenho certeza que terei o apoio de todos”, contou Luciano Corrêa, atual campeão mundial na categoria meio pesado e líder do último ranking divulgado pela FIJ na quinta-feira (9).

A baixa do torneio vai ficar por conta da ausência de bicampeão mundial João Derly que se lesionou nos treinos da semana.

“Estudei bem os adversários. Posso garantir que estou bem preparado física e tecnicamente”, diz o paulista Leandro Cunha, principal nome do meio-leve brasileiro em Minas.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Resultados da Universíade em Belgrado

O Brasil foi representado por: Breno Alves (-60kg), Charles Chibana (-66kg), Rubens Filho (-90kg), Alex Aguiar (-100kg, 9 lugar), Guilherme Silva (+100kg, 9 lugar), Veronice Chagas (-57kg), Maria Carolina Esteves (-63kg) e Fabíola Silva (-70kg).

Participam 378 atletas (219 homens, 159 mulheres) de 63 países.

-60kg:
1.MOOREN, Jeroen (NED)
2.TUREBEKOV, Bakytzhan (KAZ)
3.FUKUOKA, Masaaki (JPN)
3.SRAPYAN, Artur (ARM)
5.ANDREOLI, Fabio (ITA)
5.ESIMBETOV, Gabit (UZB)
7.CHOI, Gwang-Hyeon (KOR)
7.KOZENKO, Ivica (SRB)

-66kg:
1.EBINUMA, Masashi (JPN)
2.TONOYAN, Hambardzum (ARM)
3.DUBSKY, David (CZE)
3.IVANOV, Martin (BUL)
5.GHAFFAR, Mohsen (IRI)
5.VUKOLIC, Nenad (SRB)
7.BURDUN, Andriy (UKR)
7.ZAGRODNIK, Pawel (POL)

-73kg:
1.WANG, Ki Chun (KOR)
2.UNGVARI, Attila (HUN)
3.BOTTIEAU, Joachim (BEL)
3.NYAM OCHIR, Sainjargal(MGL)
5. MONCO, Pablo (ESP)
5.VOELK, Christopher (GER)
7.GRINI, Elarbi (ALG)
7.ZENG, Qingdong (CHN)

-81kg:
1.GURBANOV, Ramin (AZE)
2.KIM, Min-Gyu (KOR)
3.BLACH, Lukasz (POL)
3.JEZEK, Jaromir (CZE)
5.BASHKAEV, Alibek (RUS)
5.MATUKAS, Radvilas (LTU)
7.JEANNIN, Antoine (FRA)
7.LOUW, Ernest (RSA)

-90kg:
1.GERASIMENKO, Dmitry (RUS)
2.KOLESNIK, Lukasz (POL)
3.BUFFET, Romain (FRA)
3.LEE, Kyu-Won (KOR)
5.MARKOV, Dmytro (UKR)
5.MILOSEVIC, Nikola (SRB)
7.GHOMI, Hossein (IRI)
7.GIORGIS, Diego (ITA)

-100kg:
1.MARET, Cyril (FRA)
2.KOBAYASHI, Daisuke (JPN)
3.BIADULIN, Yauhen (BLR)
3.SAMOYLOVICH, Sergey (RUS)
5.GASIMOV, Elmar (AZE)
5.MEKIC, Amel (BIH)
7.ABDURAHMONOV, Muhamadmurod (TJK)
7.YUAN, Jinling (CHN)

+100kg:
1.VERBIJ, Luuk (NED)
2.KAMIKAWA, Daiki (JPN)
3.BOR, Barna (HUN)
3.VOLKOV, Andrey (RUS)
5.ARZOUMANIDIS, Ioannis (GRE)
5.BONDARENKO, Stanislav (UKR)
7.EITEL, Grzegorz (POL)
7.TULENDIBAEV, Adiljan (UZB)

Absoluto Masculino:
1.KIM, Sung-Min (KOR)
2.EITEL, Grzegorz (POL)
3.STERKHOV, Dmitry (RUS)
3.TAKAHASHI, Kazuhiko (JPN)
5.BONDARENKO, Stanislav (UKR)
5.LE NORMAND, Mael (FRA)
7.BAUZA, Karolis (LTU)
7.TEMMAR, Nadjib (ALG)

