sábado, 4 de julho de 2009

Brasil já garante quatro medalhas no Grand Slam do Rio de Janeiro

A fase eliminatória ainda nem acabou e o Brasil já garantiu ao menos quatro medalhas na competição. Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg) e Leandro Guilheiro (-73kg) estão na semifinal e asseguraram o bronze, mesmo em caso de derrota. Felipe Kitadai (-60kg) e Marcelo Contini (-73kg) ainda precisam ganhar uma luta para chegar à semifinal.

Resultados em tempo real em Ippon.org. Notícias exclusivas no site oficial do Grand Slam. Veja fotos na Fotocom.net.

Primeiras fotos deste sábado do Grand Slam do Rio

Confira as primeiras fotos do Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro. Clique e veja as imagens.

http://picasaweb.google.com/noticiascbj/GrandSlamRioDeJaneiro2009Dia1?feat=directlink

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Verde amarelo


A judoca Samanta Soares apareceu para treinar com fitas verde e amarelas no cabelo em homenagem ao Brasil.

Aniversariante do dia

A judoca Camila Minakawa comemorou seu aniversário de 19 anos junto com a delegação brasileira de judô. Os atletas estão se preparando para o Grand Slam que acontece neste fim de semana no Maracanãzinho. O presente já está escolhido

“Não quero nada hoje. Quero a vitória como presente amanhã”, afirmou Camila, que compete pela categoria até 63 kg.

Camila considera as alemãs e japonesas como principais adversárias das brasileiras.

Site do Grand Slam de Judô com todas as informações do evento

Confira tudo em http://www.judoworldtour.com.br/

Gaúchos mobilizados para o Grand Slam do Rio

O Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 4 e 5 de julho, o terceiro Grand Slam de judô do ano. A competição, criada esse ano com o novo calendário da Federação Internacional (FIJ), é uma das quatro mais importantes do mundo e será realizada pela primeira vez. O Brasil participará com 56 atletas. Desses, 10 são do Rio Grande do Sul.

Sob vista do Cristo Redentor, cerca de 200 competidores de 24 nacionalidades diferentes – entre eles, medalhistas olímpicos e mundiais – estão desembarcando para a disputa. Além de boa pontuação, o Grand Slam distribuirá US$ 150 mil em premiação aos vencedores.

João Derly (-66kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Leandro Gonçalves (-100kg) e Walter Santos (+100kg) no masculino; Taciana Rezende (-48kg), Natália Bordignon (-70kg), Rafaela Nitz (-78kg) e Rochelle Nunes (+78kg) no feminino – todos da Oi/Sogipa – representarão o Brasil e o Estado no certame.

Para Derly, os torneios no Rio trazem boas lembranças. Das duas últimas vezes em que lutou na cidade maravilhosa, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos e o bicampeonato mundial, ambos em 2007. “Competir dentro do País é sempre melhor. Acredito o clima está favorável para ocorrer tudo de bom, como foi das outras vezes”.

Conhecido por seu estilo aguerrido e vibrante, ele garante que esforço pela medalha não vai faltar: “Estou melhor fisicamente agora do que quando estive na Rússia, no último Grand Slam, em maio”, revela. “E vou lutar pela vitória até o último segundo”, finaliza. Atualmente, o gaúcho é um dos dez melhores no ranking mundial da FIJ.

Já Eduardo Santos, que emocionou o Brasil com sua história nos últimos Jogos Olímpicos, lutará em um grande evento realizado no País pela primeira vez desde Pequim. E encara isso como uma oportunidade. “É a chance de eu retribuir todo o carinho que recebi no ano passado. E acho que não há forma melhor de devolver de fazer isso do que uma medalha”, afirma.

Os atletas do Rio Grande do Sul se juntam à Seleção Brasileira nesta quinta-feira, antevéspera do evento. Poucas horas após a chegada, haverá treino com todo o grupo e, ainda no dia 2, acontecerá o sorteio das chaves. O Grand Slam do Rio de Janeiro será disputado no Ginásio do Maracanãzinho.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Federação Gaúcha de Judô

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ex-atleta Andrea Berti será uma das treinadoras do Brasil no Grand Slam

Uma das principais judoca do país nos anos 90, a paulista Andrea BertJustificari será uma das treinadoras do Brasil no Grand Slam do Rio. A treinadora fez sua estréia pela seleção de base, no Pan-Americano Júnior e Juvenil deste ano.

