sábado, 30 de maio de 2009

Guilheiro é quinto em Moscou

O Brasil não subiu ao pódio no primeiro dia do IJF Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial que divide entre os medalhistas uma premiação de US$ 150 mil dólares e dá 300 pontos no ranking mundial ao campeão, 180 ao segundo e 120 ao terceiro colocado. Leandro Guilheiro foi o brasileiro que chegou mais longe, vencendo suas duas primeiras lutas (KAZ e POL) e sendo derrotado apenas pelo russo Mansur Isaev no peso leve. Com o resultado, o duas vezes medalhista olímpico Guilheiro terminou em quinto lugar e soma mais 60 pontos no ranking. Já o bicampeão mundial João Derly venceu seu primeiro confronto (contra o coreano Jun-Ho Cho), mas perdeu na rodada seguinte para o mongol Khishigbayar Buuveibaatar e deixa Moscou com mais 36 pontos na lista.

Os ligeiros Denílson Lourenço e Felipe Kitadai, que perderam respectivamente para medalhista olímpico (bronze) Rishod Sobirov (UZB) e o campeão olímpico Min-Ho Choi (KOR), não puderam sequer voltar depois da derrota para ainda lutar pelo bronze, uma vez que o novo sistema de disputa do judô iniciado em 2009 já não prevê a realização de repescagem. O mesmo aconteceu com Taciana Lima (perdeu para Tomoko Fukumi, JPN) e Felipe Braga, derrotado por Mario Schendel (GER).

“Sobirov mudou completamente o estilo, usando mais a esquerda e travou o meu jogo”, lamentou Denílson Lourenço, que competiu pela primeira vez sem o sistema de repescagem. “Agora ficou muito mais tudo ou nada. É entrar em cada luta como se fosse uma final. Estranhei um pouco mas essa é a nova realidade”, comentou o ligeiro.

O primeiro Grand Slam organizado em Moscou promoveu uma volta ao passado para atletas que sonham com a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Foi no ginásio construído especialmente para receber o judô n os Jogos de Moscou, em 1980, que 325 atletas de 39 países se encontraram para a disputa de uma das mais importantes competições do Circuito da Federação Internacional de Judô (FIJ). O próximo Grand Slam será no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de julho. O circuito inclui ainda Paris (fevereiro) e Tóquio (dezembro), além de etapas de Grand Prix e Copas do Mundo, com menor premiação em dinheiro e pontuação.

Para chaves completas acesse: www.ippon.org

Manoela Penna, de Moscou

Brasil conquista medalhas no Mundial Veteranos

O Brasil subiu ao pódio no Campeonato Mundial de Veteranos, na Alemanha. No primeiro evento da categoria organizado pela Federação Internacional de Judô, o Brasil foi representado por 23 atletas. Participam 875 atletas (com idade a partir de 30 anos) de 48 países dos cinco continentes.

Veja as medalhas:
Gleyson Alves (M2, -60kg), ouro
Joseph Guilherme (M2, -100kg), ouro

Denison Santos (M2, -81kg), prata
Edson Rogeiro Oliveira (M1, + 100kg), prata
Rogeria Cozendey (F2, + 78kg), prata

Geracino Bomfim (M9, -81kg), bronze
Erica Paz (F1, -57kg), bronze

Resultados do Brasil em Moscou (dia 1)

-60kg:

Denílson Lourenço perdeu por waza-ari (shido) para Rishod Sobirov (UZB)

Felipe Kitadai perdeu por ippon para Min-Ho Choi (KOR)

-66kg:

João Derly venceu por waza-ari (shido) Jun-Ho Cho (KOR) // Perdeu por ippon (golden score) para Khishigbayar Buuveibaatar (MGL)

-73kg:

Leandro Guilheiro venceu por koka Rashit Kibayev (KAZ) // Venceu por yuko (shido) Tomasz Adamiec //Quartas-de-final: perdeu por ippon para Mansur Isaev (RUS)

Felipe Braga perdeu para Mario Schendel (GER) por yuko

-48kg:

Taciana Lima perdeu por ippon para Tomoko Fukumi (JPN)


Manoela Penna, de Moscou

Shinohara volta ao palco dos Jogos Olímpicos de 1980

O técnico da seleção brasileira masculina, Luiz Shinohara, fez uma "viagem no tempo" ao entrar no ginásio Druzhba (que, em russo, significa amizade). Foi neste local que Shinohara, então competindo no peso ligeiro, disputou os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980. Pouco parece ter mudado no ginásio de concreto à beira do rio que leva o nome da capital russa.

"Quando entrei aqui fiquei tentando lembrar como era nas Olimpíadas. O acesso dos atletas e a área de aquecimento eram em local diferente", recorda Shinohara. "Mas não consigo lembrar muito mais... já faz muito tempo!", desconversa o treinador.

