sábado, 13 de junho de 2009

Seleção Brasileira treina no Rio de Janeiro

As seleções brasileiras masculina e feminina participam de treinamento no Rio de Janeiro na próxima semana. Os principais atletas nacionais da categoria sênior terão a companhia de judocas da Rússia (masculino) e Colômbia (feminino). Os treinos acontecem em dois períodos nas instalações do Velódromo, na Barra da Tijuca.

15 de junho (segunda): 18h às 20h
16 de junho (terça): 9h30 às 11h e 18h às 20h
17 de junho (quarta): 18h às 20h

O treinamento será aberto à imprensa na terça-feira (16) de manhã e à tarde.

Atletas convocados (Brasil):
Feminino: Taciana Lima, Regiane Carvalho, Katherine Campos, Danielli Yuri, Marcia Costa, Gláucia Lima e Rochele Nunes.
Masculino: Denílson Lourenço, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Guilherme Luna, Tiago Camilo, Carlos Honorato e Daniel Hernandes.

Fotos exclusivas de Sarah Menezes e Rafaela Silva




Fotos enviadas pela técnica da seleção, Rosicléia Campos.

Resultados completos da Copa do Mundo de Madrid (dia 1)

-48 kg
1. MENEZES, Sarah Gabrielle (BRA)
2. LUSNIKOVA, Tetyana (UKR)
3. KIM, Mi Song (PRK)
3. MORETTI, Elena (ITA)
5. BLANCO, Oiana (ESP)
5. PAK, Ok Song (PRK)
7. ENTE, Birgit (NED)
7. ROSSENEU, Amelie (BEL)

-52 kg
1. CARRASCOSA, Ana (ESP)
2. JO, Song Hui (PRK)
3. BRAVIK, Kitty (NED)
3. HEYLEN, Ilse (BEL)
5. PAK, Un Gyong (PRK)
5. RAMOS, Joana (POR)
7. GOMEZ, Laura (ESP)
7. LAFONT, Emilie (FRA)

-57 kg
1. SILVA, Rafaela (BRA)
2. CAPRIORIU, Corina Oana (ROU)
3. DIEMEER, Michelle (NED)
3. RIM, Yunhui (PRK)
5. BARROS, Mariana (BRA)
5. CHITU, Andreea Stefania (ROU)
7. QUADROS, Keteleyn (BRA)
7. REGIS, Alessia (ITA)

PRESS RELEASE: Seleção feminina fatura dois ouros na Copa do Mundo de Madrid

As judocas Sarah Menezes (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg) conquistaram neste sábado (13) a medalha de ouro na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha. Com o resultado, as brasileiras somam 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô. Sarah e Rafaela são as atuais campeãs mundiais júnior em suas categorias. Neste domingo (14) competem Camila Minakawa (-63kg), Danielli Yuri (-63kg) e Natália Bordignon (-70kg).

“A equipe feminina vem mostrando seu amadurecimento e, acima de tudo, o crescimento técnico das atletas. Com atletas jovens, conquistou o respeito e admiração dos outros países e quando descobrem que na seleção ainda há atletas da categoria júnior, essa impressão é ainda melhor. A Confederação Brasileira de Judô e a Comissão Técnica acertaram em investir nesta equipe jovem, dando a oportunidade do amadurecimento em competições de alto nível”, diz a técnica da seleção feminina do Brasil, Rosicléia Campos.

Para chegar ao seu segundo ouro em copas do mundo neste ano, já que no último fim de semana foi campeã na etapa de Portugal do circuito, Sarah Menezes venceu todas as lutas por ippon. Na estreia superou a belga Amelie Rosseneu e, na semifinal passou por Song Pak Ok, da Coréia do Norte. Na decisão, vitória sobre Tetyana Lusnikova, da Ucrânia.

Rafaela Silva precisou fazer cinco lutas para subir no lugar mais alto do pódio. No primeiro combate venceu com um ippon a espanhola Yahaira Aguirre. Na sequencia outro ippon, desta vez sobre Tugba Zehir, da Turquia. Na terceira luta, passou pela holandesa Michelle Diemeer com mais um ippon. Na semifinal, bateu a romena Stefania Andreea Chutu por wazari e na final voltou a vencer uma atleta da Romênia: Corina Caprioriu. A vitória na final veio com outro ippon.
Nascida no Piauí, Sarah Menezes foi a primeira judoca na história do estado a se classificar para uma olimpíada.

Rafaela Silva garantiu a segunda medalha para a família em copas do mundo na categoria sênior. Na semana passada, sua irmã Raquel foi prata na Copa do Mundo de Lisboa. As duas atletas fazem parte da ONG Instituto Reação, do medalhista olímpico Flávio Canto.

Além dos dois ouros de Rafaela e Sarah, o país ficou na quinta colocação na categoria até 57kg com Mariana Barros e em sétimo lugar com Ketleyn Quadros.

Sarah Menezes e Rafaela Silva são ouro em Madrid

As brasilerias Sarah Menezes e Rafaela Silva, das categorias ligeiro e leve, respectivamente, conquistaram há pouco a medalha de ouro na Copa do Mundo de Madrid. Mais informações em breve.

