sexta-feira, 17 de julho de 2009

Oi/Sogipa vence desafio contra os EUA

A equipe Oi/Sogipa venceu o Desafio Internacional de Judô contra a seleção dos Estados Unidos por 8 a 2, na noite desta quinta-feira, 16 de junho, no ginásio principal do clube de Porto Alegre. Desfalcado por três importantes atletas - João Derly, Mayra Aguiar e Natalia Bordignon - a Oi/Sogipa conseguiu impor seu melhor judô sobre o adversário.

Conhecido como "La Bombonera" do judô, o certame sogipano estava lotado. A torcido, eufórica, vibrou e apoiou a equipe porto-alegrense do inicio ao fim. No primeiro combate, o jovem judoca Afonso Baldigen, substituto do bicampeão mundial João Derly, garantiu a vitória com um ippon sobre o americano Aaron Kunihiro na categoria meio-leve. Felipe Braga (-73kg) superou Andrew Porras, também com o golpe perfeito do judô. Eduardo Santos (-90kg) empatou com Jake Larsen.

Mas a luta mais esperada era a de Guilherme Luna contra Travis Stevens. O americano da categoria até 81 quilos esteve nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, além de ter conquistado o bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro. No entanto, o sogipano, que foi ouro na Copa do Mundo de BH no último final de semana, não se intimidou com o currículo do judoca estrangeiro e venceu por yuko (três shido). Outro combate que agitou o público foi entre Walter Santos e Daniel McCormick. Waltinho, como é conhecido no meio do judô, aplicou um ippon e levou a melhor sobre o adversário. O meio-pesado Leandro Gonçalves ainda passou por Shintaro Higashi, por yuko.

A vitória da equipe feminina da Oi/Sogipa foi suada. As sogipanas venceram as americanas no desempate. Taciana Rezende de Lima (-48kg) empatou com Jeanette Rodríguez, mas na disputa que decidiu o desafio aplicou um ippon em menos de 20 segundos de luta. Hellen Aguiar (-63kg) não superou Christal Ransom, ao perder por ippon de imobilização. Márcia Lima Vieira, 27 anos, levou a sua experiência aos tatames ao assegurar a vitória sobre Katie Sell, de apenas 21. E Rafaela Nitz, em processo de adaptação a nova categoria (a atleta emagreceu 14 quilos), perdeu para Kayla Harrison, campeã mundial júnior, em 2008.

Derly sofreu uma lesão muscular na semana passada. Mayra Aguiar ainda está se recuperando de uma cirurgia feita no joelho, e deve voltar às competições no segundo semestre deste ano. Já Bordignon está a serviço da Seleção Brasileira, onde conquistou a medalha prata nos Jogos da Lusofonia, em Lisboa, Portugal, na última quarta-feira (dia15).

A equipe Oi/Sogipa é patrocinada por OI, BANRISUL e Sistema Educacional EADCON. Ela tem apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. O Desafio Internacional de Judô é patrocinado pela Oi, e também tem apoio da Philden, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Callohã e do SESC.

Luta a luta: (-66kg) – Afonso Baldigem venceu Aaron Kunihiro por ippon(-73kg) - Felipe Braga venceu Andrew Porras por ippon(-81kg) - Guilherme Luna venceu Travis Stevens por yuko(-90kg) - Eduardo Santos empatou com Jake Larsen(-100kg) - Leandro Gonçalves venceu Shintaro Higashi yuko(+100kg) - Walter Santos venceu Daniel McCormick ippon(-48kg) – Mayara Gomes venceu Verônica Prado yuko(-52kg) - Taciana Rezende de Lima empatou Jeanette Rodriguez (Taciana venceu no desempate por ippon)(-63kg) – Hellen Aguiar perdeu Christal Ransom por ippon(-70kg) – Márcia Lima Vieira venceu Katie Sell por ippon(-78kg) - Rafaela Nitz perdeu Kayla Harrison por ippon