“Minha vida é o judô. A decisão de parar de lutar foi muito difícil, já que não queria me afastar, pois foi no tatame que construí minha vida. Estou adorando, pois posso dar continuidade a minha carreira”, diz Andrea que pela primeira vez, faz parte da comissão técnica da equipe sênior.

Estreando do lado de fora do tatame, Andréia afirma que a decisão de parar de lutar foi muito difícil, já que não queria se separar do judô.

“Estou adorando porque é uma continuidade que consigo dar a minha carreira de judoca”, diz.

Brasil faz primeiro treino para o Grand Slam

A seleção brasileira de judô fez nesta quinta-feira o primeiro treino para o Grand Slam de Judô, que acontece neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Os 56 judocas do país treinaram por cerca de uma hora. Confira fotos do treino no site oficial do Grand Slam. www.judoworldtour.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Abertas as inscrições para a V Copa Minas de Judô

A V Copa Minas de Judô acontece dos dias 17 a 19 de julho na Arena Vivo e já está recebendo inscrições pelo site do Minas, no link http://www.minastenisclube.com.br/Cmi/Pagina.aspx?1825, até o dia 8 de julho.

Podem participar judocas registrados ou vinculados às federações co-irmãs estaduais, desde que os clubes contenham a permissão da sua respectiva federação, juntamente com a relação nominal dos atletas, por meio de ofício emitido à Federação Mineira de Judô (FMJ). Será obrigatória a apresentação da carteira individual do atleta, emitida por sua entidade (federação) com a inscrição 'VÁLIDA CBJ 2009'.

Cada atleta inscrito deverá doar 1 kg de alimento não perecível que deverá ser entregue quando forem conferidas as pesagens dos judocas durante a V Copa Minas. As inscrições devem ser realizadas tomando-se por base a data de nascimento conforme a tabela da Confederação Brasileira de Judô.

A competição será disputada nas categorias infanto-juvenil, sub-15, sub-17, sub-20 e sênior, nas classes super-ligeiro, ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio-pesado e pesado, nas modalidades masculina e feminina. As disputas acontecem pelo sistema de repescagem olímpica apurando-se o campeão, vice-campeão e dois terceiros lugares, com repescagem entre os perdedores dos semifinalistas, com cruzamento das chaves.

Programação
SEXTA-FEIRA - 17/07 14h - Chegada das Delegações /Credenciamento  18h - Clínica de Arbitragem - Dojô - Nível P4 da Arena. 18h às 19h30 - Pesagem das Classes Infanto-Juvenil, Pré juvenil e Júnior. 19h - Congresso Técnico - Sala de vídeo - Arena Vivo

SÁBADO - 18/07 (Arena Vivo) 7h às 7h30 - Pesagem Oficial Sub 13 (11/12 anos). 7h30 às 8h - Pesagem Oficial Sub 15 (13/14 anos). 8h às 8h30 - Pesagem Oficial Sub 20 (17/18/19 anos). 9h - Início dos combates classe Infanto-Juvenil (11/12 anos). 10h - Início dos combates classe Sub 15 (13/14 anos). 14h - Abertura da competição 14h15 - Início do FESTIVAL MIRIM/INFANTIL (07/08/09 e 10 anos) 15h - Início dos combates classe Sub 20 (17/18/19 anos) 16h às 17h - Pesagem classe Sub 17 e Sênior

DOMINGO - 19/07 (Arena Vivo) 7h às 7h30 - Pesagem Oficial Sub 17 (15/16 anos). 7h30 às 8h - Pesagem Oficial Sênior (+17 anos). 9h - Início dos combates classe Sub 17 (15/16 anos). 10h - Início dos combates da Classe Sub 20 por equipe 11h - Início dos combates classe Sênior (+17 anos).

Oi/Sogipa tem a maior equipe no Grand Slam do Rio de Janeiro

É da Oi/Sogipa a maior equipe do Grand Slam do Rio de Janeiro, que acontece neste final de semana, 4 e 5 de julho, no Maracanãzinho. Ao todo, são dez sogipanos que representarão o Brasil na terceira etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. O Esporte Clube Pinheiros, que tem a segunda maior equipe, conta com oito judocas. Os atletas da Oi/Sogipa chegam ao Rio nesta quinta-feira, dia 2 de julho. A mesma delegação ainda representará o País na Copa do Mundo de Belo Horizonte, nos dias 11 e 12.