Rafaela Silva na decisão no -57kg

Rafaela Silva, campeã mundial júnior 2008, está na final da categoria leve na Copa do Mundo de Madrid. Rafaela pega na decisão a romena Corina Oana Caprioriu.

Sarah Menezes na final em Madrid

A ligeiro Sarah Menezes está na final da Copa do Mundo de Madrid. A brasileira já venceu dois combates por ippon e terá pela frente na decisão do torneio Tetyana Lusnikova, da Ucrânia.

Na categoria leve, Rafaela Silva está na semifinal, enquanto Mariana Barros disputa a repescagem.

Nova geração fatura 14 ouros no Pan Juvenil

A seleção juvenil do Brasil teve 100% de aproveitamente de medalhas no Campeonato Pan-Americano da categoria, disputado em El Salvador. O país conquistou 14 ouros e dois bronzes.
Cliquei AQUI e veja as chaves completas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Brasil fatura os primeiros seis ouros no Pan Juvenil

O Brasil já garantiu seis medalhas de ouro no Campeonato Pan-Americano Juvenil, em El Salvador. Bianca Lima (-40kg), Nathalia Capelan (-48kg), Tainã Nery (-70kg) e Samanta Almeida (+70kg) foram as primeiras campeãs do torneio. No masculino, vitórias de Ricardo Abreu (-73kg) e Delan Monte (-90kg).

Chaves da Copa do Mundo de Madrid já estão disponíveis

Confira as chaves da Copa do Mundo de Madrid, que acontece este fim de semana.
Clique AQUI para fazer o download.

Na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha, competem Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Andressa Fernandes (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), , Mariana Barros (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Camila Minakawa (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg).

PRESS RELEASE: Brasil disputa três torneios neste fim de semana


O judô brasileiro disputa neste fim de semana (13 e 14/6), em três países diferentes, três competições. Na Espanha, a seleção feminina luta na Copa do Mundo de Madrid. Na Itália, no Torneio de Tre Torri, estará em ação a equipe masculina. Enquanto isso, a nova geração entra no tatame para a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil e Júnior, em El Salvador.

Na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha, competem Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Andressa Fernandes (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Mariana Barros (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Camila Minakawa (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg).

No tradicional torneio de Tre Torri, na Itália, competem Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Alex Reiler (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

Em El Salvador, 32 jovens judocas estarão em ação. A equipe juvenil será formada por Bianca Lima (-40kg), Gabriela Chibana (-44kg), Nathalia Capelan (-48kg), Camila Barreto (-52kg), Flávia Gomes (-57kg), Fernanda Santos (-63kg), Tainã Nery (-70kg), Samanta Almeida (+70kg), Antônio Silva (-51kg), Mike Chibana (-55kg), Matheus Garcia (-60kg), Gilberto Dauricio (-66kg), Ricardo Abreu (-73kg), Henrique Augusto (-81kg), Delan Monte (-90kg), Henrique Martins (+90kg). Já o time júnior terá Lumma Roberta Silva (-44kg), Milena Cristina Mendes (-48kg), Eleudis Valentim (-52kg), Giulia Penalber (-57kg), Adila Santos (-63kg), Nádia Merli (-70kg), Gislaine Araújo (-78kg), Bruna Santos (+78kg), Raphael Maique (-55kg), Felipe Silva (-60kg), Marcos Seixas (-66kg), Vinicius Panini (-73kg), Marcelo Ferreira (-81kg), Vitor Braga (-90kg), Jonas Inocêncio (-100kg) e Roberto Lucio Silva (+100kg).

“Tinha confiança que conquistaria um bom resultado na Copa do Mundo de Lisboa. Os treinos aqui na Europa são fortes e toda a equipe tem chance de brigar por medalhas”, diz Sarah Menezes, medalha de ouro no último fim de semana em Portugal.


O Brasil conquistou nesta temporada sete medalhas no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. Ouro com Sarah Menezes (Copa do Mundo de Lisboa) e Walter Santos (Copa do Mundo de Bucareste); prata com Luciano Correa (Grand Slam de Moscou) e Raquel Silva (Copa do Mundo de Lisboa); bronzes com Tiago Camilo (Grand Slam de Moscou), Hugo Pessanha (Copa do Mundo de Bucareste) e Danielli Yuri (Copa do Mundo de Lisboa).

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Carlos Alberto Barreto é reeleito no Rio Grande do Norte

Carlos Alberto Barreto foi reeleito em maio para mais quatro anos à frente da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte. Completam a diretoria da entidade o primeiro vice-presidente, Luiz Tarcísio Bezerra de Oliveira, e o segundo vice-presidente, Fábio Romano Freire.

Confira as notícias do Boletim Osotogari

Clique AQUI e faça o download.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Equipe Oi/Sogipa enfrenta maratona de competições internacionais neste final de semana

A maratona de competições internacionais para os atletas da equipe Oi/Sogipa não acabou. Representando o Brasil nos últimos dias, os judocas sogipanos já estiveram na Rússia, Romênia, Portugal, e ainda irão passar neste final de semana, 13 e 14 de junho, por Espanha, Itália, El Salvador e Rio de Janeiro.

