terça-feira, 30 de junho de 2009

Colombiana "brasileira" luta o Grand Slam do Rio

O Grand Slam do Rio de Janeiro terá a participação de 56 atletas brasileiros. Certo? Nem tanto. Uma colombiana que também tem nacionalidade verde-amarela também levará o idioma e o amor pelo Brasil para dentro do tatame.

Criada em São Paulo até os 17 anos, Cristina Bertoldo lutará o Grand Slam do Rio de Janeiro na categoria meio-pesado. Nascida na Colômbia e filha de pai brasileiro, Cristina terá pela primeira vez na carreira a chance de disputar uma competição internacional no Brasil. Com sotaque paulista, ela garante que será especial.

“Não sei ainda como vou me sentir, mas, com certeza, será diferente de tudo que já experimentei no judô. Nasci na Colômbia e vim morar pequena no Brasil. Comecei a lutar judô e com 17 anos voltei pra minha terra natal. Como tenho dupla nacionalidade, optei por ser colombiana”, explica Cristina.

A judoca sabe que terá um grande desafio pela frente. No evento teste, foi vencida pela brasileira Claudirene César. Para melhorar o desempenho, foram duas semanas de treinamento intenso na Escola de Educação Física do Exército (RJ).

“Foram excelentes treinos. Ainda tem o que melhorar, mas estou confiante”, afirma.

O treinador Baudilio Hernandez elogiou a beleza natural do Rio de Janeiro.

“É tudo muito bonito, fiquei impressionado como a Urca é bela. Estamos ansiosos para começar a disputa no Grand Slam”.