Manoela Penna, de Moscou

Brasileiros lutam em Moscou

Começou há pouco o Grand Slam de Moscou, no ginásio Druzhba. Os brasileiros já estão em ação. O bicampeão mundial João Derly derrotou por waza-ari (shido) o coreano Jun-Ho Cho. No leve, Leandro Guilheiro passou por koka por Rashit Kibayev (KAZ). Os ligeiros não tiveram a mesma sorte: Felipe Kitadai perdeu por ippon para o campeão olímpico Min-Ho Choi (KOR) e Denílson Lourenço foi derrotado por waza-ari (shido) por Rishod Sobirov (UZB), bronze em Pequim 2008. Felipe Braga, o segundo representante do Brasil entre os leves, perdeu para o alemão Mario Schendel por yuko.

No feminino, a única representante Taciana Lima, no ligeiro, ainda não lutou. Ela deverá entrar no tatame em instantes para enfrentar Tomoko Fukumi (JPN).

Manoela Penna, de Moscou

sexta-feira, 29 de maio de 2009

STJD do judô aplica pena de um ano ao atleta Victor Penalber


O judoca Victor Penalber teve definida nesta sexta-feira (29) a pena de um ano para o caso de doping pelo uso da substância furosemida durante o Campeonato Mundial de Equipes, em outubro de 2008. Esta decisão será encaminhada pela Confederação Brasileira de Judô à Federação Internacional de Judô (FIJ) e Wada (Agencia Mundial Anti-Doping), que darão a palavra final sobre o caso.

Com a divergência aberta pelo Auditor Alexandre Monguilhott, o atleta foi considerado culpado pela unanimidade dos auditores, sendo, porém, por maioria, aplicada a pena de um ano de suspensão, com o placar de 4 votos a 3. O julgamento teve duas horas de duração e ocorreu em Florianópolis (SC).

Já em Moscou, Luciano Corrêa continua treinando para o Grand Slam

O atual campeão mundial de judô na categoria -100kg, Luciano Corrêa, desembarcou ontem, em Moscou – cidade-sede do segundo Grand Slam do ano -, para participar de uma das etapas mais importantes do Circuito Mundial. A fim de manter o embalo para as lutas que começam no domingo (31), a delegação brasileira está concentrada e continua treinando entre si.

O judoca da Belo Dente/Minas treina enquanto aguarda a sua luta, depois de amanhã. Vindo de uma boa maratona de práticas físicas e técnicas, Luciano Corrêa se sente bem-preparado para a competição.

“Estou concentrado. Vou aproveitar esses dias que antecedem a minha luta para continuar treinando. Quero subir confiante no tatame. Será uma disputa importante e quero estar pronto para ela”, afirmou Corrêa.

Com informações da assessoria de imprensa do atleta

Confira em primeira mão os adversários dos brasileiros no Grand Slam de Moscou

Confira em primeira mão os adversários dos brasileiros no Grand Slam de Moscou, que acontece neste fim de semana. Não perca, a competição terá transmissão AO VIVO pelo SporTV2 (canal 38 da net/sky).

Clique e veja as chaves:

-48kg - Taciana Lima

-60kg - Denílson Lourenço e Felipe Kitadai

-66kg - João Derly

-73kg - Felipe Braga e Leandro Guilheiro

-81kg - Guilherme Luna

-90kg - Eduardo Santos e Tiago Camilo

-100kg - Luciano Correa

+100kg - Daniel Hernandes

Moscou receberá feras de todo o mundo

O segundo Grand Slam da temporada vai reunir em Moscou 251 atletas de 35 países representando os cinco continentes. O Grand Slam de Moscou tem premiação de US$ 150 mil para ser distribuída entre os medalhistas. O evento conta pontos para o Ranking Mundial da Federação Interacional.

Um dos destaques será Min Ho Choi, campeão olímpico em Pequim 2008 na categoria até 60kg. O judoca retorna aos tatames após se recuperar da temporada pesada. Eleito o melhor judoca de 2008, Choi terá a companhia de Ki-Chun Wang, prata em Pequim e campeão mundial 2007 (-73kg).

A França será representada pelo medalhista olímpico Benjamin Darbelet, que vai tentar repetir o resultado do Grand Slam de Paris (prata). Só que desta vez Darbelet competirá na categoria -73kg. Normalmente, o francês luta entre os meio-leves. Também lutam pela França Gevrise Emane, campeã mundial, e Stephanie Possamai, bronze em Pequim no -78kg.

A portuguesa Telma Monteiro será outra atração. Após surpreender o mundo ao se adaptar rapidamente na categoria -57kg, antes lutava no -52kg, Telma busca manter a boa fase, já que foi campeã da Europa e também do Grand Prix de Hamburgo.

Pelo continente africano, destacam-se o egipcio Hesham Mesbah (-90kg), bronze em Pequim 2008, Amar Benikhlef (-100kg), da Argélia, e Anys Chedli (-100kg), da Tunísia. Estes atletas comprovam a força do judô mundialmente.