O Torneio de Tre Torri (ITA), a Copa do Mundo de Madrid (ESP) e o Campeonato Pan-Americano Juvenil e Júnior, em El Salvador, com as duas equipes de base, além do Evento Teste do Grand Slam, no Rio de Janeiro, são as competições que estão na programação dos atletas da Oi/Sogipa dessa vez. Ao todo, são sete judocas que brigarão pelo lugar mais alto do pódio em diferentes pontos do Mundo.

Walter Santos (+100kg), campeão da Copa do Mundo de Bucareste, na Romênia, no último final de semana (dias 6 e 7), e Leandro Gonçalves (-100kg) vão medir forças no tradicional Torneio de Tre Torri, onde o bicampeão mundial João Derly já foi ouro. Natália Bordignon (-70kg) compete na Copa do Mundo de Madrid junto com a seleção feminina.
Há menos de um mês da realização do primeiro Grand Slam da história no País, Guilherme Luna (-81kg), Taciana Rezende de Lima (-48kg) e Rochelle Nunes (+78kg) participarão de um Desafio Internacional no Rio de Janeiro contra duas seleções estrangeiras: Rússia (masculino) e Colômbia (feminino). O Evento Teste ocorrerá neste domingo (14), no Maracanazinho.
Roberto Lucio Silva (+100kg), o Robertinho, disputa o Campeonato Pan-Americano Juvenil e Júnior, após vencer a seletiva nacional de Brasília no mês de maio. O sogipano, que embarca nesta quarta-feira (10), também está pré-classificado para o Campeonato Mundial júnior de Atenas, em outubro.

A equipe Oi/Sogipa é patrocinada por OI, BANRISUL e Sistema Educacional EADCON. Ela tem apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Espanha lança Copa do Mundo


Nesta quarta-feira, foi lançada em Las Rozas, na Espanha, a Copa do Mundo de Madrid, evento que acontece neste fim de semana e terá a participação da seleção brasileira feminina.

O evento contou com a presença de dirigentes do esporte local, incluindo o presidente da Federação Espanhola de Judô, Juan Carlos Barca. Além destes estava no lançamento um representante da candidatura olímpica Madrid 2016, Ernesto Pérez.

Flávio Canto estreia como comentarista no blog do Sensei SporTV

O medalhista olímpico e comentarista do SporTV, Flávio Canto, estreou uma coluna no blog do Sensei SporTV, programa sobre esportes de combate que vai ao ar sábado. Na sua primeira coluna, Flávio comenta sobre a temporada 2009 do judô brasileiro. Clique AQUI e confira o texto.

Resultado do Regional Catarinense

Disputado no último sábado em Catanduvas, o Campeonato Regional Catarinense Infantil e Infanto-Juvenil apresentou esta classificação (troféus) do evento:

INFANTIL (09/10 anos)
Feminino
1º CME DE CATANDUVAS
2º ASSOC. DESP. E CULTURAL TREZETILIENSE (Treze Tílias)
3º FME DE CONCÓRDIA

Masculino
1º CME DE CATANDUVAS
2º FME DE CONCÓRDIA
3º MAGRINI JUDÔ CLUBE (Maravilha)

INFANTO-JUVENIL (11/12 anos)
Feminino
1º ASSOC. DESP. E CULTURAL TREZETILIENSE (Treze Tílias)
2º FME DE CONCÓRDIA
3º CME DE CATANDUVAS

Masculino
1º ASSOCIAÇÃO MEIO OESTE DE JUDÔ (Joaçaba)
2º FME DE CONCÓRDIA
3º CME DE CATANDUVAS

Brasil pelo mundo em competições


Seis delegações e mais de 100 judocas ao redor do mundo. Este é o Raio-X do judô brasileiro no mês de junho, o maior em número de viagens e competições dos últimos dois ciclos olímpicos. Neste fim de semana (13 e 14), o país disputa a Copa do Mundo de Madrid (ESP) com a equipe feminina, Torneio de Tre Torri (ITA), seleção masculina, e o Campeonato Pan-Americano Juvenil e Júnior, em El Salvador, com as duas equipes de base, além do Evento Teste do Grand Slam, no Rio de Janeiro, com outras duas seleções brasileiras masculina e feminina.

“Nunca se viajou tanto na história do judô brasileiro. Este é o preço do crescimento da modalidade e é preciso sempre aumentar a estrutura para a máquina não parar”, diz o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson Pereira.

O judô brasileiro já visitou a Rússia, Romênia, Portugal e ainda estará na Espanha, El Salvador, Chile, além do Brasil, no Grand Slam do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo de Belo Horizonte.

“São dezenas de atletas e doze treinadores envolvidos. Até eu vou ter que atuar como técnico do Brasil no evento teste do Grand Slam neste domingo”, conta Ney Wilson.