A competição será o terceiro grande evento internacional realizado no Brasil em dois anos. E o retrospecto dentro de casa é favorável para os brasileiros. "Lutar em casa é sempre especial. A torcida é o combustível que precisamos para um momento de superação. Com certeza esta é oportunidade de mostrarmos para milhares de pessoas dentro do ginásio que o nosso esporte é muito bom", afirma o bicampeão mundial João Derly, ouro no Pan do Rio e no Mundial 2007.

Os atletas da Oi/Sogipa convocados são: João Derly (-66kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Leandro Gonçalves (-100kg) e Walter Santos (+100kg) competem no masculino. Taciana Rezende de Lima (-48kg), Natalia Bordignon (-70kg), Rafaela Nitz (-78kg) e Rochelle Nunes (+78kg) no feminino.

PRESS RELEASE: Estrangeiros ansiosos para o Grand Slam do Rio

A primeira impressão é a que fica. O ditado popular poderia ser traduzido em japonês, inglês e russo para descrever positivamente como os estrangeiros estão se sentindo nos primeiros dias no Rio de Janeiro, capital neste fim de semana do judô mundial. Nos dias 4 e 5 de julho acontece no Maracanãzinho o Grand Slam de Judô, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional. O evento distribui US$ 150 mil em prêmios aos medalhistas.

O austríaco Ludwig Paischer, vice-campeão olímpico em Pequim 2008, não escondeu a emoção ao entrar pela primeira vez no Maracanãzinho, durante treino oficial realizado na instalação. O peso ligeiro tem boas expectativas para o Grand Slam do Rio de Janeiro.

"Estou impressionado com o ginásio e ansioso para vê-lo cheio", afirmou o judoca. "Estou retornando de uma lesão e o Grand Slam será muito importante como preparação para o Mundial da Holanda, em agosto. Estou confiante de que posso ganhar uma medalha no Rio", afirmou Paischer, vice campeão mundial no Cairo, em 2005, e que este ano foi bronze no Grand Slam de Paris, em fevereiro.

Medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney 2000 e bronze em Atenas 2004, o russo Tarmelan Timenov está curioso para encontrar a torcida brasileira, internacionalmente conhecida por ser muito animada.

“Espero retribuir apresentando um bom judô dentro do tatame. Para mim lutar é uma paixão. Luto com o coração e sei que o povo brasileiro também está ansioso para assistir ao evento”, diz Timenov.

O técnico da seleção da Rússia, Enzo Gamba, ressaltou que a equipe está muito focada para buscar o máximo de medalhas possível.

“Temos um bom time e possibilidade de medalhar em algumas categorias. Mas, com certeza, os brasileiros dentro de casa serão ainda mais perigosos. Tivemos a chance de fazer uma boa aclimatação e percebi que cada um dos nossos judocas evoluiu bastante”, explica Enzo.

Participarão da competição, cerca de 200 atletas de 24 países, entre medalhistas olímpicos, mundiais e nomes de destaque na elite do judô internacional.

Entre os medalhistas olímpicos inscritos no Grand Slam estão o austríaco Ludwig Paischer (-60kg AUT), prata em Pequim 2008, bronze no Mundial 2007, prata no Mundial do Cairo 2005; o belga Ilse Heylen (-52kg), bronze em Atenas 2004; os franceses terão em seu time sete destaques, entre eles Lucie Decosse (-70kg), campeã mundial 2005 e prata em Pequim 2008 e Frederique Jossinet (-48kg), prata em Atenas 2004 e no Mundial 2005. Do Japão serão 19 judocas, o peso pesado Yasuyuki Muneta, bicampeão mundial 2005 e 2007, é o destaque. O mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar (-66kg), bronze em Pequim 2008, é outro nome de peso confirmado, enquanto na delegação de oito israelenses, Ariel Zeevi (-100kg), bronze em Atenas 2004, é o principal nome. Os holandeses, estarão com quatro medalhistas olímpicos na competição: Henk Grol (-100kg), Elisabeth Willerboordse (-63kg), Edith Bosch (-70kg) e Deborah Gravenstijn (-57kg). Alexander Mikhaylin, da Rússia, campeão mundial em 2005, também estará no Rio, ao lado do compatriota Tarmelan Timenov, prata em Sydney 2000 e bronze em Atenas 2004.