-48kg:
1.ASAMI, Haruna (JPN)
2.URANTSETSEG, Munkhbat (MGL)
3.CHUNG, Jung-Yeon (KOR)
3.CSERNOVICZKI, Eva (HUN)
5.KIM, Sol Mi (PRK)
5.VAN SNICK, Charline (BEL)
7.CLIMENCE, Aurore (FRA)
7.GARCIA, Vanesa (ESP)

-52kg:
1.GOMEZ, Laura (ESP)
2.DELSALLE, Delphine (FRA)
3.BERMOY, Yanet (CUB)
3.HE, Cancan (CHN)
5.KAGAYA, Chiho (JPN)
5.MINGAZOVA, Lenariya (KAZ)
7.BELOVA, Ekaterina (RUS)
7.RAMOS, Joana (POR)

-57kg:
1.BIELAK, Malgorzata (POL)
2.LOKO, Sarah (FRA)
3.DIEMEER, Michelle (NED)
3.LIU, Yan (CHN)
5.MELNIKOVA, Ekaterina (RUS)
5.OTOMO, Makiko (JPN)
7.CHITU, Andreea (ROU)
7.ROGIC, Jovana (SRB)

-63kg:
1.WANG, Chin-Fang (TPE)
2.TANAKA, Miki (JPN)
3.CACHOLA, Ana (POR)
3.GROMOVA, Irina (RUS)
5.MUNKHZAYA, Tsedesuren (MGL)
5.STAM, Esther (NED)
7.ABEL, Yaritza (CUB)
7.SAYKO, Olena (UKR)

-70kg:
1.KUNIHARA, Yoriko (JPN)
2.LKHAMDEGD, Purev Jarq (MGL)
3.GIBBONS, Gemma (GBR)
3.HWANG, Ye-Sul (KOR)
5.BOLDER, Linda (NED)
5.SMAL, Nataliya (UKR)
7.AMANGELDIYEVA, Albina (KAZ)
7.THOYER, Maya (FRA)

-78kg:
1.MENTOUOPOU, Geraldine (FRA)
2.JEONG, Gyeong Mi (KOR)
3.ANTOMARCHI, Kaliema (CUB)
3.FURMANEK, Katarzyna (POL)
5.BASLER, Julia (GER)
5.MATROSOVA, Anastasiya (UKR)
7.MILISIC, Tamara (SRB)
7.MKHITARYAN, Flora (RUS)

+78kg:
1.QIN, Qian (CHN)
2.LEE, Jung Eun (KOR)
3.IAROMKA, Svitlana (UKR)
3.ISSANOVA, Gulzhan (KAZ)
5.FANG, Szu-Ting (TPE)
5.KAYA, Belkis Zehra (TUR)
7.MUNKHTUYA, Battulga (MGL)
7.TACHIMOTO, Megumi (JPN)

Absoluto Feminino:
1.ZHANG, Jie (CHN)
2.YAMABE, Kanae (JPN)
3.KAYA, Belkis Zehra (TUR)
3.KIM, Na Young (KOR)
5.KINDZERSKA, Iryna (UKR)
5.SOI, Kyong (PRK)
7.KOZIOL, Magdalena (POL)
7.SHEREMETOVA, Ekaterina(RUS)

Informações em www.ippon.org.

Ranking Mundial: 34 países no Top 10. Brasil é quarto em número de atletas entre os mais bem colocados

A Lista do Ranking Mundial da Federação Internacional de Judô atualizada depois do Grand Slam do Rio de Janeiro esta semana mostra atletas representando 34 países nos 10 primeiros lugares de cada uma das 14 categorias. O Japão mostra sua força tendo nada menos que 23 judocas entre os melhores do mundo (15 mulheres, 8 homens), apensar de ser apenas número um na categoria -63kg. Na Europa, França (15), Alemanha (12) e Rússia (12) estão na liderança, enquanto nos países Pan-americanos é o Brasil (8) que aparece no topo. Tunísia, com quatro, é o país africano com o maior número de atletas entre os melhores 10 do mundo.