Nesta quarta-feira (10) embarcam para a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil e Júnior 32 judocas. Juvenil: Bianca Lima (-40kg), Gabriela Chibana (-44kg), Nathalia Capelan (-48kg), Camila Barreto (-52kg), Flávia Gomes (-57kg), Fernanda Santos (-63kg), Tainã Nery (-70kg), Samanta Almeida (+70kg), Antônio Silva (-51kg), Mike Chibana (-55kg), Matheus Garcia (-60kg), Gilberto Dauricio (-66kg), Ricardo Abreu (-73kg), Henrique Augusto (-81kg), Delan Monte (-90kg), Henrique Martins (+90kg). Júnior: Lumma Roberta Silva (-44kg), Milena Cristina Mendes (-48kg), Eleudis Valentim (-52kg), Giulia Penalber (-57kg), Adila Santos (-63kg), Nádia Merli (-70kg), Gislaine Araújo (-78kg), Bruna Santos (+78kg), Raphael Maique (-55kg), Felipe Silva (-60kg), Marcos Seixas (-66kg), Vinicius Panini (-73kg), Marcelo Ferreira (-81kg), Vitor Braga (-90kg), Jonas Inocêncio (-100kg) e Roberto Lucio Silva (+100kg).

Na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha, competem Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Andressa Fernandes (-52kg), Raquel Silva (-52kg) Ketleyn Quadros (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Camila Minakawa (-63kg), Mariana Barros (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg).

No tradicional torneio de Tre Torri, na Itália, competem Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Alex Reiler (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

Há menos de um mês de realização do primeiro Grand Slam da história no país, o Comitê Organizador da CBJ optou em fazer no domingo um evento teste no Maracanazinho envolvendo o Brasil e outras duas seleções estrangeiras: Rússia (masculino) e Colômbia (feminino). O evento será de alto nível e terá a participação de três medalhistas olímpicos. Tiago Camilo (-90kg), Leandro Guilheiro (-73kg) e Carlos Honorato (-100kg). Além destes, lutam o amistoso Denilson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Guilherme Luna (-81kg), Daniel Hernandes (+100kg), Taciana Lima (-48kg), Regiane Carvalho (-52kg), Katherine Campos (-57kg), Bárbara Timo (-63kg), Marcia Costa (-70kg), Claudirene Cesar (-78kg)e Rochele Nunes (+78kg).

Além destes eventos, o Brasil embarca no próximo dia 18 para o Sul-Americano Juvenil e Júnior, no Chile, e disputa os Jogos da Lusofonia, em Portugal, em julho.

O Brasil conquistou nesta temporada sete medalhas no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. Ouro com Sarah Menezes (Copa do Mundo de Lisboa) e Walter Santos (Copa do Mundo de Bucareste); prata com Luciano Correa - FOTO -(Grand Slam de Moscou) e Raquel Silva (Copa do Mundo de Lisboa); bronzes com Tiago Camilo (Grand Slam de Moscou), Hugo Pessanha (Copa do Mundo de Bucareste) e Danielli Yuri (Copa do Mundo de Lisboa).

COB dá início nesta quinta a curso de gestão esportiva. Robnelson Felix, do Comitê Organizador do Grand Slam, estará presente

Investir na capacitação do profissional das Confederações Brasileiras Olímpicas em prol do desenvolvimento esportivo é uma das metas do Comitê Olímpico Brasileiro para este ciclo olímpico. Depois do Seminário de Desenvolvimento Esportivo, realizado em março, o COB promove agora o 1º Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), uma realização do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), com apoio dos Programas da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI). O CAGE terá a duração de 13 meses e será desenvolvido através de três módulos presenciais e três à distância. O primeiro módulo presencial do Curso será realizado na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, a partir desta quinta-feira, dia 11 de junho, até o dia 13. A partir das 9hs, o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, fará a abertura oficial do evento. O diretor esportivo do Judo World Tour, Robnelson Felix, participará o curso.

Nessa primeira edição, o curso será voltado para os diretores técnicos e profissionais que ocupam posições de nível executivo das Confederações Brasileiras Olímpicas.Os próximos módulos presenciais serão realizados em dezembro de 2009 e abril de 2010. O corpo docente será composto por Felipe Lucero, que atuará como gestor da ferramenta de ensino à distância; Antonio Carlos Gomes, que ficará a cargo das matérias de gestão estratégica e de recursos humanos; Marcos Felipe Magalhães, gestão financeira e marketing; Ricardo Trade, gestão de organizações esportivas olímpicas; e Edgar Hubner, com organização de grandes eventos.

O curso está estruturado em atividades teórico-práticas, dinâmicas, discussões em grupos e produção de trabalhos e projetos, de forma que todas essas ações possam ser transformadas em soluções concretas para as organizações esportivas do país. “A capacitação de profissionais é um caminho essencial para consolidação da base dos gestores e administradores esportivos. Pela primeira vez estamos organizando um curso desse nível, com a participação de profissionais gabaritados em diversas áreas”, disse Agberto Guimarães, gerente-geral de desenvolvimento esportivo da Superintendência Executiva de Esportes do COB e dos Programas da Solidariedade Olímpica para o Brasil. “Nosso principal foco é o atleta e para isso estamos reforçando o trabalho na base das confederações, promovendo seu desenvolvimento administrativo”, completou Agberto.