Com informações do site da FIJ http://www.intjudo.com/

SporTV transmite Grand Slam de Moscou AO VIVO


O SporTV 2 (Canal 38 da Net/Sky) transmite AO VIVO neste fim de semana (30 e 31/5), a partir das 9h, o Grand Slam de Moscou. A emissora passará a disputa das semifinais e finais do evento. Os comentários serão do medalhista olímpico Flávio Canto.


O Brasil será representado no evento por Taciana Lima(-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg),Leandro Guilheiro (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), EduardoSantos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Brasil disputa do Grand Slam de Moscou neste fim de semana


A seleção brasileira de judô disputa a partir deste sábado (30) o Grand Slam deMoscou, na Rússia. O evento vale pontos para o ranking mundial da FederaçãoInternacional de Judô e o Brasil será representado no evento por Taciana Lima (-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes(+100kg).

No sábado (30), lutam Taciana Lima, Denílson Lourenço, Felipe Kitadai, João Derly,Leandro Guilheiro e Felipe Braga. Já no domingo (31), estarão em ação Guilherme Luna, Eduardo Santos, Tiago Camilo, Luciano Correa e Daniel Hernandes.

O Grand Slam de Moscou marcará a volta do medalhista olímpico Tiago Camilo aostatames internacionais. E também a estreia do judoca fora do país na categoria médio (-90kg). Em dezembro de 2008 Tiago Camilo se consagrou campeão do Grand Prix Nacional Interclubes pelo Pinheiros (SP) já lutando no novo peso.

"Estou bastante animado para voltar a competir internacionalmente. Me sinto preparado e tenho certeza que em Moscou será um grande evento, de alto nível e com atletas difíceis. Vou conseguir ter um parâmetro do como posso me sair nesta nova categoria”, diz Tiago Camilo, prata nos jogos olímpicos de Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008.

Tiago retorna 11 anos depois à capital russa para uma competição individual. Em1998, o judoca foi campeão dos Jogos da Juventude e despontou no cenário mundial.

“Tenho lembranças muito boas de Moscou. A competição terá um gosto especial para mim”, diz.

Brasil conquista dois bronzes no Mundial de Veteranos

Dois judocas brasileiros conquistaram dois bronzes no primeiro dia de disputa do Campeonato Mundial de Veteranos, que acontece até domingo na Alemanha.

Geracino Bonfim foi bronze na categoria até 81kg M9. Erica Paz foi a terceira colocada na F1 -57kg.

Mais informações no site www.ippon.org

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ippon.org já tem infos sobre o Grand Slam de Moscou


Com 251 atletas de 35 países, Moscou recebe a segunda etapa do Grand Slam da Federação Internacional de Judô. E o site http://www.ippon.org/ já tem diversar informações sobre o evento. Confira!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ranking estadual mostra equilíbrio de forças no Rio Grande do Sul

O judô gaúcho está podendo acompanhar uma disputa a parte em 2009. Além de torcer por seus atletas nas competições nacionais e internacionais, os treinadores do Estado comemoram cada ponto conquistado por seus competidores nos torneios da Federação. Isso fica demonstrado no equilíbrio do ranking da entidade neste ano.

Enquanto a Sogipa lidera tranquila, a briga pela segundo posição se acirra cada vez mais, com três filiadas disputando pódio a pódio o vice. O clube de Porto Alegre soma hoje 4.132 pontos. Kiai com 1.925; Caju (1.891) e GN União, que tem 1.876, vêm logo atrás, respectivamente de segundo a quarto lugares.

“É uma disputa muito sadia entre os nossos professores e atletas. Por mim, ficará dessa forma até a última luta do último campeonato do ano”, vibra o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira. Para o dirigente, este emparelhamento demonstra o nivelamento entre as equipes. “O judô gaúcho prova que está forte.”

“Há anos que o ranking não era muito considerado, porém desde o ano passado, voltou a ter uma visibilidade maior, que em 2009 cresceu ainda mais, devido a entrada de novas associações”, acredita o professor Douglas Pötrich, da Kiai, de Canoas, segunda colocada em 2008. “Isso é reflexo de trabalho e organização da FGJ”, afirma.

A rigor, todas as competições valem pontos, como ficou especificado no regulamento do ranking. Os torneios mais disputados, contudo, por contarem com o maior número de filiadas, acabam sendo os realizados no Rio Grande do Sul. O próximo compromisso que reunirá judocas de todas as regiões é a Copa São Leopoldo, em 6 de junho.

Flávio Pereira, sensei da também canoense Caju, credita a boa posição ao planejamento: “A Caju é mais uma entidade formadora de atletas. Da categoria mirim à pré-juvenil somos fortes, por isso enfatizamos essas equipes. O trabalho desenvolvido aqui está dando certo, pois estamos conseguindo cumprir as metas estabelecidas nas reuniões técnicas”.
Por sua vez, César Cação, diretor do departamento de judô do Grêmio Náutico União, garante:

“Nosso objetivo é chegar na frente”. E, para isso, revela a estratégia do clube porto-alegrense: “Existe um incentivo. Aumentamos o tempo e o tipo de treinamento para dar maior enfoque aos atletas”.

