quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ranking estadual mostra equilíbrio de forças no Rio Grande do Sul

O judô gaúcho está podendo acompanhar uma disputa a parte em 2009. Além de torcer por seus atletas nas competições nacionais e internacionais, os treinadores do Estado comemoram cada ponto conquistado por seus competidores nos torneios da Federação. Isso fica demonstrado no equilíbrio do ranking da entidade neste ano.

Enquanto a Sogipa lidera tranquila, a briga pela segundo posição se acirra cada vez mais, com três filiadas disputando pódio a pódio o vice. O clube de Porto Alegre soma hoje 4.132 pontos. Kiai com 1.925; Caju (1.891) e GN União, que tem 1.876, vêm logo atrás, respectivamente de segundo a quarto lugares.

“É uma disputa muito sadia entre os nossos professores e atletas. Por mim, ficará dessa forma até a última luta do último campeonato do ano”, vibra o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira. Para o dirigente, este emparelhamento demonstra o nivelamento entre as equipes. “O judô gaúcho prova que está forte.”

“Há anos que o ranking não era muito considerado, porém desde o ano passado, voltou a ter uma visibilidade maior, que em 2009 cresceu ainda mais, devido a entrada de novas associações”, acredita o professor Douglas Pötrich, da Kiai, de Canoas, segunda colocada em 2008. “Isso é reflexo de trabalho e organização da FGJ”, afirma.

A rigor, todas as competições valem pontos, como ficou especificado no regulamento do ranking. Os torneios mais disputados, contudo, por contarem com o maior número de filiadas, acabam sendo os realizados no Rio Grande do Sul. O próximo compromisso que reunirá judocas de todas as regiões é a Copa São Leopoldo, em 6 de junho.

Flávio Pereira, sensei da também canoense Caju, credita a boa posição ao planejamento: “A Caju é mais uma entidade formadora de atletas. Da categoria mirim à pré-juvenil somos fortes, por isso enfatizamos essas equipes. O trabalho desenvolvido aqui está dando certo, pois estamos conseguindo cumprir as metas estabelecidas nas reuniões técnicas”.
Por sua vez, César Cação, diretor do departamento de judô do Grêmio Náutico União, garante:

“Nosso objetivo é chegar na frente”. E, para isso, revela a estratégia do clube porto-alegrense: “Existe um incentivo. Aumentamos o tempo e o tipo de treinamento para dar maior enfoque aos atletas”.

No final do ano, os atletas e as associações melhores colocadas no ranking da FGJ receberão diversas premiações – inclusive em dinheiro – da entidade que rege o judô gaúcho. Para o presidente Carlos Eurico, “o ranking é uma das maneiras de incentivar nosso esporte no Estado”. Ele acredita que “os participantes tentam dar o melhor de si. No fim, todo mundo ganha com isso”.

O regulamento e a atual classificação do ranking (geral, masculino e feminino e por categoria) podem ser conferidos no site da FGJ, pelo endereço http://www.judors.com.br/.

GRAND SLAM DE MOSCOU – Cinco atletas do Rio Grande do Sul embarcam nesta quarta-feira, 27 de maio, para a Rússia, onde irão disputar o Grand Slam de Moscou. São eles: João Derly (-66kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg) e Taciana Rezende (-48kg).