O Grand Slam do Rio de Janeiro tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O judô brasileiro tem o patrocínio da Infraero, com a Mizuno como fornecedora oficial e a Scania como parceira.

Programação:
2 de julho:15h30 - treinamento Brasil (hotel Windsor, Barra da Tijuca)

3 de julho:10h30 - treinamento Brasil (hotel Windsor, Barra da Tijuca)20h - sorteio das chaves

4 de julho: -60kg, -66kg, -73kg, -48kg, -52kg, -57kg, -63kg10h - Eliminatórias 16h - Cerimônia
de Abertura16h30 - Semifinais e Finais

5 de julho: -81kg, -90kg, -100kg, + 100kg, -70kg, -78kg, + 78kg10h - Eliminatórias13h - Finais categorias -90kg e -100kg16h - Semifinais e Finais demais categorias

Mais informações em www.judoworldtour.com.br

terça-feira, 30 de junho de 2009

Informação aos atletas sobre os treinos desta semana das equipes estrangeiras

A Organização do Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro informa aos atletas não participantes do evento que os treinamentos programados para o Maracanãzinho e para o hotel Windsor são exclusivamente para as equipes inscritas na competição.

O treinamento de campo será realizado em Belo Horizonte, de 7 a 10 de julho, e poderão participar judocas graduados de faixa marrom e preta, devidamente autorizados pela Federação de origem.

Colombiana "brasileira" luta o Grand Slam do Rio

O Grand Slam do Rio de Janeiro terá a participação de 56 atletas brasileiros. Certo? Nem tanto. Uma colombiana que também tem nacionalidade verde-amarela também levará o idioma e o amor pelo Brasil para dentro do tatame.

Criada em São Paulo até os 17 anos, Cristina Bertoldo lutará o Grand Slam do Rio de Janeiro na categoria meio-pesado. Nascida na Colômbia e filha de pai brasileiro, Cristina terá pela primeira vez na carreira a chance de disputar uma competição internacional no Brasil. Com sotaque paulista, ela garante que será especial.

“Não sei ainda como vou me sentir, mas, com certeza, será diferente de tudo que já experimentei no judô. Nasci na Colômbia e vim morar pequena no Brasil. Comecei a lutar judô e com 17 anos voltei pra minha terra natal. Como tenho dupla nacionalidade, optei por ser colombiana”, explica Cristina.

A judoca sabe que terá um grande desafio pela frente. No evento teste, foi vencida pela brasileira Claudirene César. Para melhorar o desempenho, foram duas semanas de treinamento intenso na Escola de Educação Física do Exército (RJ).

“Foram excelentes treinos. Ainda tem o que melhorar, mas estou confiante”, afirma.

O treinador Baudilio Hernandez elogiou a beleza natural do Rio de Janeiro.

“É tudo muito bonito, fiquei impressionado como a Urca é bela. Estamos ansiosos para começar a disputa no Grand Slam”.

Com duas medalhas olímpicas, Timenov diz que judô é paixão

“Não vejo o judô como um trabalho. Para mim, é uma paixão”. Com esta frase de impacto, o medalhista olímpico e mundial Tarmelan Timenov (+100kg), da Rússia, demonstrou toda emoção ao voltar mais uma vez ao Brasil para uma competição. Vice-campeão em 2007, no Mundial do Rio, Timenov quer voltar a conquistar um bom resultado para retornar para casa com a certeza do dever cumprido. Na tarde desta terça-feira, o atleta e os demais judocas da Rússia treinaram no Maracanãzinho, local da disputa do Grand Slam do Rio de Janeiro, neste fim de semana.

“O Brasil sabe criar uma excelente atmosfera para os judocas nos eventos que realiza. Eu já estive aqui duas vezes e, apesar de saber que o resultado é importante, me sentir bem e tentar demonstra o meu judô é fundamental também”, diz Timenov.