A primeira edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva abrange seis áreas de estudo: gestão de organizações esportivas olímpicas, estratégica, de recursos humanos, financeira, marketing e organização de grandes eventos. No momento, os 36 participantes indicados pelas Confederações estão estudando a publicação Managing Olympic Sport Organizations (MOSO), produzida pela Solidariedade Olímpica, em cooperação com o MEMOS (Master Executif en Management des Organisations Sportives), que norteará a programação do curso. Os participantes brasileiros que concluírem o curso receberão o certificado de Gestor Avançado de Esporte do COI.

Seleção feminina treina em Portugal


A seleção feminina está em treinamento em Lisboa, onde se prepara para a disputa da Copa do Mundo de Madrid, no próximo fim de semana. Na foto, a equipe brasileira posa ao lado dos judocas portugueses dos times sênior e júnior. Ao lado da treinadora Rosicléia Campos, o diretor técnico Luis Monteiro.

Brasil embarca nesta quarta-feira para o Pan Juvenil e Júnior

Nesta quarta-feira (10) embarcam para a disputa do Campeonato Pan-Americano Juvenil e Júnior 32 judocas. A competição será em El Salvador, neste fim de semana.

Na equipe Juvenil foram convocados: Bianca Lima (-40kg), Gabriela Chibana (-44kg), Nathalia Capelan (-48kg), Camila Barreto (-52kg), Flávia Gomes (-57kg), Fernanda Santos (-63kg), Tainã Nery (-70kg), Samanta Almeida (+70kg), Antônio Silva (-51kg), Mike Chibana (-55kg), Matheus Garcia (-60kg), Gilberto Dauricio (-66kg), Ricardo Abreu (-73kg), Henrique Augusto (-81kg), Delan Monte (-90kg), Henrique Martins (+90kg).

Já na Júnior Lumma Roberta Silva (-44kg), Milena Cristina Mendes (-48kg), Eleudis Valentim (-52kg), Giulia Penalber (-57kg), Adila Santos (-63kg), Nádia Merli (-70kg), Gislaine Araújo (-78kg), Bruna Santos (+78kg), Raphael Maique (-55kg), Felipe Silva (-60kg), Marcos Seixas (-66kg), Vinicius Panini (-73kg), Marcelo Ferreira (-81kg), Vitor Braga (-90kg), Jonas Inocêncio (-100kg) e Roberto Lucio Silva (+100kg).

terça-feira, 9 de junho de 2009

Inter, Instituto Pódium e Fundergs, parceiros por uma sociedade melhor


Dois campeões do mundo viraram parceiros na tarde desta terça-feira, 9 de junho: João Derly e Internacional. E quem ganhará com isso serão centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio da criação de um núcleo do Instituto Pódium no Gigantinho. O convênio, do qual a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) também faz parte, tem apoio da Sogipa e da Federação Gaúcha de Judô.

“É gratificante poder iniciar essa relação”, definiu o presidente colorado, Vitório Píffero. O dirigente salientou que esse é mais um passo do clube nos esportes olímpicos e, além disso, “fortalece o projeto social que visa ajudar os mais necessitados”. Os futuros alunos serão indicados pelo Inter e os treinamentos devem começar dentro de duas semanas.

João Derly não escondeu sua felicidade durante ao selar o convênio. Colorado, e devidamente vestido com a camisa vermelha, declarou estar muito contente.


“Estamos fazendo um trabalho gratificante que representa muito para as crianças. É bom ver o meu time colaborando para levar adiante este sonho.” Lembrou ainda dos tempos de categoria de base, quando enfrentar o Inter nos tatames, era um grande desafio.

O presidente da Fundergs, Solimar Charopen Gonçalves, também esteve presente na ocasião, assim como o vice-presidente de esportes da Sogipa, Alexandre Algeri, o diretor técnico da FGJ, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, e diretores do Internacional, que prestigiaram a assinatura do termo de acordo.

Atualmente, o Instituto Pódium atende, de forma gratuita, mais de 100 meninos e menias matriculadas na rede pública de ensino. Elas treinam judô desde 2008 no núcleo do Centro de Treinamento Esportivo do Estado (CETE). A nova iniciativa beneficiará 120 crianças. O professor Daniel Pires, responsável técnico no CETE, exercerá a mesma função no Internacional.

- crédito da foto: Márcia Vieira/Divulgação

Tiago Medina Assessoria de Imprensa - FGJ

Belo Dente/Minas garante 25 vagas na Seleção Mineira de Judô

A Belo Dente/Minas garantiu 25 vagas na Seleção Mineira para a disputa dos Campeonatos Brasileiros/Finais 2009. As vagas foram asseguradas em Seletiva Estadual que ocorreu no último domingo (7/6), na Arena Vivo, paralela à disputa do Campeonato Mineiro, no Minas I. Pelo Mineiro, os minastenistas conquistaram 35 medalhas de ouro, 21 de prata e 22 de bronze, garantindo os primeiros lugares no Sênior, Júnior, Juvenil e Pré-Juvenil e assegurando a segunda colocação no Infanto-Juvenil.