No final do ano, os atletas e as associações melhores colocadas no ranking da FGJ receberão diversas premiações – inclusive em dinheiro – da entidade que rege o judô gaúcho. Para o presidente Carlos Eurico, “o ranking é uma das maneiras de incentivar nosso esporte no Estado”. Ele acredita que “os participantes tentam dar o melhor de si. No fim, todo mundo ganha com isso”.

O regulamento e a atual classificação do ranking (geral, masculino e feminino e por categoria) podem ser conferidos no site da FGJ, pelo endereço http://www.judors.com.br/.

GRAND SLAM DE MOSCOU – Cinco atletas do Rio Grande do Sul embarcam nesta quarta-feira, 27 de maio, para a Rússia, onde irão disputar o Grand Slam de Moscou. São eles: João Derly (-66kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg) e Taciana Rezende (-48kg).

Comitê Organizador do Grand Slam do Rio já está em Moscou

Integrantes do Comitê Organizador do Grand Slam do Rio de Janeiro já estão em Moscou, sede neste fim de semana da etapa russa do Grand Slam. O diretor executivo do evento, Maurício Santos, o coordenador Ualber Dias, além de Fernanda Barreiros (administrativo) e a campeã dos jogos pan-americanos, Vânia Ishii chegaram nesta quarta-feira à capital da Rússia.

A equipe montará no torneio um stand de lançamento do Grand Slam do Rio e também fará uma série de observações dos diversos setores do evento.

terça-feira, 26 de maio de 2009

20 anos depois, Pereira recebe título de FIJ A


Atuando desde 1970 na arbitragem, o coordenador nacional da CBJ, José Pereira Silva, recebeu no último fim de semana, em Vitória (ES), o título honorário de árbitro FIJ A, pelos serviços prestados ao judô.

Pereira chegou a função de FIJ B há 20 anos atrás, já com 60 anos de idade, o que impossibilitou que atuasse internacionalmente. Como conseqüência, acabou não tendo o direito de fazer o exame para FIJ A, já que não havia expectativa em atuar num campeonato mundial ou olimpíada.

“Na ocasião, acabei encerrando minha carreira como árbitro. De lá para cá foram 20 anos de muito trabalho nos diversos níveis de atuação. Acredito que tenha sido uma forma de corrigir um erro e não ter podido chegar ao nível que gostaria. Acredito que quando se faz as coisas por amor, a tendência é ter sucesso um dia. Agradeço às pessoas que ajudaram neste reconhecimento e me prestigiaram, principalmente o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, pelo qual tenho grande amizade”, conta Pereira.

Tadahiro Nomura de olho nas Olimpíadas de Londres 2012

O japonês Tadahiro Nomura, primeiro tricampeão olímpico da história, anunciou que vai continuar a carreira. Nomura quer a quarta medalha de ouro olímpica nos Jogos de Londres 2012.

Aos 34 anos, Nomura ficou de fora dos jogos de Pequim 2008 ao ser derrotado na seletiva japonesa, além de ter sido submetido a uma cirurgia no joelho direito logo depois.

Os planos de Nomura visam reabilitação física e o judoca deve voltar aos tatames no fim do ano, na Copa Kodokan, em novembro.

Você sabia?

Que a França é o país que conquistou mais medalhas em campeonatos europeus? Foram 351 medalhas, sendo 133 de ouro.
Entre os homens, Bernard Parist subiu ao pódio nove vezes e conquistou três ouros. Já no feminino, Natalina Lupino esteve 10 vezes entre as três atletas mais bem colocadas do torneio. E uma vez foi campeã.

Pedro Guedes inicia a carreira de técnico na Eslovênia


Medalha de bronze na Copa Jigoro Kano 2007, o judoca Pedro Guedes dá início na Eslovênia à carreira de treinador. Pedro atua como técnico da equipe júnior e auxiliar do time principal do Judo Klub Sankaku, o principal do país há dois meses.


"Após o encerramento da minha carreira profissional no judô, recebi uma proposta de trabalho em um clube na Eslovênia, um pequeno país do Leste Europeu. Entre as conquistas do Sankaku estão duas medalhas olímpicas, três medalhas em campeonatos mundiais e diversas em campeonatos europeus e copas do mundo. O judô aqui é bem tradicional, como em todo Leste Europeu. Aceitei a proposta de trabalho e há dois meses me mudei juntamente com minha esposa. Estou gostando dessa experiência e está sendo um grande aprendizado", disse Pedro.