Timenov já disputou uma semifinal de mundial diante da torcida brasileira e contra uma atleta da casa, na ocasião bateu João Gabriel Schittler. Porém o peso pesado espera que a torcida só tenha lembranças da boa campanha de dois anos atrás.

“Na Rússia dizemos que o judô tem que ser feito com emoção, paixão. Espero que os brasileiros possam conhecer um pouco mais sobre mim e tenho certeza que vou mais uma vez voltar com uma boa impressão deles”, afirma.

Vice-campeão olímpico impressionado com Maracanãzinho

O austríaco Ludwig Paischer, vice-campeão olímpico em Pequim 2008, não escondeu a emoção ao entrar pela primeira vez no Maracanãzinho. O peso ligeiro tem boas expectativas para o Grand Slam do Rio de Janeiro.

"Estou impressionado com o ginásio e ansioso para vê-lo cheio", afirmou o judoca. "Estou retornando de uma lesão e o Grand Slam será muito importante como preparação para o Mundial da Holanda, em agosto. Estou confiante de que posso ganhar uma medalha no Rio", afirmou Paischer, vice campeão mundial no Cairo, em 2005, e que este ano foi bronze no Grand Slam de Paris, em fevereiro.

Paischer participou, junto a seus companheiros de seleção austríaca, do primeiro treinamento aberto às equipes estrangeiras que participarão do Grand Slam. Além da Áustria estiveram presentes também Japão, Alemanha, Israel, Hungria e Colômbia.

Presidente Carlos Eurico, do RS, elogia Curso de Gestão da CBJ

A Federação Gaúcha de Judô esteve presente no Seminário de Gestão Esportiva, promovido pela confederação brasileira da modalidade no último final de semana, no Rio de Janeiro. Na delegação do Estado, estiveram o presidente Carlos Eurico da Luz Pereira, o vice-presidente e tesoureiro, Juarez Weinmann, e a supervisora administrativa, Sandra Lipinski.

O evento teve como objetivo dar prosseguimento ao processo de disseminação de conhecimento e capacitação de pessoal ligado ao judô em diversas instâncias nas esferas nacional e estadual. Na semana anterior, já havia sido realizado o Seminário Técnico Nacional.

As impressões dos dirigentes gaúchos foram as melhores possíveis. O presidente Carlos Eurico destacou um dos planos de apoio às federações da CBJ, onde elas poderão enviar projetos para aquisição de materiais via lei de incentivo ao esporte. “Excelente iniciativa da CBJ.”

Ele também relembrou que essa foi uma das promessas feitas por Paulo Wanderley, em sua campanha de reeleição para o cargo de presidente da instituição máxima do judô brasileiro. “É um compromisso que é honrado”, salientou o dirigente gaúcho.

No Seminário, também foi apresentada a parceria entre a Record e a modalidade. Durante os próximos quatro anos, a emissora será a detentora dos direitos de transmissão das competições organizadas pela CBJ. O Grand Slam do Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de julho, marcará a estreia.


Com informações da assessoria de imprensa da FGJ

PRESS RELEASE: RIO DE JANEIRO JÁ TOMA AS CORES DO GRAND SLAM DE JUDÔ

Pouco menos de dois anos após a realização do maior campeonato mundial de judô de todos os tempos, o Rio de Janeiro volta a receber uma competição de elite da modalidade: o Grand Slam, válido pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) e que distribui US$ 150 mil em prêmios aos medalhistas

"No novo cenário de competições da FIJ, esse Grand Slam é tão importante quanto ao Mundial, no que diz respeito ao nível técnico e envolvimento dos países e atletas. É como se tivéssemos um outro Mundial no Rio de Janeiro", compara o presidente da Confederação Brasileira de Judô e do Comitê Organizador do Grand Slam, Paulo Wanderley Teixeira. "Termos sido uma das quatro sedes escolhidas para receber o evento mostra que o nosso trabalho em 2007 foi aprovado com louvor. O Grand Slam é um dos legados do Mundial para o judô brasileiro", completa o dirigente. Além do Rio de Janeiro, Paris, Moscou e Tóquio também organizam uma etapa de Grand Slam.