Competições Internacionais: Os judocas Ricardo Christoff Filho (-66kg) e Yuri Miranda (-73kg), os dois da Belo Dente/Minas, viajaram para a Eslovênia, onde ficarão até o dia 25/06, em treinamento de campo, evento organizado pela federação daquele país e também pelo Judô Klub Sankakau Celje. O ex-minastenista Pedro Guedes, que hoje é técnico na Eslovênia, acompanhará os judocas da Belo Dente/Minas.

Já o técnico Edmilson Guimarães e os atletas Pedro Almeida (-45kg), Federici Esmeraldo (-45), Lopes Marcatto (-50kg), Fonseca Polachini (-60kg), Longo Braga (-66kg), Cançado Mendonça (-50kg), Miraglia Ribeiro (-55kg), Souza de Carvalho (-57kg) e José da Silva (-60kg), além Sérgio Cota, chefe da delegação, viajam amanhã (10/06) para a Itália, em Catânia, para a disputa do Torneo Internazionale Citta dei Messina (13 e 14/6), o estágio em Lipari (15 a 19/6) e o 17º Torneo Internazionale Citta di Lipari (20 e 21/6). O retorno será no dia 24/6.

Enquanto isso, Ádila Santos, Marcos Seixas e Nathália Brígida disputam o Campeonato Pan-Americano Júnior em El Salvador, de quinta até segunda-feira (11 a 15/06). Já Erika Miranda e Ketleyn Quadros disputam a Etapa de Madri (Espanha) da Copa do Mundo de Judô, nos dias 13 e 14/06.Luciano Corrêa (-100kg), judoca da equipe Belo Dente/Minas e medalha deprata no Grand Slam de Moscou de Judô, continua em treinam ento de campona Eslovênia, onde fica até o dia 15/06. Depois ele seguirá para o Rio, onde fará mais treinamento de campo, até o dia 20/06, desta feita em conjunto com a equipe da Rússia. Depois dos treinamentos no Rio, Luciano Correa voltará pra Belo Horizonte, provavelmente no dia 22/06.

Foto exclusiva da seleção feminina em Portugal



Fotos das brasileiras classificadas na Copa do Mundo de Lisboa. Da esquerda para a direita: Natália Bordgnon (7 lugar), Camila Minakawa (5), Andressa Fernandes (5), Danielli Yuri (3), Raquel Silva (2) e Sarah Menezes (1).

Foto enviada pela treinadora da seleção brasileira Rosicléia Campos.

CBJ ganha página no Twitter



A Confederação Brasileira ganhou nesta terça-feira mais um canal de comunicação com os fãs do judô e a imprensa brasileira. A entidade acaba de inaugurar uma página no Twitter. www.twitter.com/noticiascbj

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria web ou por SMS.

KIAI conquista Copa Cidade de São Leopoldo

A KIAI Associação Canoense de Judô venceu, no último sábado, a Copa Cidade de São Leopoldo. Os judocas da equipe conquistaram 21 medalhas de ouro, 18 de prata e 16 de bronze, garantindo 275 pontos na classificação geral do torneio e estabelecendo a maior marca entre todos os torneios disputados em 2009 no Rio Grande do Sul. Além disso, a KIAI ainda assegurou três vagas para o Campeonato Brasileiro Juvenil, com os atletas Camila Barreto, Mychelle Vaz e Vilmar Chaves Jr. A disputa ocorrerá no mês de julho, em Natal, RN.

O treinador da KIAI, Douglas Potrich, destacou o resultado conquistado por seus atletas.

“Ficamos muito satisfeitos com a conquista desta etapa, já que vencemos um torneio importante e de quebra ainda tivemos a maior pontuação do ano nas disputas gaúchas”, avalia Potrich.

Paralelamente a isso, a KIAI participou das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última sexta-feira, 5 de junho. A associação realizou uma ação ambiental em parceria com a Prefeitura de Canoas, em duas ocasiões. Na sexta-feira, os judocas fizeram o plantio de mudas de árvores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, no bairro Fátima. Já no domingo, a mesma atividade ocorreu nas praças públicas de Canoas. No total, atletas, comissão técnica e familiares dos membros da KIAI plantarão mais de 40 mudas de diferentes tipos de árvores.

Potrich ainda valorizou a consciência ecológica da entidade. “A doação de mudas da Prefeitura de Canoas nos possibilitou realizar uma ação em prol do meio ambiente. Sabemos que não vamos salvar o mundo com estas 40 árvores, mas tentamos dar o bom exemplo e mostrar ao mundo que queremos ajudá-lo”, ressalta. Mais informações no site www.kiai.com.br.

Inter receberá núcleo do Instituto Pódium

O Rio Grande do Sul ganhará mais um importante aliado no combate à violência: o Sport Club Internacional. Por meio de uma parceria entre o clube, o Instituto Pódium e a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), 120 crianças em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com aulas de judô.