Seleção embarca nesta quarta-feira para o Grand Slam de Moscou

A seleção brasileira de judô embarca nesta quarta-feira (27/5) para a Rússia, onde disputa nos dias 30 e 31 de maio o Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial. O Brasil será representado no evento por Taciana Lima (-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Válido pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, o Grand Slam distribui pontos para a lista. A medalha de ouro equivale à 300 pontos. Atualmente o brasileiro mais bem colocado no ranking é o meio-leve João Derly, com 180 pontos.

“O Grand Slam não é apenas uma questão de nomenclatura. É um evento de alto nível. Pude acompanhar pela TV o Grand Slam da França e, em Moscou, a disputa será acirrada. Estou fisicamente muito bem, sem nenhuma lesão. Com paciência vou em busca da minha melhor performance em cada torneio que disputo”, diz o medalhista de bronze nas olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008, Leandro Guilheiro.

O embarque da equipe será no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no voo da Air France às 16h20min.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Resultados completos do Campeonato Asiático


Confira os resultados completos do Campeonato Asiático:



-60 kg

1.BOLDBAATAR, Ganbat(MGL)
2.KIM, Kyong Jin(PRK)
3.CHOI, Gwang Hyeon(KOR)
3.SOBIROV, Rishod(UZB)
5.DARWICH, Fadi(SYR)
5.MAJRASHI, Eisa(KSA)
7.PATOMKULNITI, Supapon(THA)
7.UTARBAYEV, Salamat(KAZ)

-66 kg

1.EGUSA, Tatsuaki(JPN)
2.AN, Jeong Hwan(KOR)
3.KUBAKAEV, Azat(KGZ)
3.MIYARAGCHAA, Sanjaasu(MGL)
5.IROM, Sanju Singh(IND)
5.PAK, Chol Min(PRK)
7.ALALI, Eisa(KUW)
7.WU, Ritubilige(CHN)

-73 kg

1.BANG, Gui Man(KOR)
2.YADAV, Ramashrey(IND)
3.KIM, Chol Su(PRK)
3.NYAM-OCHIR, Sainjarga(MGL)
5.HUANG, Chun-Ta(TPE)
5.NURMUHAMMEDOV, Guvanc(TKM)
7.AYAD, Yassir(KSA)
7.KALDANI, Abdulaziz(KUW)

-81 kg

1.KIM, Jae Bum(KOR)
2.TAKAMATSU, Masahiro(JPN)
3.GUO, Lei(CHN)
3.MUMINOV, Shokir(UZB)
5.DASHDAVAA, Gantumur(MGL)
5.KAINAZAROV, Zholdoshk(KGZ)
7.MAIRAJ, MAIRAJ(PAK)
7.WU, Chen-Ying(TPE)

-90 kg

1.NISHIYAMA, Masashi(JPN)
2.CHORIEV, Dilshod(UZB)
3.BOLAT, Timur(KAZ)
3.HE, Yanzhu(CHN)
5.CHAH KHANDAGH, Reza(IRI)
5.KWON, Young Woo(KOR)
7.CHIANG, Cheng-An(TPE)

-100 kg

1.RAKOV, Maxim(KAZ)
2.HWANG, Hee Tae(KOR)
3.SHAO, Ning(CHN)
3.TEMUULEN, Battulga(MGL)
5.INOMATA, Hidekazu(JPN)
5.KUMAR, Anil(IND)
7.HSIEH, Po-Chun(TPE)
7.PULATOV, Sherali(UZB)

+100 kg1

.KIM, Soo Whan(KOR)
2.SUZUKI, Keiji(JPN)
3.RAJABI, Ehsan(IRI)
3.RYSKUL, Ulan(KAZ)
5.LIN, Yu-Heng(TPE)
5.MUNKHBAATAR, Khadbaat(MGL)
7.KHAN, Naveed Akbar(PAK)
7.YIN, Jun(CHN)

Open

1.KIM, Soo Whan(KOR)
2.TACHIYAMA, Hiroki(JPN)
3.GANKHUYAG, Dorjpalam(MGL)
3.TULENDIBAEV, Adiljan(UZB)
5.ALOTAIBI, Abdullah(KUW)
5.SHYNKEYEV, Yerzhan(KAZ)
7.KHAN, Naveed Akbar(PAK)
7.KUMAR, Anil(IND)

-48 kg

1.CHUNG, Jung Yeon(KOR)
2.IBE, Shoko(JPN)
3.MO, Qinqin(CHN)
3.URANTSETSEG, Munkhbat(MGL)
5.DEVI, Khumujam Tombi(IND)
5.NURGAZINA, Kelbet(KAZ)
7.HSIEH, Pei-Ling(TPE)
7.SEITOVA, Aigerim(KGZ)

-52 kg

1.HE, Hongmei(CHN)
2.BUNDMAA, Mukhbaatar(MGL)
3.KAKITA, Eri(JPN)
3.MINGAZOVA, Lenariya(KAZ)
5.BERDYGULOVA, Rima(UZB)
5.JO, Song Hui(PRK)
7.CHOI, Keum Mai(KOR)
7.THOUDAM, Devi(IND)

