quarta-feira, 17 de junho de 2009

Universidade Castelo Branco apresenta equipe de judô

A Universidade Castelo Branco apresentou na terça-feira, 16, em sua sede, em Realengo, a nova equipe olímpica de judô. No total, 110 atletas compõem o novo grupo. A maioria dos judocas vem da Gama Filho, que era a única instituição do Rio de Janeiro a manter um grupo de judô profissional, mas encerrou suas atividades em maio, e do Flamengo, onde o técnico Jomar Carneiro trabalhou por quase duas décadas.

“Esse é o projeto da minha vida. A Castelo é a minha casa. Consegui agregar uma equipe fantástica, que é a da Gama Filho, e estou trazendo a nata do judô do Flamengo. Tenho certeza de que essa equipe trará muitas alegrias para a Castelo Branco”, afirmou o técnico, que formará, ao lado de André Silva e Marcio Pimentel, a comissão técnica responsável pelo treinamento do grupo.

Entre os atletas de alto-rendimento que passam a representar a Equipe Castelo Branco, destacam-se Daniela Polzin, Victor Penalber e João Gabriel Schlittler, que ficou em sétimo lugar geral nas Olimpíadas de Pequim e há menos de dois meses ameaçou largar o esporte caso não conseguisse uma outra instituição para treinar.

“Essa é mais uma prova de superação do judô carioca e mais uma vitória que nós tivemos, sobrepujando todos os problemas”, desabafou João Gabriel.

Outra estrela da equipe, Daniela Polzin, falou sobre a expectativa da mudança:

“No esporte, a cada dia, nós brincamos: hoje vamos matar mais um leão. Cada desafio que aparece, vamos buscar soluções para vencê-los. Hoje é um marco na história dessa nova equipe”, definiu a atleta, que falou da importância de conseguir patrocínio no ano que antecede o início da preparação pra as Olimpíadas de 2012, em Londres. “Me impressionou positivamente o comprometimento do setor de Marketing, que está empenhado na busca por patrocínios e investidores. Isso vai determinar nosso sucesso. No ano que vem começa o rankeamento para os Jogos Olímpicos e os grandes atletas já estão se preparando. Começarão as viagens para a Europa e começaremos a depender de um parceiro para poder nos levar para as Olimpíadas. Não adianta ser o melhor atleta do mundo se você não tem por trás um respaldo financeiro”, disse Polzin.

O projeto olímpico que começa a ser desenvolvido pela Universidade Castelo Branco envolve um investimento de R$ 360 mil reais por ano e objetiva dar suporte técnico e condições de treinamento aos atletas profissionais de alto-rendimento, que representarão a UCB, o Rio de Janeiro e o Brasil nas principais competições esportivas nacionais e internacionais.

Além de oferecer infra-estrutura para os atletas de alto-rendimento, o projeto olímpico da Castelo Branco formará a base das futuras seleções, através do Programa Judô Social, que oferecerá a 360 crianças, com idade entre 7 e 12 anos, matriculadas na rede pública de ensino, a oportunidade de desenvolver suas habilidades para o esporte com alguns dos melhores atletas e técnicos do país.

O treinamento da atual equipe de alto-rendimento será feito nas instalações da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB - Rio), no dojô da Brasilian Top Team, quatro vezes por semana. As sextas-feiras e sábados, o treinamento será realizado na Escola de Educação Física do Exército, onde já são realizados os treinamentos da Confederação Brasileira de Judô e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.

Francisco Grosso, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, esteve presente ao evento e colocou-se à disposição para colaborar com a iniciativa.

“A gente se encontra agora com um paradoxo. Um sentimento de tristeza e de alegria. Tristeza por ver uma instituição como a Gama passar por esse momento difícil e encerras suas atividades. Tenho muito carinho por eles porque fui faixa preta pela Gama Filho também. Lá sempre foi um celeiro de bons atletas, com um trabalho muito sério. Finda-se um ciclo e inicia-se outro. E aí vem a alegria, pois os atletas estão amparados por uma grande instituição, que sempre primou pelo esporte. A Federação está de portas abertas para ajudar, como for possível, nesse novo projeto”.