segunda-feira, 25 de maio de 2009

Brasil disputa o Grand Slam de Moscou neste fim de semana


A seleção brasileira de judô disputa neste fim de semana (30 e 31/5), na Rússia, o Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial. O Brasil será representado no evento por Taciana Lima (-48kg), Denílson Lourenço (-60kg), Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Válido pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, o Grand Slam distribui pontos para a lista. A medalha de ouro equivale à 300 pontos. Atualmente o brasileiro mais bem colocado no ranking é o meio-leve João Derly, com 180 pontos.

“O fato de cada país poder inscrever dois atletas por categoria faz do Grand Slam um torneio forte. Tenho certeza que o desafio será grande. Estou fisicamente muito bem, sem nenhuma lesão. Com paciência, vou buscar meu melhor desempenho em cada torneio que disputo”, diz o medalhista de bronze nas olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008, Leandro Guilheiro.

Leandro retornou aos tatames em março. Após a disputa das olimpíadas de Pequim, Leandro Guilheiro consagrou-se campeão pan-americano na Argentina.

O Grand Slam de Moscou terá a participação de 35 países, entre eles potências da modalidade como França, Holanda, Azerbaijão, Geórgia, Alemanha e Coréia do Sul.

Em julho o Brasil receberá uma etapa do Grand Slam. O Rio de Janeiro será a sede do evento nos dias 4 e 5, no Maracanazinho.