Entre as divisões masculinas, seis países podem dizer que tem judocas número um em uma de suas categorias: Rússia (-81kg, +100kg), Áustria (-60kg), Mongólia (-66kg), Bélgica (-73kg), Bielorússia (-90kg) e Brasil (-100kg). Vinte e cinco países aparecem no top dez da lista: ARM, AUT, AZE, BEL, BLR (3), BRA (6), CUB (2), EGY (2), ESP, EST, FRA (7), GEO (2), GER (4), HUN (3), ISR, JPN (8), KOR (7), MGL, NED (4), ROU, RUS (8), TUN, UKR, USA, UZB (2).

As categorias femininas são mais ou menos dominadas pela França (-48kg, -70kg e -78kg) e pela Rússia (-52kg, +78kg). Japão lidera -63kg e Portugal lidera -57kg. Vinte e três países estão no top dez das sete divisões de peso: ARG, AUT, BEL, BRA (2), CHN (3), COL, CRO, CUB (2), ESP (3), FRA (8), GER (8), HUN (2), JPN (15), KAZ, KOR, NED (4), POL, POR (2), PRK, RUS (4), SLO (4), TUN (3), UKR.

Com informações do site da FIJ.

Sogipa promove Desafio Internacional de Judô: Oi/Sogipa versus Estados Unidos

A Sogipa promove, com patrocínio da Oi e apoio da Philden, um evento inédito na cidade de Porto Alegre: o Desafio Internacional de Judô reunindo o time da Oi/Sogipa e a seleção dos Estados Unidos. A competição, que terá transmissão ao vivo da TV Com, ocorre no dia 16 de julho, a partir das 19h30min, no ginásio principal do clube.

A força dos judocas sogipanos já é conhecida: o time reúne Eduardo Santos, Walter Santos, entre outros. Do outro lado, também há atletas de alto nível. Destaque para os prováveis adversários de Guilherme Luna e Walter Santos, Travis Stevens e Daniel McCormick, respectivamente. Ambos estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, com a seleção americana. Stevens foi bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro, no final de semana.

O ingresso para o evento é um quilo de alimento não-perecível.

A equipe Oi/Sogipa é patrocinada por OI, BANRISUL e Sistema Educacional EADCON. Ela tem apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Com informações da assessoria de imprensa da Sogipa.

Luciano Corrêa lidera ranking mundial

O meio-pesado Luciano Corrêa coroou sua regularidade no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô com a liderança no ranking da entidade, divulgado nesta quinta-feira (9). Depois das três pratas na temporada (Copa do Mundo de Budapeste e Grand Slam de Moscou e Rio de Janeiro), Luciano confirmou a condição de um dos melhores de sua categoria no momento ao somar 552 pontos no ranking, 12 a mais do que o holandês Elco Van der Geest, em segundo.

"Consegui manter uma boa constância nos eventos este ano. E é exatamente disso que vou precisar a partir do ano que vem, quando o ranking já começará a valer classificação para as Olimpíadas de Londres", disse o atual campeão mundial dos meio-pesados, que além dos três pódios, foi quinto no Grand Slam de Paris. "Tenho que estar preparado para suportar a carga de treinamentos e competições que serão importantes para manter uma boa colocação no ranking mundial", completou o atleta do Minas Tênis Clube.

Outros brasileiros também aparecem entre os dez primeiros do ranking mundial: Leandro Guilheiro (-73kg) e Sarah Menezes (-48kg) estão em quarto; Eduardo Santos (-90kg) é o sétimo com 288 pontos, seguido de perto por Tiago Camilo (240 pontos, em décimo) e Hugo Pessanha (228 pontos, em 12); João Derly (-66kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Rafaela Silva (-57kg) aparecem em oitavo. Nacif Elias, prata no meio-médio no Grand Slam do Rio de Janeiro, já aparece em 16 na lista desta semana.

Para ver o ranking mundial atualizado acesse o site da FIJ aqui.

Record e SporTV transmitem Copa do Mundo em BH

Os amantes do judô já têm compromisso marcado em frente da televisão no próximo final de semana. Duas emissoras transmitirão ao vivo os principais combates da Copa do Mundo de Belo Horizonte, que será disputada nos dias 11 e 12 de julho no ginásio do Minas Tênis Clube. Participam 153 atletas de 22 países.

