sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gaúchos mobilizados para o Grand Slam do Rio

O Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 4 e 5 de julho, o terceiro Grand Slam de judô do ano. A competição, criada esse ano com o novo calendário da Federação Internacional (FIJ), é uma das quatro mais importantes do mundo e será realizada pela primeira vez. O Brasil participará com 56 atletas. Desses, 10 são do Rio Grande do Sul.

Sob vista do Cristo Redentor, cerca de 200 competidores de 24 nacionalidades diferentes – entre eles, medalhistas olímpicos e mundiais – estão desembarcando para a disputa. Além de boa pontuação, o Grand Slam distribuirá US$ 150 mil em premiação aos vencedores.

João Derly (-66kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Leandro Gonçalves (-100kg) e Walter Santos (+100kg) no masculino; Taciana Rezende (-48kg), Natália Bordignon (-70kg), Rafaela Nitz (-78kg) e Rochelle Nunes (+78kg) no feminino – todos da Oi/Sogipa – representarão o Brasil e o Estado no certame.

Para Derly, os torneios no Rio trazem boas lembranças. Das duas últimas vezes em que lutou na cidade maravilhosa, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos e o bicampeonato mundial, ambos em 2007. “Competir dentro do País é sempre melhor. Acredito o clima está favorável para ocorrer tudo de bom, como foi das outras vezes”.

Conhecido por seu estilo aguerrido e vibrante, ele garante que esforço pela medalha não vai faltar: “Estou melhor fisicamente agora do que quando estive na Rússia, no último Grand Slam, em maio”, revela. “E vou lutar pela vitória até o último segundo”, finaliza. Atualmente, o gaúcho é um dos dez melhores no ranking mundial da FIJ.

Já Eduardo Santos, que emocionou o Brasil com sua história nos últimos Jogos Olímpicos, lutará em um grande evento realizado no País pela primeira vez desde Pequim. E encara isso como uma oportunidade. “É a chance de eu retribuir todo o carinho que recebi no ano passado. E acho que não há forma melhor de devolver de fazer isso do que uma medalha”, afirma.

Os atletas do Rio Grande do Sul se juntam à Seleção Brasileira nesta quinta-feira, antevéspera do evento. Poucas horas após a chegada, haverá treino com todo o grupo e, ainda no dia 2, acontecerá o sorteio das chaves. O Grand Slam do Rio de Janeiro será disputado no Ginásio do Maracanãzinho.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Federação Gaúcha de Judô