segunda-feira, 25 de maio de 2009

Nacif Elias, da Belo Dente/Minas, pode disputar o Mundial Sênior

O judoca Nacif Elias, da Belo Dente/Minas, está vivendo uma grande fase em sua vida esportiva. Aos 20 anos de idade, e já na Seleção Brasileira de Judô, ele acabou de conquistar o título de campeão Sul-Americano Sênior na categoria -81 kg. O evento foi no Equador, em Quito (14 a 18/05) e o Brasil competiu com a equipe Sub-23. Agora, o judoca minastenista sonha com objetivos mais altos e pode até ter uma chance de disputar o Campeonato Mundial Sênior, em Roterdã, na Holanda, de 26 a 30/08. Antes deste Mundial, o judoca minastenista disputará a etapa de Bucareste da Copa do Mundo (6 e 7/6), o Grand Slam do Rio (3 a 5/7) e os Jogos da Lusofonia, em Portugal (9 a 18/7).

Nacif Elias é o terceiro judoca de sua categoria na Seleção Brasileira e sua ida ao Campeonato Mundial Sênior pode acontecer, já que Flávio Canto e Rodrigo Luna estão lesionados. Se eles não adquirirem condições físicas e técnicas para esta importante competição, a vaga será do judoca da Belo Dente/Minas.

"Conquistei um ótimo resultado agora no sul-americano, onde fiz três boas lutas, a primeira contra o equatoriano, a segunda diante do uruguaio e a última com um chileno. Venci os combates, sendo os dois primeiros de ippon e o outro de wazari, além de duas punições para o chileno, a partir daí só administrei a luta. Estou muito bem, fazendo um bom trabalho e as convocações são conseqüências de tudo isso", comentou o campeão sul-americano, que pretende lutar na Romênia (Copa do Mundo) e fazer treinamento na França e voltar ao Brasil, para depois seguir para a Rússia, onde fará mais treinamentos, indo para o Rio, onde deve decidir todas as vagas para o Mundial.

Nacif Elias comentou que é boa a estratégia brasileira de mandar os judocas Sub-23 para o Sul-Americano Sênior.

"A diferença que pode acontecer é você encontrar judocas já com alguma experiência internacional, mas no restante da competição é tudo normal. Fui bem preparado para o Equador. Estamos treinando forte aqui no Minas. A atividade é intensa e a estrutura do Clube é muito boa", comentou o judoca da Belo Dente/Minas, que nunca disputou um Mundial, mas disse que não teme desafios.

Já Floriano de Almeida, técnico da equipe Belo Dente/Minas, que treina Nacif Elias há quase dois anos na Belo Dente/Minas, disse que o judoca tem grande desempenho e que seria muito gratificante ele entrar no 'time' que disputará o Mundial.

"Acho que as coisas devem acontecer ao seu tempo. Ele conseguiu o título sul-americano, viaja agora para a Europa e é importante não ficar tão focado no Mundial, se não isso pode prejudicá-lo nos torneios europeus. Se fizer tudo certo, como tem acontecido, certamente a vaga será dele. É só ter calma e continuar trabalhando. Nosso trabalho é para que ele consiga atingir este objetivo, que vai ser uma tremenda conquista para a Belo Dente/Minas", concluiu o treinador minastenista.

Nacif Elias e Floriano de Almeida seguirão para São Paulo (SP) na próxima semana, quando farão treinos no Pinheiros, "que é importante para o atleta antes da viagem poder fazer um volume de treino forte para chegar com ritmo na Europa", encerrou Floriano de Almeida, técnico da Belo Dente/Minas.