segunda-feira, 25 de maio de 2009

Santiago, no Chile, é eleita sede dos Jogos Sul-Americanos 2014

A cidade uruguaia de Montevidéu foi sede, nesta sexta-feira, dia 22, da 22ªAssembléia Geral da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur). Estiverampresentes representantes dos 15 Comitês Olímpicos filiados à entidade, que épresidida por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro(COB). Durante o evento, a cidade de Santiago do Chile foi eleita, poraclamação, sede dos Jogos Sul-americanos de 2014.

Para defender a candidatura chilena, estiveram em Montevidéu o presidente do Comitê Olímpico do Chile, Neven Ilic Alvarez, o Intendente da Região Metropolitana de Santiago, Igor Garafulic Olivares, e o Diretor Nacional deEsportes do Chile, Jaime Pizarro. Os Jogos Sul-americanos de 2014 terão disputas em 31 modalidades e serão realizados de 25 de outubro a 8 de novembro. O evento fará parte das comemorações do bicentenário daIndependência do Chile e deixará como legado novas instalações esportivas denível olímpico e um maciço investimento no esporte chileno.

Os participantes da 22ª Assembléia Geral da Odesur aprovaram os informes deprogresso dos IX Jogos Sul-americanos de Medelín 2010 e dos I JogosSul-americanos de Praia, que acontecerão em dezembro, em Punta del Este eMontevidéu. Também foi definido que as cidades candidatas à sede dos IIJogos Sul-americanos de Praia devem se inscrever até o dia 1 de outubro de2009. O presidente da Comissão de Avaliação, Ramón Zubizarreta, presidentedo Comitê Olímpico do Paraguai, visitará as concorrentes em novembro e adecisão final será anunciada no dia 2 de dezembro. As cidades candidatas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2015 tiveram seu espaço na Assembléia Geral da Odesur. Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) eToronto (Canadá) fizeram apresentações oficiais durante o evento. Adefinição da sede será no dia 12 de outubro, em Acapulco.