sexta-feira, 5 de junho de 2009

PRESS RELEASE: Brasil disputa copas do mundo na Europa neste fim de semana


O Brasil disputa neste fim de semana (6 e 7/6) as copas do mundo de Bucareste, na Romênia, e Lisboa, em Portugal, com as equipes masculina e feminina, respectivamente. Em Bucareste o país será representado por Ricardo Ayres (-60kg), Breno Bufolin (-60kg), Luis Revite (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leonardo Luz (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Alex Reiler (-100kg) e Walter Santos (+100kg). Já em Lisboa, a seleção feminina será formada por Sarah Menezes (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Erika Miranda (-52kg), Raquel Silva (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Mariana Barros (-63kg), Camila Minakawa (-63kg), Danielli Yuri (-63kg) e Natália Bordgnon (-70kg).

Válidas pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô, as copas do mundo distribuem pontos para a lista. A medalha de ouro vale 100 pontos.
“Será a primeira vez que uma equipe do Brasil disputa a Copa do Mundo de Bucareste, por isso, é novidade para todos. Lesionei o dedinho da mão e tive que aumentar a carga de treinos nesta reta final de preparação, mas estou bem fisicamente e tecnicamente para a competição. Com certeza será um torneio forte, pois acontecerá numa região onde residem muitos bons lutadores”, diz Leonardo Leite, vice-campeão mundial por equipes em 2007.

Já Walter Santos, que neste ano representou o Brasil no Desafio Internacional em maio, vê o torneio como uma chance de ganhar ritmo de luta.

“Este tipo de competição é excelente para adquirirmos ritmo. Também mostra o nível de preparação que nos encontramos”, diz Walter Santos, da Oi/Sogipa.

Campeã mundial júnior em 2008, a ligeiro Sarah Menezes está confiante para a disputa em Portugal.

“Sempre busco a melhor colocação. Já treinei em Portugal e competir lá é certeza de um torneio forte. Além disso, os pontos no ranking são um atrativo a mais nas copas do mundo. Cada pontinho é importante, pois quero estar bem colocada deste já no ranking”, afirma Sarah Menezes.