A Record estará ao vivo no Esporte Fantástico domingo (12) às 12h15, com as semifinais dos pesos -73kg e -90kg, e às 13h, com as finais dessas mesmas categorias.

Já o SporTV mostrará as decisões de sábado (11), a partir de 16h30. Às 18h20, a programação será no SporTV2. Domingo (12) os combates estarão no SporTV 2 entre 16h30 e 19h30.

Programação sujeita à alteração por parte das emissoras.

JOÃO DERLY FORA DA COPA DO MUNDO DE BELO HORIZONTE

O bicampeão mundial dos meio-leves, João Derly, está fora da Copa do Mundo de Belo Horizonte, no próximo final de semana (11-12, na Arena do Minas Tênis Clube). O gaúcho sofreu uma lesão nos músculos abdominal e adutor direitos durante treinamento na manhã da última terça-feira (8). Derly foi submetido a uma ressonância magnética e passou por avaliação do médico Eduardo Nogueira Gonçalves, que acompanha a delegação brasileira na capital mineira. No mesmo dia iniciou o tratamento de fisioterapia, que será continuado em São Paulo, a partir desta sexta (10).

“Vamos avaliar novamente o João para saber o tempo real de cicatrização desta lesão, já que ele é um atleta que usa de muita força. Em dez dias faremos outra ressonância para apurar a melhora no processo”, explica o médico chefe da seleção brasileira de judô, Breno Schor.

Derly embarca nesta sexta para São Paulo, onde será submetido a seis horas diárias de fisioterapia no Instituto Vita pelos próximos dez dias. A próxima competição do calendário da seleção é o Campeonato Mundial Sênior, em Rotterdam/HOL, de 26 a 30 de agosto.

“Foi um lance bobo no fim do treino, quanto tentei um golpe e o adversário caiu em cima de mim. Estou bem chateado, pois a lesão aconteceu justo em um momento que já apresentava uma evolução técnica em relação a como comecei a temporada e estava confiante para a Copa do Mundo. Tudo isso (Grand Slam e Copa do Mundo) fazia parte do processo para eu chegar bem ao Mundial da Holanda”, diz Derly. “Infelizmente a lesão vai atrapalhar minha preparação. Quando eu já estava dando alguns passos para frente acabo sendo obrigado a recuar outros tantos no treinamento. Meu objetivo é ficar bom o quanto antes”, completa o primeiro bicampeão mundial do judô brasileiro (2005-07).

O Brasil será representado no meio-leve por Leandro Cunha, Alex Pombo e Marcos Seixas.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Saiba tudo da Copa do Mundo de BH no site do Judo World Tour

Acesse www.judoworldtour.com.br e fique por dentro de tudo o que está acontecendo em Belo Horizonte.

Federação Gaúcha de Judô também lança seu Twitter

A Federação Gaúcha de Judô está com novidade. Nesta semana, entrou no ar o twitter da instituição (@judors). O microblog, que tem milhões de participantes, servirá como mais um canal de comunicação com a comunidade esportiva do Rio Grande do Sul e do Brasil.

“É uma maneira mais ágil de divulgarmos nossas notícias e demais dados úteis para professores e atletas”, avalia o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira. Ele também acredita que “a internet aproxima do público”, por isso, em breve haverá novas ações da FGJ no meio.

Além das notícias da assessoria de imprensa, serão postados links para documentos, regulamentos e rankings. O twitter também passará informações sobre campeonatos e outros eventos da FGJ, diretamente de onde o fato ocorre. Para o presidente Carlos Eurico: “A cobertura dos nossos eventos irá mudar e será ainda melhor”.

Para seguir as atualizações da FGJ no twitter, basta clicar em “follow” na página http://twitter.com/judors

Veja também as notícias da CBJ seguindo o Twitter http://twitter.com/noticiascbj

Com informações da Assessoria de Imprensa da FGJ

terça-feira, 7 de julho de 2009

Em primeira mão! Confira o flyer da Copa do Mundo de BH


Press Release: BH recebe neste fim de semana a Copa do Mundo

O circo do judô mundial segue no Brasil e já está em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Atletas de 23 países estão na capital mineira para a disputa da Copa do Mundo, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional, que acontece neste fim de semana (11 e 12/7). A Copa do Mundo de Belo Horizonte vale pontos para o ranking mundial e os principais judocas brasileiros medalhistas olímpicos e mundiais estão confirmados na competição. O evento acontecerá na arena do Minas Tênis Clube.