-57 kg

1.RIM, Yun Hui(PRK)
2.TOKUHISA, Hitomi(JPN)
3.BATTUGS, Tumen-Od(MGL)
3.SUN, Rong(CHN)
5.DEVI, Laishram Nirupa(IND)
5.LIEN, Chen-Ling(TPE)
7.HO, Sze Man(HKG)
7.ISAKOVA, Elena(KGZ)

-63 kg

1.LIN, Meiling(CHN)
2.HWANG, Chun Gum(PRK)
3.ALDIKOVA, Zarina(KAZ)
3.MUNKHZAYA, Tsedevsure(MGL)
5.KONG, Ja Young(KOR)
5.WANG, Chin-Fang(TPE)
7.BIDEL HASSANOGHEH, To(IRI)
7.CHAUDHARY, Garima(IND)

-70 kg

1.UENO, Tomoe(JPN)
2.YAO, Yuting(CHN)
3.HWANG, Ye Sul(KOR)
3.LKHAMDEGD, Purevjarga(MGL)
5.KIM, Yun A(PRK)
5.URDABAYEVA, Marian(KAZ)
7.CHONGTHAM, Jina Devi(IND)
7.THONGSRI, Surattana(THA)

-78 kg

1.JEONG, Gyeong Mi(KOR)
2.DULMAA, Yadmaa(MGL)
3.HYON, Jong Hui(PRK)
3.IKEDA, Hitomi(JPN)
5.KAKHAROVA, Dinara(KGZ)
5.ZAVGORODNYAYA, Anna(KAZ)
7.CHAGHALVAND, Sahar(IRI)
7.SHARMA, Taruna(IND)

+78 kg

1.ISSANOVA, Gulzhan(KAZ)
2.LI, Yiqing(CHN)
3.KIM, Na Young(KOR)
3.TATEYAMA, Mai(JPN)
5.HUANG, Tzu-Chin(TPE)
5.SHEKEROVA, Mariya(UZB)
7.PROMTAENG, Niramon(THA)
7.SOGOO, Yadamdorj(MGL)

Open

1.LI, Yiqing(CHN)
2.KIM, Na Young(KOR)
3.DULMAA, Yadmaa(MGL)
3.TATEYAMA, Mai(JPN)
5.HUANG, Tzu-Chin(TPE)
5.SHEKEROVA, Mariya(UZB)
7.SHARMA, Taruna(IND)
7.Y, Nguyen Thi Nhu(VIE)

Resultados do Brasileiro sub-13

Vitória foi sede neste fim de semana do Campeonato Brasileiro Sub-13. O estado de São Paulo dominou a competição, com 14 medalhas, sendo cinco de ouro. O Rio Grande do Sul, com nove pódios no total foi a segunda federação mais bem colocada na tabela.

O campeão de cada categoria no Brasileiro Sub-13 garantiu vaga no Campeonato Pan-Americano da categoria. Já o vice representará o país no Sul-Americano. Disputaram o evento 259 judocas de 24 estados.

Quadro geral de medalhas
Resultado por equipes
Resultado individual

Brasil disputa o Grand Slam de Moscou neste fim de semana


A seleção brasileira de judô disputa neste fim de semana (30 e 31/5), na Rússia, o Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial. O Brasil será representado no evento por Taciana Lima (-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Válido pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, o Grand Slam distribui pontos para a lista. A medalha de ouro equivale à 300 pontos. Atualmente o brasileiro mais bem colocado no ranking é o meio-leve João Derly, com 180 pontos.

“O fato de cada país poder inscrever dois atletas por categoria faz do Grand Slam um torneio forte. Tenho certeza que o desafio será grande. Estou fisicamente muito bem, sem nenhuma lesão. Com paciência, vou buscar meu melhor desempenho em cada torneio que disputo”, diz o medalhista de bronze nas olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008, Leandro Guilheiro.

Leandro retornou aos tatames em março. Após a disputa das olimpíadas de Pequim, Leandro Guilheiro consagrou-se campeão pan-americano na Argentina.

O Grand Slam de Moscou terá a participação de 35 países, entre eles potências da modalidade como França, Holanda, Azerbaijão, Geórgia, Alemanha e Coréia do Sul.

Em julho o Brasil receberá uma etapa do Grand Slam. O Rio de Janeiro será a sede do evento nos dias 4 e 5, no Maracanazinho.