E a cidade já começa a tomar as cores do Grand Slam. Da Tijuca a São Conrado, são 205 peças de mobiliário urbano com alusão ao evento, sejam abrigos de ônibus, totens ou bancas de jornal. E os diversos sotaques já começam a ser ouvidos. Depois de Rússia e Colômbia, que estão no Rio de Janeiro desde o evento teste, em 14 de junho, chegaram o forte time do Japão, além de Israel, Áustria, Hungria e Alemanha. Nesta quarta desembarcam França, Holanda e Uruguai. A Seleção Brasileira, com seus 56 atletas, é esperada no dia 2. Por ser anfitrião do evento, o Brasil pôde inscrever quatro equipes completas no masculino e no feminino.

Participarão da competição, nos próximos dias 4 e 5 de julho, cerca de 200 atletas de 24 países, entre medalhistas olímpicos, mundiais e nomes de destaque na elite do judô internacional.

Entre os medalhistas olímpicos inscritos no Grand Slam estão o austríaco Ludwig Paischer (-60kg AUT), prata em Pequim 2008, bronze no Mundial 2007, prata no Mundial do Cairo 2005; o belga Ilse Heylen (-52kg), bronze em Atenas 2004; os franceses terão em seu time sete destaques, entre eles Lucie Decosse (-70kg), campeã mundial 2005 e prata em Pequim 2008 e Frederique Jossinet (-48kg), prata em Atenas 2004 e no Mundial 2005. Do Japão serão 19 judocas, o peso pesado Yasuyuki Muneta, bicampeão mundial 2005 e 2007, é o destaque. O mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar (-66kg), bronze em Pequim 2008, é outro nome de peso confirmado, enquanto na delegação de oito israelenses, Ariel Zeevi (-100kg), bronze em Atenas 2004, é o principal nome. Os holandeses, estarão com quatro medalhistas olímpicos na competição: Henk Grol (-100kg), Elisabeth Willerboordse (-63kg), Edith Bosch (-70kg) e Deborah Gravenstijn (-57kg). Alexander Mikhaylin, da Rússia, campeão mundial em 2005, também estará no Rio.

No Brasil os destaques são Ketleyn Quadros (bronze Pequim 2008), João Derly (bicampeão mundial 2005-07), Leandro Guilheiro (bronze Atenas 2004 e Pequim 2008), Flávio Canto (bronze Atenas 2004), Tiago Camilo (prata Sydney 2000 e bronze Pequim 2008, campeão mundial 2007), Carlos Honorato (prata Sydney 2000), Luciano Corrêa (campeão mundial 2007 e bronze 2005) e João Gabriel Schlittler (bronze mundial 2007).

Os treinamentos já estão acontecendo. As equipes estrangeiras treinaram nesta terça-feira no Maracanãzinho e voltam ao ginásio na quarta às 10h para novo treinamento. O primeiro compromisso do Brasil será às 15h30 de quinta, no tatame montado no hotel Windsor (Barra).

E o público também parece estar com "saudades" dos judocas brasileiros e das feras estrangeiras. Em menos de 24h de bilheterias abertas, cerca de mil ingressos já foram vendidos ou trocados por latas de leite em pó, as duas opções para retirada de entradas para o evento. O ingresso de pista vip custa R$ 100. E a arquibancada (Ingresso Solidário) vale uma lata de leite em pó. Os ingressos estão à venda pelo site WWW.judoworldtour.com.br ou pelo telefone 21 3005-4314. Já as trocas devem ser feitas na bilheteria 6 do Maracanãzinho.Além destas duas ações, há ainda o projeto Lotação Esgotada, que levará oito mil crianças de 32 escolas das redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro para assistir de perto o evento. Acompanhados por cerca de 40 profissionais, os estudantes receberão lanche e concorrerão a brindes e camisas oficiais da seleção brasileira, através de sorteios e promoções.

O Grand Slam do Rio de Janeiro tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O judô brasileiro tem o patrocínio da Infraero, com a Mizuno como fornecedora oficial e a Scania como parceira.