Nesta terça-feira (7), os brasileiros participaram do primeiro treinamento de campo oficial da Federação Internacional de Judô no Brasil. Também estavam presentes judocas da Áustria, Alemanha, Holanda, EUA, Argentina, México e Colômbia.

Medalha de ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro, o pesado Daniel Hernandes destaca a importância do Brasil no atual cenário do judô mundial.

“Eu entrei na seleção em 1996 e me lembro bem que era preciso pagar para treinar ou competir fora do Brasil. Hoje, os melhores judocas do mundo vêm até o Brasil para treinar como a gente. Eu acompanhei a transição para esta nova fase do judô brasileiro. Ainda há o que fazer, mas com certeza estamos no caminho certo”, diz Daniel Hernandes.

O judoca também ressaltou que a organização de duas competições internacionais de alto nível pode resultar em futuros campeões.

“Quem está na arquibancada vendo uma competição deste nível aprende mais sobre o judô e isso ajuda muito, pois precisamos de uma renovação constante, para que a modalidade não corra o risco de sofrer uma entressafra.

Além dos judocas da seleção brasileira estão presentes grandes nomes do judô mundial. Caso do mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar (bronze Atenas 2004), dos austríacos Ludwig Paischer prata olímpica 2008 e mundial 2005) e Sabrina Filzmozer (bronze mundial 2005), da belga Ilse Heylen (bronze olímpico 2004) e a argentina Paula Pareto (bronze olímpico 2008).

O treinamento de campo será aberto à imprensa na quarta-feira (8/7) em dois horários: das 10h30-11h30 e das 16h30-18h30, ambos sendo realizados na Arena do Minas Tênis Clube (entrada pela Rua Antônio de Albuquerque).

Belo Dente e Minas renovam contrato

O Minas Tênis Clube e a Belo Dente (plano odontológico) oficializaram a renovação do contrato de patrocínio para a equipe principal de judô do Clube pela terceira temporada. A oficialização do acordo aconteceu na noite dessa segunda-feira (06/07).

'É uma grande satisfação ter a Belo Dente como parceira. O judô é um dos esportes mais tradicionais do Minas, que tem demonstrado muita competência e nos dado muitas alegrias. Nesse final de semana, no Grand Slam do Rio de Janeiro, a Belo Dente/Minas cedeu 10% dos atletas da Seleção Brasileira, que conquistaram quatro medalhas, ou seja, 40% do total conquistado pela Seleção', comemorou o presidente do Minas, Sergio Bruno Zech Coelho.

domingo, 5 de julho de 2009

ROGÉRIO SAMPAIO, JOÃO DERLY E KETLEYN QUADROS COLOCAM AS MÃOS NA CALÇADA DA FAMA DO MARACANÃZINHO

O judô brasileiro foi imortalizado na calçada da fama do Maracanãzinho. Inagurada depois do Pan 2007 com as mãos da seleção brasileira de vôlei masculino, a calçada recebeu neste domingo (5) as mãos do campeão olímpico Rogério Sampaio, do bicampeão mundial João Derly e da primeira mulher medalhista olímpica em esporte individual do Brasil, Ketleyn Quadros, que é também a primeira mulher a deixar a ser homenageada no Maracanãzinho.

"A calçada da fama é um dos pontos que fazem parte da visitação do complexo do Maracanã. Queremos que os feitos do judô brasileiro tenham a dimensão e a importância merecida pelo que representam para o esporte brasileiro", disse a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins.

Emocionado, o presidente da Confederação Brasileira de Judô, fez questão de ressaltar os atletas.
"Esta é uma festa deles. O judô brasileiro está orgulhoso deste momento", afirmou Paulo Wanderley Teixeira.

O campeão olímpico de Barcelona 1992, Rogério Sampaio, lembrou de quando esteve no ginásio.

"Tive o privilégio de competir no Maracanãzinho em 1992 em um torneio internacional. Gostaria de agradecer à Secretaria por esta iniciativa", disse Rogério.