Os presidentes do Inter, Vitório Píffero, da Fundergs, Solimar Charopen Gonçalves, e do Instituto Pódium, João Derly, assinam às 14h30 desta terça-feira, dia 9, o convênio entre as três instituições. Os treinamentos ocorrerão no Ginásio Gigantinho e os critérios de seleção dos alunos serão divulgados nos próximos dias.

“É uma satisfação muito grande ter o Inter como parceiro neste projeto”, saúda o bicampeão do mundo. Derly lembra que o Instituto Pódium já leva aulas de judô para alunos de escolas públicas desde 2008, no núcleo criado no Centro de Treinamento Esportivo do Estado (CETE). “Estamos oferecendo um caminho saudável a elas”, afirma.

Para Antônio Carlos Pereira, o Kiko, diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, apoiadora da iniciativa, o esporte terá uma importância muito grande na vida das crianças: “O judô tem toda uma filosofia que só tem a beneficiar os jovens e quanto mais perto elas estiverem do tatame, mais longe estarão das drogas e de outros perigos da sociedade”.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Veja fotos de Walter Santos e Hugo Pessanha no pódio em Bucareste


Fotos enviadas pelo fisioterapeuta da seleção brasileira Thiago Takara.

Newsletter do mês de maio do Instituto Reação

Na newsletter do mês de maio, o Instituto Reação, idealizado pelo judoca medalhista olímpico Flávio Canto, teve diversas conquistas dentro dos tatames.

Faça AQUI o download da Newsletter.

Ouro, Walter Santos disse aos colegas de treino que queria ir bem na Romênia

Quando embarcou para Bucareste, Walter Santos revelou aos colegas o objetivo de fazer uma boa apresentação lá, uma vez que 2009 é o ano de estreia da Seleção Brasileira nessa etapa da Copa do Mundo. O atleta da categoria pesado levou isso ao pé da letra e irá retornar ao país com a medalha de ouro no peito, a única conquistada por um brasileiro na Romênia.

Para chegar ao degrau mais alto do pódio, Waltinho venceu três confrontos. Na primeira rodada, por ippon sobre o romeno Gabriel Munteanu. Em seguida, ganhou por waza-ari de Valeriu Perdivara, também da Romênia. Na grande final, derrotou o esloveno Mitja Jenus com o golpe perfeito do judô e selou a conquista.

O outro representante do Rio Grande do Sul no leste europeu, o meio-pesado Leandro Gonçalves, foi derrotado na primeira luta, ante Lukas Krpálek, da República Tcheca, que mais tarde sagrou-se campeão na classe. Em Lisboa, onde a Seleção feminina disputou outra etapa de Copa do Mundo, a gaúcha Natália Bordignon encerrou sua participação em sétimo.

Somando os resultados das duas competições disputadas pelo Brasil neste final de semana, Copas do Mundo de Lisboa e Bucareste, os judocas do País conquistaram quatro medalhas, além da de Walter Santos: ouro com Sarah Menezes (-48kg), prata com Raquel Silva (-52kg) e bronze com Danielli Yuri (-63kg) e Hugo Pessanha (-90kg).

Assessoria de imprensa da Federação Gaúcha de Judô

Belo Dente/Minas vence o Mineiro de Judô

No Campeonato Mineiro de Judô disputado no fim de semana, na Arena Vivo, a equipe Belo Dente/Minas ficou em primeiro lugar no Sênior, Júnior, Juvenil e Pré-Juvenil e segunda colocada no Infanto-Juvenil.

Hugo Pessanha (-9d0kg), da equipe Belo Dente/Minas, ficou com a medalha de bronze na etapa a Copa do Mundo de Bucareste, na Romênia, disputada no fim de semana.

Luciano Corrêa (-100kg), também judoca da equipe Belo Dente/Minas e medalha de prata no Grand Slam de Moscou de Judô, continua em treinamento de campo na Eslovênia, onde fica até o dia 15/06. Depois ele seguirá para o Rio, onde fará mais treinamento de campo, até o dia 20/06, desta feita em conjunto com a equipe da Rússia. Depois dos treinamentos no Rio, Luciano Correa voltará pra Belo Horizonte, provavelmente no dia 22/06.

domingo, 7 de junho de 2009

Resultados das Copas do Mundo de Bucareste e Lisboa (dia 2)

Bucareste

-81 kg

1. DUMINICA, Valeriu (MDA)
2. TOMA, Sergiu (MDA)
3. SEDEJ, Aljaz (SLO)
3. VASYLENKO, Artem (UKR)
5. CAROLLO, Giovanni (ITA)
5. CSOKNYAI, Laszlo (HUN)
7. BRUYERE, Francesco (ITA)
7. LIMA, Diogo (POR)

-90 kg
1. MAMMADOV, Elkhan (AZE)
2. RANDL, Milan (SVK)
3. BUFFET, Romain (FRA)
3. PESSANHA, Hugo (BRA)
5. BARBULESCU, Bogdan (ROU)
5. LAREM, Kacper (POL)
7. BOTNARENCO, Ion (MDA)
7. RADU, Valentin (ROU)

