segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ouro, Walter Santos disse aos colegas de treino que queria ir bem na Romênia

Quando embarcou para Bucareste, Walter Santos revelou aos colegas o objetivo de fazer uma boa apresentação lá, uma vez que 2009 é o ano de estreia da Seleção Brasileira nessa etapa da Copa do Mundo. O atleta da categoria pesado levou isso ao pé da letra e irá retornar ao país com a medalha de ouro no peito, a única conquistada por um brasileiro na Romênia.

Para chegar ao degrau mais alto do pódio, Waltinho venceu três confrontos. Na primeira rodada, por ippon sobre o romeno Gabriel Munteanu. Em seguida, ganhou por waza-ari de Valeriu Perdivara, também da Romênia. Na grande final, derrotou o esloveno Mitja Jenus com o golpe perfeito do judô e selou a conquista.

O outro representante do Rio Grande do Sul no leste europeu, o meio-pesado Leandro Gonçalves, foi derrotado na primeira luta, ante Lukas Krpálek, da República Tcheca, que mais tarde sagrou-se campeão na classe. Em Lisboa, onde a Seleção feminina disputou outra etapa de Copa do Mundo, a gaúcha Natália Bordignon encerrou sua participação em sétimo.

Somando os resultados das duas competições disputadas pelo Brasil neste final de semana, Copas do Mundo de Lisboa e Bucareste, os judocas do País conquistaram quatro medalhas, além da de Walter Santos: ouro com Sarah Menezes (-48kg), prata com Raquel Silva (-52kg) e bronze com Danielli Yuri (-63kg) e Hugo Pessanha (-90kg).

Assessoria de imprensa da Federação Gaúcha de Judô