sábado, 29 de agosto de 2009

Flávio analisa terceiro dia do Mundial

Aumenta a pressão
O terceiro dia do mundial terminou sem medalhas para nossos judocas. Enquanto Nacif Elias se despediu no terceiro confronto, Danielli Yuri saiu na primeira rodada. Com o excepcional resultado alcançado pelo Brasil no último mundial, com três medalhas de ouro e uma de bronze, a pressão aumenta a cada dia. Maria Portela e Tiago Camilo são nossas esperanças de amanhã. Campeão do último mundial na categoria abaixo,Tiago provou no Grand Slam de Moscou deste ano que já está pronto para subir no pódio na nova categoria.

Sem medalhas, mas uma boa campanha
Pela primeira vez representando o Brasil em mundiais, Nacif teve um bom desempenho na competição. Numa chave difícil, teve logo na primeira luta um duelo contra o holandês campeão mundial de 2005 Guillaume Elmont. Com a torcida toda a favor do ídolo local o brasileiro resistiu ‘a pressão e conseguiu vencer na bandeira cruzada. Na luta seguinte venceu por imobilização o atleta da Austrália para em seguida perder para o francês Axel Clerget, o mesmo que havia derrotado no Grand Slam do Brasil. Na ocasião, embalado pelo apoio da torcida brasileira, Elias havia sido mais agressivo e saiu-se vitorioso. Em Rotterdam ficou faltando `acelerar` com o rítmo da competição do Brasil um pouco antes para buscar reverter a vantagem contra o francês. Valeu a participação e especialmente a vitória sobre Elmont, mostrando que embora jovem já está preparado para enfrentar os principais nomes da categoria em igualdade de condições.

Uma pena
Danielli Yuri, também da categoria meio-médio, saiu cedo da competição. Pela primeira luta que vimos, contra a forte atleta da Rússia, mostrou que estava muito bem. Logo no início, com um rápido seoi-nage tomou a frente no placar com um yuko. Com muita personalidade conduzia bem a luta até ser surpreendida por um preciso tani-otoshi de ippon aplicado pela russa e, com isso, encerrou precocemente sua participação na competição. Ficou a sensação de que seu judô merecia mais lutas.

Destaque do dia
A terceira medalha de ouro do Japão no judô feminino, com Yoshie Ueno, em quatro categorias disputadas foi o ponto alto do dia. Enquanto o masculino só conseguiu classificar um atleta entre os sete primeiros até agora (Hiroaki Hiraoka foi medalha de prata na categoria ligeiro) as meninas do Japão vêm salvando a pátria deixando o Japão na liderança isolada da competição. Ainda faltam três categorias para terminar o mundial, tanto no masculino como no feminino. Seis tentativas para o Japão manter a hegemonia do judô mundial, ainda que sem muita ajuda dos homens.