João Derly, que teve a companhia da mulher, Gabriela, e da mãe, dona Vera,na cerimônia, não escondia a felicidade.

"A palavra é reconhecimento e um carinho às pessoas que me ajudaram na carreira. É muito bacana colocar a mão ao lado de tantas outras mãos e pés importantes aqui. Fico feliz por estar eternizado", comentou o gaúcho.

Já Ketleyn lembrou a caminhada até aqui:

"Para mim é inacreditável. É um reconhecimento por toda a batalha e pelo crescimento do judô feminino. Não é uma medalha, mas não deixa de ser uma grande conquista. É uma homenagem também a todos que me ajudaram a chegar até aqui", disse a peso leve.

LOJA JUDO STORE ATRAIA PÚBLICO E ATLETAS ESTRANGEIROS

Duas lojas de produtos oficiais da Mizuno estão atraindo a atenção do público e dos atletas estrangeiros. O estoque de camisas alusivas ao evento já está praticamente esgotado (cerca de mil foram confeccionadas). Também caíram nas graças de todos os uniformes da seleção brasileira. Russos e alemães fizeram fila para comprar casacos, bermudas e camisas. Para comprar online acesse www.judostore.com.br

SITE JUDOWORLDTOUR COM MAIS DE 20 MIL ACESSOS

O site oficial do Grand Slam do Rio de Janeiro já contabiliza mais de vinte mil acessos em cerca de 10 dias existência. Apenas no sábado do primeiro dia de competição foram contabilizados quase três mil visitas únicas,de diversos países como Itália, Portugal, França, México, entre outros.

Confira as notícias exclusivas em português e inglês acessando www.judoworldtour.com.br

Resultados primeiro dia - Grand Slam do Rio de Janeiro

RESULTADOS
Feminino

(-48kg)
1- Frederique Jossinet (FRA)
2- Emi Yamagishi (JAP)
3- Sarah Menezes (BRA)
3- Paula Pareto (ARG)
5 - Daniela Polzin (BRA)

(-52kg)
1- Yuka Nishida (JAP)
2- Audrey La Rizza (FRA)
3- Ilse Heylen (BEL)
3- Erika Miranda (BRA)

(-57kg)
1- Telma Monteiro (POR)
2- Nae Udaka (JAP)
3- Sabrina Filzmoser (AUT)
3- Rafaela Silva (BRA)
5 - Mariana Barros (BRA)

(-63kg)
1- Claudia Malzahn (ALE)
2- Anicka Van Endem (HOL)
3 - Claudia Ahrens (ALE)
3- Gervise Emane (FRA)

Masculino

(-60kg)
1- Ludwig Paischer (AUT)
2- Hiroaki Hiraoka (JAP)
3- Kisei Akimoto (JAP)
3-Arsen Galstyan (RUS)
5 - Felipe Kitadai (BRA)

(-66kg)
1- Alim Gadanov (RUS)
2- Khashbaatar Tsagaanbaatar (MGL)
3 - David Larose (FRA)
3- Musa Mogushkov (RUS)
5- João Derly (BRA)

(-73kg)
1- Dirk Van Tichelt (BEL)
2- Leandro Guilheiro (BRA)
3- Mansur Isaev (RUS)
3- Yoel Razvozov (ISR)
5- Marcelo Contini (BRA)

BRASIL CONQUISTA UMA PRATA E TRÊS BRONZES NO GRAND SLAM

O Brasil conquistou uma medalha de prata e três de bronze no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Judô do Rio, neste sábado (4), no Maracanãzinho.

Dono de duas medalhas de bronze olímpicas, Leandro Guilheiro viu o título do peso leve (-73kg) escapar ao ser imobilizado pelo belga Dirk Van Tichelt, quinto colocado na Olimpíada de Pequim-2008. Na caminhada até a final, Guilheiro eliminou o israelense Iosef Palelashvili, o americano Andrew Porras, o francês Gilles Bonhomme e o russo Mansur Iasev, por wazari no golden score. Sob a voz de comando da técnica Rosicléia Campos, Sarah Menezes, Erika Miranda e Rafaela Silva também mostraram a força da renovada equipe feminina ao chegaram às semifinais.

