terça-feira, 7 de julho de 2009

Press Release: BH recebe neste fim de semana a Copa do Mundo

O circo do judô mundial segue no Brasil e já está em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Atletas de 23 países estão na capital mineira para a disputa da Copa do Mundo, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional, que acontece neste fim de semana (11 e 12/7). A Copa do Mundo de Belo Horizonte vale pontos para o ranking mundial e os principais judocas brasileiros medalhistas olímpicos e mundiais estão confirmados na competição. O evento acontecerá na arena do Minas Tênis Clube.

Nesta terça-feira (7), os brasileiros participaram do primeiro treinamento de campo oficial da Federação Internacional de Judô no Brasil. Também estavam presentes judocas da Áustria, Alemanha, Holanda, EUA, Argentina, México e Colômbia.

Medalha de ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro, o pesado Daniel Hernandes destaca a importância do Brasil no atual cenário do judô mundial.

“Eu entrei na seleção em 1996 e me lembro bem que era preciso pagar para treinar ou competir fora do Brasil. Hoje, os melhores judocas do mundo vêm até o Brasil para treinar como a gente. Eu acompanhei a transição para esta nova fase do judô brasileiro. Ainda há o que fazer, mas com certeza estamos no caminho certo”, diz Daniel Hernandes.

O judoca também ressaltou que a organização de duas competições internacionais de alto nível pode resultar em futuros campeões.

“Quem está na arquibancada vendo uma competição deste nível aprende mais sobre o judô e isso ajuda muito, pois precisamos de uma renovação constante, para que a modalidade não corra o risco de sofrer uma entressafra.

Além dos judocas da seleção brasileira estão presentes grandes nomes do judô mundial. Caso do mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar (bronze Atenas 2004), dos austríacos Ludwig Paischer prata olímpica 2008 e mundial 2005) e Sabrina Filzmozer (bronze mundial 2005), da belga Ilse Heylen (bronze olímpico 2004) e a argentina Paula Pareto (bronze olímpico 2008).

O treinamento de campo será aberto à imprensa na quarta-feira (8/7) em dois horários: das 10h30-11h30 e das 16h30-18h30, ambos sendo realizados na Arena do Minas Tênis Clube (entrada pela Rua Antônio de Albuquerque).