Programação:
1 de julho:
10h - treinamento estrangeiros Maracanãzinho

2 de julho:
15h30 - treinamento Brasil (hotel Windsor, Barra da Tijuca)

3 de julho:
10h30 - treinamento Brasil (hotel Windsor, Barra da Tijuca)
20h - sorteio das chaves

4 de julho: -60kg, -66kg, -73kg, -48kg, -52kg, -57kg, -63kg
10h - Eliminatórias
16h - Cerimônia de Abertura
16h30 - Semifinais e Finais

5 de julho: -81kg, -90kg, -100kg, + 100kg, -70kg, -78kg, + 78kg
10h - Eliminatórias
13h - Finais categorias -90kg e -100kg
16h - Semifinais e Finais demais categorias

Mais informações em www.judoworldtour.com.br

Luciano e Ketleyn, companheiros dentro e fora do tatame




Se amizade tem muito de afinidade, uma dupla campeã preenche este quesito. Vindos de Brasília, treinando no Minas Tênis Clube e consagrados como grandes nomes do judô nacional, Luciano Corrêa e Ketleyn Quadros são “Lu” e “Kekinha”, parceiros dentro e fora dos tatames.

A paixão pelo mesmo esporte cruzou o caminho de ambos. Há nove anos, entre um treino e outro, Luciano e Ketleyn se viam, mas não tinham um contato próximo, devido à diferença de cinco anos de idade. Até que, em 2000, o atual campeão mundial na categoria -100kg veio à Belo Horizonte para integrar a equipe do Minas e essa história teve um novo capítulo.

Seis anos depois, Ketleyn também chegou à capital mineira com a mesma finalidade do conterrâneo. “Uma amiga minha já conhecia o “Lu” e, assim, também o conheci realmente. Lá em Brasília, eu só o via. Eu era novinha. Aqui, um está sempre do lado do outro, ajudando. E fora dos tatames, a amizade continua. O “Lu” é companheiro para tudo”, afirmou.

“Aqui, longe de casa, a equipe é uma família. Às vezes, precisamos de um apoio amigo, uma palavra de incentivo, de conforto. Passamos por momentos de alegria, mas por situações difíceis também. Eu e a “Kekinha” estamos sempre na torcida pelo sucesso do outro. Estamos sempre unidos, seja nos treinos ou na hora da diversão”, afirmou Luciano.

Agora, as duas grandes estrelas do esporte subirão no tatame da mesma competição, este fim de semana. Nos dias 4 e 5 de julho, Ketleyn Quadros e Luciano Corrêa disputarão mais uma etapa do Circuito Mundial de Judô, o Grand Slam do Rio de Janeiro. A dupla embarca confiante para a capital carioca, na quinta-feira (2), pela manhã.

Com informações de Francis Melo Assessoria de Imprensa

Paulistas se preparam para representar o Brasil no Grand Slam

O Brasil terá 56 representantes no Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro, no próximo final de semana (4 e 5 de julho) e, entre eles, 23 são atletas da Federação Paulista de Judô (FPJ). A competição, que será válida pelo ranking mundial da Federação Internacional, acontecerá no Maracanãzinho, onde estarão reunidos cerca de 210 judocas de 25 países. Potências como Japão, Holanda e França estarão na disputa.

O evento contará com alguns medalhistas olímpicos como Tiago Camilo, Carlos Honorato, Flávio Canto, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro. “Estou treinando bem e usando esse primeiro semestre do ano para melhorar em todos os aspectos. Sinto que estou em uma crescente e esse Grand Slam será muito importante para testar essa evolução”, disse Leandro Guilheiro.

O judoca ressalta o valor do campeonato deste final de semana. “Depois do Mundial, essa é a competição mais importante do calendário e, com certeza, é uma das nossas metas. Teremos o privilégio de competir em casa e, com isso, eliminamos problemas de fuso horário, viagens e cansaço. Temos que tirar proveito disso tudo para conseguirmos bons resultados”, afirmou o judoca.

Estar próximo da torcida brasileira não é, para Guilheiro, sinônimo de pressão. “Eu procuro ver só o lado positivo de competir em casa. A única pressão que sinto é de mim mesmo. Sempre me cobro muito e vivo uma luta para superar todas as adversidades que enfrento no dia-a-adia”, explicou Leandro Guilheiro.

Por competir em casa, o Brasil será representado por quatro equipes masculinas e quatro femininas no Grand Slam do Rio de Janeiro. Os outros países têm direito a inscrever dois judocas por categoria.

