quarta-feira, 17 de junho de 2009

Campeonato Metropolitano agita Bento Gonçalves no dia 20

Mesmo na véspera do rigoroso inverno do sul, a temperatura vai subir emBento Gonçalves no próximo dia 20 de junho. A bela cidade serrana, famosapor seus vinhos e colonização italiana, receberá a edição 2009 do CampeonatoMetropolitano, um dos torneios mais importantes organizados pela FederaçãoGaúcha de Judô. A vitória garante vaga no Estadual.

Não é à toa que centenas de competidores já se inscreveram para participar.Os clubes e as associações da Região Metropolitana e da Serra ainda estão deolho na pontuação, que valerá para o ranking estadual. Por isso, quanto maisatletas lutarem pela filiada, maior as chances dela de subir posições natabela – os cinco primeiros recebem prêmios da FGJ no fim do ano.

“O Campeonato Metropolitano é uma das disputas mais concorridas do RioGrande do Sul”, garante o diretor técnico da FGJ, Antônio Carlos Pereira, oKiko. Como é classificatório para o Estadual, no final da temporada, osconfrontos devem ser equilibrados, na leitura de Kiko. “O nível do judôgaúcho, hoje, é bastante parecido, independentemente de onde é praticado”,analisa.

Em 2008, a Gaba ficou com o almejado título, porém, nesse ano, a disputapelo troféu promete ser acirrada. Equipes como a Caju, tradicional pelaforça de suas categorias de base, Kiai, que vem se destacando com suasequipes juvenis e júnior, e Physio, de Bento Gonçalves, que subirá no tatamecom apoio da torcida local, entram fortes para o Metropolitano.Apesar de desfalcada de quatro atletas – que estarão no Brasileiropré-juvenil – a Kiai contará com Camila Barreto, revelação do Estado,recentemente campeã pan-americana juvenil.

“Vamos dar o nosso melhor, mesmocom a equipe reduzida”, garante Douglas Pötrich, técnico da associaçãocanoense, atualmente vice-líder do ranking estadual. O evento de sábado será o primeiro de judô em Bento Gonçalves. Tal fato animou o público.

“O pessoal daqui está muito empolgado”, relada André Oliveira, treinador da Physio. A motivação também contagiou os judocas,conforme o professor. “Os atletas estão treinando bastante. Notei que elesestão se esforçando mais do que o normal.”

As inscrições para o Campeonato Metropolitano podem ser realizadas até avéspera do certame pelo e-mail da FGJ judors@judors.com.br. A programação dotorneio e outras informações estão disponíveis no site da Federação (www.judors.com.br).