Nacif Elias, da Belo Dente/Minas, pode disputar o Mundial Sênior

O judoca Nacif Elias, da Belo Dente/Minas, está vivendo uma grande fase em sua vida esportiva. Aos 20 anos de idade, e já na Seleção Brasileira de Judô, ele acabou de conquistar o título de campeão Sul-Americano Sênior na categoria -81 kg. O evento foi no Equador, em Quito (14 a 18/05) e o Brasil competiu com a equipe Sub-23. Agora, o judoca minastenista sonha com objetivos mais altos e pode até ter uma chance de disputar o Campeonato Mundial Sênior, em Roterdã, na Holanda, de 26 a 30/08. Antes deste Mundial, o judoca minastenista disputará a etapa de Bucareste da Copa do Mundo (6 e 7/6), o Grand Slam do Rio (3 a 5/7) e os Jogos da Lusofonia, em Portugal (9 a 18/7).

Nacif Elias é o terceiro judoca de sua categoria na Seleção Brasileira e sua ida ao Campeonato Mundial Sênior pode acontecer, já que Flávio Canto e Rodrigo Luna estão lesionados. Se eles não adquirirem condições físicas e técnicas para esta importante competição, a vaga será do judoca da Belo Dente/Minas.

"Conquistei um ótimo resultado agora no sul-americano, onde fiz três boas lutas, a primeira contra o equatoriano, a segunda diante do uruguaio e a última com um chileno. Venci os combates, sendo os dois primeiros de ippon e o outro de wazari, além de duas punições para o chileno, a partir daí só administrei a luta. Estou muito bem, fazendo um bom trabalho e as convocações são conseqüências de tudo isso", comentou o campeão sul-americano, que pretende lutar na Romênia (Copa do Mundo) e fazer treinamento na França e voltar ao Brasil, para depois seguir para a Rússia, onde fará mais treinamentos, indo para o Rio, onde deve decidir todas as vagas para o Mundial.

Nacif Elias comentou que é boa a estratégia brasileira de mandar os judocas Sub-23 para o Sul-Americano Sênior.

"A diferença que pode acontecer é você encontrar judocas já com alguma experiência internacional, mas no restante da competição é tudo normal. Fui bem preparado para o Equador. Estamos treinando forte aqui no Minas. A atividade é intensa e a estrutura do Clube é muito boa", comentou o judoca da Belo Dente/Minas, que nunca disputou um Mundial, mas disse que não teme desafios.

Já Floriano de Almeida, técnico da equipe Belo Dente/Minas, que treina Nacif Elias há quase dois anos na Belo Dente/Minas, disse que o judoca tem grande desempenho e que seria muito gratificante ele entrar no 'time' que disputará o Mundial.

"Acho que as coisas devem acontecer ao seu tempo. Ele conseguiu o título sul-americano, viaja agora para a Europa e é importante não ficar tão focado no Mundial, se não isso pode prejudicá-lo nos torneios europeus. Se fizer tudo certo, como tem acontecido, certamente a vaga será dele. É só ter calma e continuar trabalhando. Nosso trabalho é para que ele consiga atingir este objetivo, que vai ser uma tremenda conquista para a Belo Dente/Minas", concluiu o treinador minastenista.

Nacif Elias e Floriano de Almeida seguirão para São Paulo (SP) na próxima semana, quando farão treinos no Pinheiros, "que é importante para o atleta antes da viagem poder fazer um volume de treino forte para chegar com ritmo na Europa", encerrou Floriano de Almeida, técnico da Belo Dente/Minas.

Santiago, no Chile, é eleita sede dos Jogos Sul-Americanos 2014

A cidade uruguaia de Montevidéu foi sede, nesta sexta-feira, dia 22, da 22ªAssembléia Geral da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur). Estiverampresentes representantes dos 15 Comitês Olímpicos filiados à entidade, que épresidida por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro(COB). Durante o evento, a cidade de Santiago do Chile foi eleita, poraclamação, sede dos Jogos Sul-americanos de 2014.

Para defender a candidatura chilena, estiveram em Montevidéu o presidente do Comitê Olímpico do Chile, Neven Ilic Alvarez, o Intendente da Região Metropolitana de Santiago, Igor Garafulic Olivares, e o Diretor Nacional deEsportes do Chile, Jaime Pizarro. Os Jogos Sul-americanos de 2014 terão disputas em 31 modalidades e serão realizados de 25 de outubro a 8 de novembro. O evento fará parte das comemorações do bicentenário daIndependência do Chile e deixará como legado novas instalações esportivas denível olímpico e um maciço investimento no esporte chileno.

Os participantes da 22ª Assembléia Geral da Odesur aprovaram os informes deprogresso dos IX Jogos Sul-americanos de Medelín 2010 e dos I JogosSul-americanos de Praia, que acontecerão em dezembro, em Punta del Este eMontevidéu. Também foi definido que as cidades candidatas à sede dos IIJogos Sul-americanos de Praia devem se inscrever até o dia 1 de outubro de2009. O presidente da Comissão de Avaliação, Ramón Zubizarreta, presidentedo Comitê Olímpico do Paraguai, visitará as concorrentes em novembro e adecisão final será anunciada no dia 2 de dezembro. As cidades candidatas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2015 tiveram seu espaço na Assembléia Geral da Odesur. Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) eToronto (Canadá) fizeram apresentações oficiais durante o evento. Adefinição da sede será no dia 12 de outubro, em Acapulco.