Confira a lista de convocados (em negrito, os atletas da Federação Paulista de Judô):

Masculino: Denilson Lourenço, Ricardo Ayres, Phelipe Pelim, Felipe Kitadai, João Derly, Leandro Cunha, Luis Revite, Alex Pombo, Leandro Guilheiro, Marcelo Contini, Rodrigo Rocha, Felipe Braga, Flávio Canto, Nacif Elias, Raphael Lins, Guilherme Luna, Eduardo Santos, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Felipe Oliveira, Luciano Corrêa, Leonardo Leite, Carlos Honorato, Leandro Gonçalves, João Gabriel Schlittler, Walter Santos, Daniel Hernandes e Rafael Silva.

Feminino: Sarah Menezes, Daniela Polzin, Taciana Lima, Catierê Moia, Érika Miranda, Andressa Fernandes, Raquel Silva, Regiane Carvalho, Ketleyn Quadros, Katherine Campos, Mariana Barros, Rafaela Silva, Danielli Yuri, Adila Santos, Camila Minakawa, Mariana Silva, Maria Portela, Márcia Costa, Natália Bordignon, Marilia Costa, Claudirene Cezar, Rafaela Nitz, Steffani Lupetti, Luciana Mazetto, Priscila Marques, Rochele Nunes, Samantha Soares e Istelina Silva.

Com informações da Photo&Grafia

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Japoneses chegam ao Rio de Janeiro

Com 17 atletas, a delegação do Japão desembarcou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro para a disputa do Grand Slam. Yasuyuki Muneta, bicampeão mundial 2005 e 2007, é o destaque. O peso pesado japonês foi perguntado pela imprensa brasileira no desembarque sobre qual atleta do Brasil ele mais admirava. Muneta foi direto:

"Flávio Canto. Ele é muito bom e perigoso no chão"

PRESS RELEASE: Brasil definido para o Grand Slam e Copa do Mundo

A seleção brasileira de judô está definida para a disputa do Grand Slam do Rio de Janeiro, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô que acontece neste fim de semana (4 e 5 de julho), no Maracanãzinho. O evento contará com a participação de 210 atletas de 25 países, entre eles potências como o Japão, Holanda e França. A seleção chega ao Rio nesta quinta-feira, dia 2. A equipe também representará o Brasil na Copa do Mundo de Belo Horizonte, nos dias 11 e 12.

Por ser "dono da casa", o Brasil será representado por quatro equipes masculinas e quatro femininas. Entre os convocados estão todos os medalhistas olímpicos e mundiais em atividade do país. Os demais países têm o direito de inscrever dois atletas por categoria.

O Grand Slam do Rio de Janeiro será o terceiro grande evento internacional realizado no Brasil em dois anos. E o retrospecto do Brasil dentro de casa é muito favorável. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos, foram 13 medalhas e uma campanha que empolgou os torcedores. Em setembro do mesmo ano, a histórica participação no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro. Quatro medalhas, sendo três de ouro.

“Lutar em casa é sempre especial. A torcida é o combustível que precisamos na hora de nos superarmos na luta. Com certeza esta oportunidade de mostrar para milhares de pessoas dentro do ginásio o nosso esporte é muito boa”, diz o bicampeão mundial João Derly, ouro no Pan do Rio e no Mundial 2007.

O Brasil será representado por Denilson Lourenço (-60kg), Ricardo Ayres (-60kg), Phelipe Pelim (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Cunha (-66kg), Luis Revite (-66kg), Alex Pombo (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Marcelo Contini (-73kg), Rodrigo Rocha (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Nacif Elias (-81kg), Raphael Lins (-81kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Felipe Oliveira (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), Leonardo Leite (-100kg), Carlos Honorato (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Walter Santos (+100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Daniela Polzin (-48kg), Taciana Lima (-48kg), Catierê Maia (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Andressa Fernandes (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Regiane Carvalho (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Katherine Campos (-57kg), Mariana Barros (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Adila Santos (-63kg), Camila Minakawa (-63kg), Mariana Silva (-63kg), Maria Portela (-70kg), Márcia Costa (-70kg), Natália Bordignon (-70kg), Marilia Costa (-70kg), Claudirene Cezar (-78kg), Rafaela Nitz (-78kg), Steffani Lupetti (-78kg), Luciana Mazetto (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Samantha Soares (+78kg) e Istelina Silva (+78kg).