- A medalha não foi da cor que eu queria, mas foi importante para eu conseguir a da cor que eu quero da próxima vez. Tenho facilidade de lutar em pé, mas o belga foi melhor no chão e teve mérito de vencer. A derrota dói, é complicado, mas tenho que comemorar esta vitória ainda mais depois das cirurgias que tive que fazer (joelho, ombro e lombar) - disse.

Campeã mundial júnior em 2008, Sarah Menezes não conseguiu passar pela japonesa Emi Yamagishi, que venceu o combate por wazari, mas melhorou a quinta colocação obtida no Grand Slam de Paris. A jovem Rafaela Silva, de apenas 17 anos, também teve a sua trajetória freada. A pupila do medalhista olímpico Flávio Canto, descoberta no Instituto Reação, na Rocinha, também tropeçou numa japonesa: Nae Udaka derrotou por ippon a campeã mundial júnior.

- Essa medalha vai ser especial porque sou nova na categoria. Entre este ano, não conhecia as adversárias, mas nem por isso abaixei a cabeça. Lutei e trouxe a medalha para o Brasil. É muito bom poder comemorar um momento como esse porque consigo pontos para o ranking mundial e minha família está aqui. O Flávio Canto me ajudou muito. Ele falava que a gente podia estar aqui competindo e eu não acreditava. Hoje consegui a medalha de bronze - Rafaela

Erika Miranda foi outra que não conseguiu avançar à final, mas a medalha de bronze teve saber de ouro. Eliminada pela francesa Audrey La Rizza por ippon (dois wazari) na categoria meio-leve (-52kg), a judoca da Seleção retorna às competições depois de se recuperar de uma cirurgia no joelho. Erika foi cortada da delegação olímpica que disputou os Jogos de Pequim-2008 devido a uma lesão no joelho direito.

- Esse bronze é quase um ouro para mim porque estou vindo de cirurgia e de um jejum de vitórias. Não fui bem nas competições na Europa. É complicado recuperar confiança. Acho que faltou um pouco de ritmo competição e concentração. Mas a torcida me deu grande força. É muito bom ver que as mulheres desde o ano passado estão mostrando a cara do judô feminino e construindo sua identidade - disse.

Favoritos a um lugar no pódio, o bicampeão mundial João Derly e a medalhista olímpica Ketleyn Quadros não conseguiram passar da fase de classificação. Apesar da estreia com uma vitória por ippon sobre o austríaco Andreas Mitterfellner, Derly foi surpreendido pelo russo Alim Gadanov, terceiro colocado no Europeu deste ano, que não se deixou influenciar nem pela torcida nem pelo currículo do oponente. Triunfo por ippon.

- Não consegui melhorar a pegada ao longo da luta. Eu perdi nisso. Ele foi mais esperto do que eu. Além de ele ter tido uma estratégia de luta melhor do que a minha, o quimono dele era muito curto e isso dificultou a pegada. Agora é voltar para o hotel - lamentou João Derly.

Ketleyn também não escondia o descontentamento. Há quase um ano, ela comemorava um feito inédito em Pequim: conquistou o bronze e entrou para a história dos Jogos Olímpicos como a primeira brasileira a ganhar uma medalha individual. Neste sábado, apesar da torcida da mãe, que distribuiu apitos pela arquibancada, a judoca não conseguiu passar pela austríaca Sabrina Filzmoser, sendo eliminada logo no primeiro combate do peso leve (-57kg) por wazari.

- Aqui as lutas vão ser definidas no detalhe. Antes eu era novidade, agora as adversárias já estão me estudando. Mas eu tenho que persistir e treinar mais. Ainda não consegui um bom resultado depois da Olimpíada de Pequim, mas não fico ansiosa por isso. Estou tranquila porque fiz o meu máximo. Agora é ver onde errei e trabalhar mais - disse a judoca.

Neste domingo, será a vez do campeão mundial e medalhista olímpico Tiago Camilo entrar em ação. Flávio Canto, dono de um bronze conquistado nos Jogos de Atenas-2004 e João Gabriel Schillitler, bronze no Mundial do Rio em 2007, também buscarão um lugar no pódio.

O Grand Slam do Rio de Janeiro tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O judô brasileiro tem o patrocínio da Infraero, com a Mizuno como fornecedora oficial e a Scania como parceira.