sábado, 13 de junho de 2009

PRESS RELEASE: Seleção feminina fatura dois ouros na Copa do Mundo de Madrid

As judocas Sarah Menezes (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg) conquistaram neste sábado (13) a medalha de ouro na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha. Com o resultado, as brasileiras somam 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô. Sarah e Rafaela são as atuais campeãs mundiais júnior em suas categorias. Neste domingo (14) competem Camila Minakawa (-63kg), Danielli Yuri (-63kg) e Natália Bordignon (-70kg).

“A equipe feminina vem mostrando seu amadurecimento e, acima de tudo, o crescimento técnico das atletas. Com atletas jovens, conquistou o respeito e admiração dos outros países e quando descobrem que na seleção ainda há atletas da categoria júnior, essa impressão é ainda melhor. A Confederação Brasileira de Judô e a Comissão Técnica acertaram em investir nesta equipe jovem, dando a oportunidade do amadurecimento em competições de alto nível”, diz a técnica da seleção feminina do Brasil, Rosicléia Campos.

Para chegar ao seu segundo ouro em copas do mundo neste ano, já que no último fim de semana foi campeã na etapa de Portugal do circuito, Sarah Menezes venceu todas as lutas por ippon. Na estreia superou a belga Amelie Rosseneu e, na semifinal passou por Song Pak Ok, da Coréia do Norte. Na decisão, vitória sobre Tetyana Lusnikova, da Ucrânia.

Rafaela Silva precisou fazer cinco lutas para subir no lugar mais alto do pódio. No primeiro combate venceu com um ippon a espanhola Yahaira Aguirre. Na sequencia outro ippon, desta vez sobre Tugba Zehir, da Turquia. Na terceira luta, passou pela holandesa Michelle Diemeer com mais um ippon. Na semifinal, bateu a romena Stefania Andreea Chutu por wazari e na final voltou a vencer uma atleta da Romênia: Corina Caprioriu. A vitória na final veio com outro ippon.
Nascida no Piauí, Sarah Menezes foi a primeira judoca na história do estado a se classificar para uma olimpíada.

Rafaela Silva garantiu a segunda medalha para a família em copas do mundo na categoria sênior. Na semana passada, sua irmã Raquel foi prata na Copa do Mundo de Lisboa. As duas atletas fazem parte da ONG Instituto Reação, do medalhista olímpico Flávio Canto.

Além dos dois ouros de Rafaela e Sarah, o país ficou na quinta colocação na categoria até 57kg com Mariana Barros e em sétimo lugar com Ketleyn Quadros.