domingo, 14 de junho de 2009

PRESS RELEASE: Brasil encerra fim de semana com seis medalhas na Europa

A seleção masculina de judô conquistou neste domingo (14) duas medalhas de ouro, uma prata e um bronze no Torneio de Tre Torri, na Itália. Hugo Pessanha (-90kg) e Breno Alves (-60kg) foram campeões, enquanto Leonardo Leite (-100kg) foi prata e Leandro Gonçalves (-100kg), bronze. Com este resultado, o país encerra o fim de semana com seis medalhas, sendo quatro de ouro. Neste sábado (13), Sarah Menezes (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg) foram campeãs na Copa do Mundo de Madrid.

Para chegar ao ouro, Breno Alves venceu na primeira rodada o britânico Gahn Trinder por yuko. Depois, novamente por yuko, passou por Pablo Arronte, da Espanha. Na terceira luta, ippon em Simon Yacoub, da Alemanha. Na semifinal, voltou a vencer por yuko, desta vez o russo Beslan Mudranov, e na final, vitória por punição sobre o argelino Lyes Saker.

No médio (-90kg), Hugo Pessanha conquistou o ouro após cinco lutas, sendo quatro por ippon. Na estreia ippon em Raphael Nicoletti, da Itália e na segunda rodada, ippon no britânico Josh Butler. Na terceira rodada, Hugo passou pelo argelino Abd Errahmane Benamadi por yuko. Pela semifinal, o judoca venceu por ippon o britânico Winston Gordon e, na decisão, ippon em Lyes Bouyakoub, da Argélia.

A prata de Leonardo Leite veio após três lutas pela fase preliminar. Na decisão, o brasileiro foi superado por yuko (duas penalizações) pelo vice-campeão olímpico em Pequim 2008 Amar Benikhlef, da Argélia. O bronze de Leandro Gonçalves foi conquistado numa disputa verde-amarela. Leandro pegou na disputa do terceiro lugar o também brasileiro Alex Aguiar. Leandro levou a melhor com uma vitória por ippon.

Ainda na Itália, o Brasil foi quinto lugar com Ricardo Ayres (-60kg) e Alex Aguiar (-100kg).

COPA DO MUNDO:No segundo dia de disputa da Copa do Mundo de Madrid, na Espanha, o Brasil obteve a quinta colocação com a meio-médio (-63kg) Camila Minakawa.

A brasileira fez cinco combates. Na estreia venceu a italiana Roberta Piano por wazari. Na sequência, passou por yuko pela belga Katrien Verheeke. Na fase seguinte, Minakawa foi superada por Anne Laure Poli, da França, por ippon. Na repescagem, vitória por ippon em Yarden Gerbi, de Israel. Porém, na disputa pelo bronze, a brasileira foi derrotada por ippon pela portuguesa Ana Cachola.

CATEGORIAS DE BASE:O Brasil segue mantendo a hegemonia continental. Após a disputa do Pan-Americano Juvenil e Júnior, a nova geração de judocas retorna para o país com 30 medalhas na bagagem, sendo 28 de ouro e duas de bronze.

Paralelo ao torneios internacionais, o Comitê Organizador do Grand Slam do Rio de Janeiro, que acontece nos dias 4 e 5 de julho no Maracanazinho, realizou neste domingo um evento teste. Com toda a equipe no ginásio, os organizadores testaram a infra-estrutura para a competição com dois confrontos por equipes. No masculino, vitória do Brasil sobre a Rússia e, no feminino, derrota para a Colômbia. Puderam ser feitos ajustes internos, posicionamento das áreas de combate e fluxo de torcedores e demais expectadores.
Resultados do Evento teste


Brasil 3 x 2 Rússia


-60kg: Murad Abdulaev vence Denílson Lourenço por wazari-66kg: Leandro Cunha vence Dmitriy Kletskov por ippon (2 wazari)-73kg: Rodrigo Rocha vence por WO-81kg: Murat Shadov vence Guilherme Luna por wazari-90kg: Tiago Camilo empata com Kirill Denisov-100kg: Carlos Honorato empata com Magomed Magomedov+100kg: Daniel Hernandes vence Soslan Bostanov


Colômbia 5 x 2 Brasil


-48kg: Luz Alvarez vence Taciana Lima por wazari-52kg: Yulieth Sanchez vence Regiane Carvalho por wazari-57kg: Yadinis Amaris vence Katherine Campos por ippon-63kg: Diana Velasco vence Barbara Timo por yuko-70kg: Yuri Alvear vence Márcia Costa por ippon-78kg: Claudirene César vence Cristina Bertoldo por ippon+78kg: Rochele Nunes vence Andrea Zapata por ippon