domingo, 30 de agosto de 2009

Flávio Canto comenta quarto dia do Mundial

Sem medalhas
Depois de quatro dias de mundial o judô brasileiro continua sem medalhas. Hoje foi a vez de Maria Portela e Tiago Camilo, uma de nossas maiores esperanças de um bom resultado na competição, saírem mais cedo. Amanhã, no último dia do evento teremos Luciano Corrêa, Daniel Hernandes e Rochelle Nunes. Um dia de grande expectativa e enormes esperanças de medalha.

No caminho certo
Na categoria médio a estreante em mundiais Maria Portela começou bem vencendo a norte-coreana Jong Hui Hyon por yuko. Em seguida foi superada pela eslovena Sraka Rasa por wazari e teve que abandonar o sonho da medalha. Algumas lutas depois conseguimos, pela câmera exclusiva do Sportv, vê-la acompanhando os confrontos finais do seu peso. Sinal de que já está tentando aproveitar o máximo a experiência em Rotterdam já pensando pra frente. Coragem pra isso não lhe falta.

Medalha adiada
O campeão mundial e medalhista olímpico da categoria meio-médio, embora estreando em mundiais na categoria de cima já era apontado por todos como um dos principais candidatos à medalha. Sua chave também parecia conspirar a favor. A única dúvida estava no primeiro adversário. Um coreano de apenas vinte anos, pouco conhecido dos maiores nomes do peso, que tirou o sono do técnico da seleção brasileira na véspera da competição. Atento a tudo que acontece no cenário mundial, Jun já previa o potencial do seoi-nage do garoto. Justamente a técnica que tirou Tiago do campeonato e transformaria Kyu-Won Lee, alguns combates e ippons mais tarde, na maior sensação do mundial até agora.

Destaque do dia
Apesar da pouca idade e enorme talento do coreano peso médio, o maior destaque do dia e da competição até agora foi a conquista da medalha de ouro pela judoca colombiana Yuri Alvear, a primeira na história de seu país. Com uma atuação impecável, vencendo todas as quatro lutas por ippon, Yuri se consagra como uma lenda do esporte.