-100 kg
1. KRPALEK, Lukas (CZE)
2. HADFI, Daniel (HUN)
3. BORIN, Alberto (ITA)
3. MATEI, Daniel (ROU)
5. CLEMENT, Maxime (FRA)
5. PACEK, Martin (SWE)
7. AGUIAR, Alex (BRA)
7. POLYANSKYY, Vitaliy (UKR)

+100 kg
1. SANTOS, Walter (BRA)
2. JENUS, Mitja (SLO)
3. MUNTEANU, Gabriel (ROU)
3. SIMIONESCU, Vladut George (ROU)
5. FREZZA, Alexandro (ITA)
5. PERDIVARA, Valeriu (ROU)
7. JOHANSSON, Christoffer (SWE)
7. KOCATURK, Remzi (TUR)



Lisboa


-63 kg
1. STAM, Esther (NED)
2. POLI, Anne Laure (FRA)
3. TIAN, Yunlu (CHN)
3. YURI, Danielli (BRA)
5. CACHOLA, Ana (POR)
5. MINAKAWA, Camila (BRA)
7. LABHIH, Khadija (FRA)
7. STEINMETZ, Stephanie (GER)

-70 kg
1. GREVE, Elisabeth (GER)
2. ROBRA, Juliane (SUI)
3. BOLDER, Linda (NED)
3. MARZOK, Iljana (GER)
5. BANDEL, Barbara (GER)
5. POGORZELEC, Daria (POL)
7. BORDIGNON, Natalia (BRA)
7. MARINOSCI, Marianna (ITA)

-78 kg
1. RAMIREZ, Yahima (POR)
2. MENTOUOPOU, Geraldine (FRA)
3. SCHOONDERBEEK, Rachel (NED)
3. VAN DIJK, Karin (NED)
5. EIGLOVA, Alena (CZE)
5. LIU, Meilu (CHN)
7. HEISE, Annika (GER)
7. ULRICH, Marjorie (FRA)

+78 kg
1. WU, Xiaowei (CHN)
2. UILENHOED, Carola (NED)
3. PFEIFER, Julia (AUT)
3. XUE, Yuan (CHN)
5. ALONSO, Alicia (ESP)
5. COSTA, Joana (POR)

Fotos dos treinos do Brasil em Bucareste




Foto enviada pelo treinador da seleção brasileira, Luiz Shinohara.


Clique AQUI e veja mais fotos

Walter Santos é ouro. Hugo Pessanha e Danielli Yuri ficam com bronze neste domingo


O judô brasileiro voltou a subir no topo do pódio em copas do mundo da modalidade neste domingo (7), desta vez na etapa de Bucareste, na Romênia. Walter Santos - FOTO - (+100kg) superou o esloveno Mitja Jenus por ippon na decisão e ficou com a medalha de ouro. Entre os médios (-90kg), Hugo Pessanha foi bronze. Após a medalha de ouro conquistada neste sábado por Sarah Menezes, as mulheres também voltaram a medalhar em Portugal, na Copa do Mundo de Lisboa. Danielli Yuri, da categoria meio-médio (-63kg) foi bronze. As copas do mundo contam pontos para o ranking mundial da Federação Internacional. O ouro vale 100 pontos, a prata 60 e o bronze 40.

O Brasil termina a disputa das copas do mundo de Bucareste e Lisboa com cinco medalhas: ouro com Sarah Menezes (-48kg) e Walter Santos (+100kg), prata com Raquel Silva (-52kg) e bronze com Danielli Yuri (-63kg) e Hugo Pessanha (-90kg).

Para chegar ao ouro, Walter Santos passou por dois judocas da Romênia. Na primeira rodada, ippon sobre Gabriel Munteanu. Depois superou por wazari Valeriu Perdivara. Hugo Pessanha garantiu a medalha de bronze começando com ippon no ucraniano Dmytro Markov. Na sequencia bateu o francês Romain Buffet por yuko. Na semifinal da categoria, Hugo acabou superado por Milan Randl, da Eslováquia, por ippon (dois wazari) e na disputa pelo bronze, vitória por yuko no romeno Bogdan Barbulescu.

Em Portugal, Danielli Yuri precisou de quatro lutas para garantir o bronze. Na primeira rodada venceu a portuguesa Filipa Almeida por yuko. Depois, passou por Khadija Labhih por yuko. Na semifinal, foi derrotada por ippon (dois wazari) pela holandesa Esther Stan. Na luta pela medalha de bronze, Yuri teve pela frente a compatriota Camila Minakawa e levou a melhor com uma vitória por yuko.

Além das medalhas, o Brasil conquistou um quinto e dois sétimos lugares neste domingo: Camila MInakawa (-63kg) – 5 lugar - Alex Aguiar (-100kg) e Natália Bordgnon (-70kg).

Yuri e Minakawa fazem duelo brazuca pelo bronze em Lisboa

As brasileiras Danielli Yuri e Camila Minakawa fazem um duelo caseiro pela disputa da medalha de bronze na Copa do Mundo de Lisboa. As judocas da categoria meio-médio (-63kg) se enfrentam em instantes.