Rio Grande do Sul fatura três ouros no Campeonato Brasileiro

Os atletas da Seleção Gaúcha infanto-juvenil subiram ao pódio nove vezes no Campeonato Brasileiro da categoria, disputado em Vitória, em 23 e 24 demaio. Eles voltam ao Estado com três ouros, duas pratas e quatro bronzes. Além disso, na competição por equipes, ambas as classes conquistaram oterceiro lugar, totalizando 11 medalhas.

Os dois representantes do Grêmio Náutico União no selecionado, o leve Gustavo Cação e o meio-pesado Rafael Sommer, retornam com o ouro no peito. Entre as mulheres, a meio-leve Ana Martins, da canoense Caju, também sagrou-se a grande campeã de seu peso. Bruno Lopes (meio-leve) e Daniel Borges (meio-médio) desembarcam do EspíritoSanto com a prata. Já Gabriel Esteves (médio), Caroline Barreto(meio-médio), Bianca Braga (médio) e Júlia Rosa (pesado) conquistaram bronze, também na disputa individual.

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados da nossa Seleção.Principalmente pelo fato de termos superado a atuação de 2008, provando queo trabalho desenvolvido por atletas e treinadores está no caminho certo”,ressalta o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da LuzPereira.

Passado o Brasileiro, os judocas começam a se concentrar nos objetivos deseus clubes e associações. No dia 6 de junho, equipes de todo o Rio Grandedo Sul vão lutar pelo título da Copa São Leopoldo. A competição organizadapela FGJ é mais um evento que conta pontos para o ranking da entidade.

Amapá conquista ouro no Brasileiro Sub-13

Sávio Santos conquista medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-13 em Vitória -ES. Depois de amargar derrota em 2008 por falta de patrocínio após conquistar avaga na seletiva estadual (a vaga foi preenchida pelo 3º lugar na seletiva, JonathanVilhena que conquistou o vice-campeonato brasileiro e o sul-americano) Pimentinha, como é chamado pelos amigos, subiu no lugar mais alto do podium e garantiu a vaga naseleção brasileira no Pan – Americano Sub-13 a ser realizado de 10 a 14 de setembroem San Juan - Porto Rico.

Sávio começou no judô em 2006 na escolinha de judô montada no Ginásio Poliesportivode Santana sob a orientação do Sensei Tayro Ribeiro e depois passou para o Clube de Judô Makoto até esta ser transferida para outro bairro distante de sua residênciasob a tutela de Antonio Viana, Juvenal Viana e Tayro Ribeiro. Foi convidado paratreinar no Clube de Judô Ronildo Nobre, onde está atualmente. Desde cedo demonstrouser um excelente judoca, conquistando títulos nos eventos e admiradores com seujeito carismático. Possui a virtude da humildade, presente apenas nos grandescampeões e isso o conduzirá a mais vitórias no tatame e na vida. Ronaldo Sacramento, que estréia em eventos nacionais, também subiu ao podium conquistando a medalha de bronze na categoria Médio.

Não tiveram o mesmo desempenhoo campeão sul – americano Jonathan Vilhena – Ligeiro, André Luis – Meio Leve, Lucas Azevedo – Leve e Rivaldo Gomes – Meio Médio. A Equipe chegará ao aeroporto de Macapá por voltas das 03h30minh de terça-feira(26). Com um jejum que durou 15 anos, encerrado em 2005 por Camila Campelo que conquistouo bronze no brasileiro Pré–juvenil, o Amapá vem subindo no podium nos campeonatosbrasileiros. Em 2006 foi a vez de Paulo Figueiredo conquistar outro bronze noInfanto-Juvenil e prata por equipes. 2007 Lílian Amaral também foi bronze no Infanto-JuvenilEm 2008 finalmente o Amapá teria sua primeira medalha de ouro conquistada por LílianAmaral, prata com Jonatan Vilhena e ainda a prata por equipe no feminino. Neste sábado (23) enquanto nossos atletas do Sub-13 lutavam em Vitória, os atletasdo Sub-15 disputavam as vagas para o brasileiro da categoria a ser realizado em SãoLuis – MA nos dias 19 a 21 de junho. No Masculino tinham quatro vagas em disputa e os classificados foram: S. ligeiro –Júlio Vilhena, Ligeiro – Túlio César, Leve - Jorge Benathar e no Meio Pesado, a vagaficou com Vitor Lucas Dias. No Feminino as seis vagas ficaram com: S. Ligeiro - Larissa Alfaia, Ligeiro – LiliaAmaral, Meio Leve – Gisele Amaral, Leve – Jéssica de Azevedo, Médio – Yasmim Borgese Meio Pesado – Aldalice Silva.